Henrique Carpigiani, comentarista e psicólogo de eSports, conta qual a
estrutura necessária.
Um setor que cresce cerca de 10% ao ano e fatura o dobro da indústria
cinematográfica: esse é o cenário do mercado de jogos eletrônicos mundial,
que atrai cada vez mais jogadores profissionais e potenciais investidores.
Conhecendo essa oportunidade de negócios, muitos jovens empreendedores
criam suas próprias equipes para garantir uma fatia desse bolo, que só cresce
no Brasil. Mas, o que, realmente, é necessário para formar uma equipe
profissional vai além do interesse financeiro, é preciso uma estrutura singular.
O comentarista de games do Canal WorkStars, Henrique Carpigiani, destaca
que uma equipe de eSports é uma empresa como qualquer outra, e, sendo
assim, precisa ter uma hierarquia funcional. Por isso, ele elencou os principais
cargos de um time de alto rendimento.
“Tudo começa com a criação de uma marca, então a primeira pessoa na rede
da equipe é o Proprietário ou CEO, que será responsável por abrir
juridicamente, gerar e registrar a empresa, tomando todas as decisões da
organização. Logo abaixo dele está o Diretor Operacional, que irá cuidar de
fato dos times, seja pra quais modalidades de jogos forem”, contou.
Para Henrique Carpigiani, um dos cargos mais importantes dessa estrutura é o
de Diretor de Marketing, que está no mesmo patamar que o Operacional. É o
trabalho dele que irá arrecadar patrocinadores, de onde provém a maior receita
das equipes de games.
“Esse profissional, juntamente com sua equipe, irá gerar conteúdo,
comunicação, trabalhar as redes sociais, fortalecendo a imagem da empresa e
aumentando o público torcedor”, explicou.
Com os dados produzidos pelo Marketing, o Gerente Comercial irá vender a
marca dessa equipe para arrecadar verbas e gerenciar as contas de patrocínio.
E o Administrativo e Financeiro irão controlar o dinheiro que entra e que sai do
caixa, porque assim, será possível planejar os próximos campeonatos, tendo
em vista o valor necessário para manter a empresa lucrativa.
Depois da estrutura administrativa é hora de pensar na linha de frente dessa
equipe: quem vai jogar e trazer os resultados esperados. Segundo Henrique, a
melhor maneira de construir essa parte da empresa é contratar um Coach, um
Analista e um Assistente Técnico.
“Começar pela escolha da Staff é mais produtivo para o andamento
operacional. São essas pessoas que irão treinar e preparar os players, então,
dar a elas a liberdade de escolher com quem desejam trabalhar é uma maneira
de aumentar a confiança e aliviar a pressão, já que depende deles conquistar
vitórias.”
Dentro da equipe de Staff está, também, o Psicólogo do Esporte, um
profissional cada vez mais requisitado pelos games. É ele que irá trabalhar as
habilidades psicológicas de todos os participantes, melhorando a interação
entre os jogadores, a equipe e os torcedores, garantindo o equilíbrio das
emoções e reações, o que acarreta um bom desempenho para todos.
Por último e mais importante está o Público, que é essencial para qualquer
organização que queira ter sucesso no mundo dos eSports. São os fãs que
justificam o investimento dos patrocinadores e sem eles é impossível manter
uma equipe ou obter sucesso. Para Henrique o grande diferencial de uma
equipe é como ela interage com seus torcedores.
“O marketing é o coração de uma organização de eSports, porque ele trabalha
a comunicação do time com o público e sem público não existe competição”,
finalizou.
Por: Anne Elise – AGA Comunicação