Gaúcho do carro #544 vence pela segunda vez no ano e assume a liderança com os carros de motor 4.0, enquanto Raijan Mascarello é o primeiro colocado nos pontos com os 3.8
A abertura da etapa da Porsche XP Private Cup matou a saudade dos carros de competição mais produzidos no planeta do Autódromo Internacional de Curitiba em altíssimo estilo. Depois de duas tomadas de tempo extremamente parelhas, tanto a Carrera Cup quanto a GT3 Cup tiveram baterias bastante disputadas em todos os pelotões, o que deixa o grid inteiro mais animado ainda para as corridas de domingo.
Marçal Müller largou de segundo lugar, conseguiu um belo salto no início com autoridade e liderou todas as voltas para vencer pela segunda vez no ano na Carrera Cup. Catapultado pelos 22 pontos, ele assumiu a liderança do campeonato e tem agora 9 tentos de vantagem sobre Miguel Paludo. Já Enzo Elias, que chegou ao Paraná em primeiro, caiu para quinto depois de ser forçado a abandonar por um acidente na segunda volta.
Pela classe GT3 Cristian Mohr dominou com autoridade. Autor da pole, ele liderou todas as voltas e recebeu a bandeirada em primeiro com direito a melhor volta. Um Grand Chelem que o credencia a sonhar em lutar pelo campeonato depois de uma etapa inaugural conturbada no Velocitta. Segundo colocado na prova, Raijan Mascarello ampliou sua dianteira no topo da tabela de pontos. O estreante do carro #80 chegou a Curitiba empatado com Nelson Monteiro em primeiro lugar e agora livrou 11 de margem sobre o piloto do carro #87.
Os subcampeonatos da Carrera Sport, GT3 Sport e GT3 Trophy seguem liderados por competidores que chegaram ao Paraná em primeiro, respectivamente Cristiano Piquet, Vina Neves e Gustavo Farah. Já a classe Carrera Trophy viu Urubatan Junior ultrapassar Sylvio de Barros nos pontos.
As corridas de domingo são transmitidas pela Band, Sportv, site oficial da Porsche Cup e seus canais em mídia social, bem como pelos parceiros oficiais de mídia da categoria na internet.
As corridas
Carrera Cup
Marçal Müller fez grande largada assumindo a dianteira. Werner foi oportuno ao se posicionar e saltou para segundo lugar. Alceu caiu da pole para o terceiro posto, com Enzo Elias em quarto e Renan Pizii em quinto. Os carros de Francisco Horta e Miguel Paludo tiveram contato, com maior prejuízo para o #77 que foi forçado a recolher.
Na segunda volta Werner atacou Marçal no fim da reta e logo atrás Pedro Aguiar atravessou a freada, atingindo Enzo Elias e determinando o fim da prova de ambos.
Marçal, Werner e Feldmann na terceira volta livraram alguma vantagem sobre Pizii, que vinha bem em quarto liderando na Sport. Em nono Urubatan Junior liderava na Trophy.
A quarta volta registrou contato entre Franco Giaffone e Georgios Frangulis no fim da reta, também determinando abandono de ambos.
A batalha pelo sétimo lugar foi intensa na abertura da sexta volta, Com Rouman Ziemkiewicz se defendendo com habilidade do ataque de Urubatan Junior e acompanhado de perto por Fran Lara e Pedro Boesel. Na passagem seguinte, porém, tanto Rouman quanto Urubatan atravessaram a freada do S de baixa. Eles retornaram sem problema, mas ambos perderam a posição para Fran Lara.
Na oitava passagem, Paludo conseguiu manobra sobre Pizii avançando para quarto lugar.
Urubatan conseguiu recuperar a oitava posição sobre Fran Lara. Ele liderava firme na classe Trophy –o segundo colocado na divisão, Eduardo Menossi, era apenas 14º àquela altura.
A cinco minutos da abertura da volta final, Werner era só pressão para cima de Marçal. Mas o #544 fazia uma linha defensiva segura. Alceu comboiava atento para qualquer oportunidade. O outro pega intenso era pela oitava posição, entre Urubatan Junior e Fran Lara.
Na penúltima volta, Rodrigo Mello fez belíssima ultrapassagem por fora sobre Pedro Boesel na curva da Vitória e assumiu o nono lugar.
Werner lutou até o fim, mas o dia era de Marçal Müller. Alceu foi terceiro, com Paludo em quarto. Pizii completou o pódio, vencendo na classe Sport. Em 11º, Urubatan Junior levantou a vitória na classe Trophy.
Após a corrida, ainda na cerimônia de pódio, Marçal Müller escolheu a lata de número 7 no sorteio Oakberry de inversão de grid, determinado a pole para Eloi Khouri no domingo.
GT3 Cup
Mohr sustentou a liderança no início, enquanto Mascarello superou Salles. Nelson Monteiro aproveitou o #7 posicionado por fora e também avançou uma posição.
Na segunda volta Leo Sanchez passou Salles no fim da reta e avançou para quarto, liderando na classe Sport. Na reta oposta, Ayman Darwich passou Ramon Alcaraz. Em décimo, Bruno Campos liderava na Trophy.
Sem sucesso, Sanchez tentou ataque sobre Monteiro na reta oposta na volta 3. Mas no fim da reta principal concretizou a ultrapassagem, avançando para terceiro.
Na sexta volta, contato entre os carros de Guilherme Bottura e Paulo Borges fez o #29 abandonar na barreira de pneus e determinou a intervenção do safety car. Caio Castro vinha imediatamente atrás e mostrou reflexo para evitar o enrosco com o carro #1 voltando para o traçado abruptamente.
A corrida relargou na oitava volta, com confusão no fim da reta. Alcaraz rodou e Caio Castro resvalou no carro #50, escapando da pista também. Ambos conseguiram voltar no fim do pelotão.
Sanchez pressionava Mascarello pela vice-liderança desde a relargada. Logo a seguir Lucas Salles batalhava com Nelson Monteiro pelo quinto lugar. A disputa favoreceu a chegada de Vina Neves e de Daniel Correa –mas o carro #69 foi obrigado a pagar drive thru.
Na classe Trophy a corrida era debatida entre Edson dos Reis, em 11º, Bruno Campos e Edu Guedes imediatamente atrás.
André Gaidzinski entrou no top10 ao passar dos Reis por fora no fim da reta na volta 13. Imediatamente atrás, Edu Guedes era todo pressão sobre Bruno Campos.
Na abertura da volta 15, Salles passou Monteiro pelo quarto lugar no fim da reta. Vina Neves tentou vir junto, e o carro#87 logo teve que se preocupar mais em defender a posição do #20 que em tentar se recuperar em cima do #7.
Depois de vir tirando a vantagem de Mascarello, volta a volta, Leo Sanchez rodou no fim reta no volta 16. Ele perdeu a terceira posição, mas conseguiu retornar em quinto. Vina Neves, no processo, assumiu a ponta na classe Sport com o quarto lugar no geral.
Mais atrás, Edu Guedes superou Campos pelo 12º lugar e segundo na Trophy, mas a manobra acabou sob investigação porque ele usou parte da área de escape do S de baixa para concretizar o movimento. O competidor do carro #9 porém cedeu a posição para o #33 no fim.
Mohr foi com autoridade de ponta a ponta, para ganhar pela primeira vez no ano. Mascarello seguiu, assumindo isoladamente a liderança do campeonato. Salles fechou em terceiro, Vina Neves em quarto ganhando na Sport. Ayman Darwich completou o pódio. Pela classe Trophy, com 11º no geral, Edson dos Reis venceu pela primeira vez de Porsche.
Após o pódio, ainda ensopado de champanhe, Mohr sorteou o número 6, determinando a respectiva inversão de grid para domingo. Assim Leo Sanchez larga na pole.
O que eles disseram:
“Felizmente consegui fazer uma boa largada e consegui manter um ritmo muito forte. Acho que levei um pouco de sorte porque o Feldmann atacou o Werner no início, o que me deu certa tranquilidade. Estava muito difícil guiar o carro no final, com 45 kg de lastro quase perdi o carro duas vezes na curva zero. Foi uma grande corrida”
Marçal Müller
“Foi uma boa disputa com o Marçal. Não tinha o melhor ritmo no inicio, mas sabia que o carro ia melhorar no final. Eu era mais rápido no trecho 1, no 2 ele abria, depois eu chegava de novo… Para o campeonato foi muito bom”
Werner Neugebauer
“Foi ótimo. Fizemos a pole o que me deixou muito orgulhoso. Larguei mal, perdendo duas posições na largada. Depois o carro ficou dianteiro, então acho que erramos um pouco o acerto do carro. Mas não tem o que reclamar, fazer a pole é para comemorar e estou muito feliz com a corrida e o evento como um todo. A equipe da Porsche Cup faz um verdadeiro show”
Alceu Feldmann
“Foi um dia positivo. Acabei tomando um carro na primeira curva e arrancou o acrílico da porta do passageiro, dai entrava muito ar no carro durante as retas e isso dificultava as disputas por posição durante a prova. Eu colava nos adversários, mas eles abriam porque o vento no carro e mais 50 kg de lastro eram um enorme desafio. Foi uma boa recuperação depois de um erro meu na classificação, com o pé escorregando no pedal e que me fez rodar e largar mais atrás”
Miguel Paludo
“Foi muito bom. Nunca tinha andado em Curitiba. Adorei a pista. Eu me programei para andar na frente na principal, desde que entre na categoria e hoje pela primeira vez consegui. Dedico a corrida para minha esposa e minha filha”
Renan Pizii
“Intenção é manter a liderança no campeonato e pensar em longo prazo. Conseguimos manter a primeira posição, o que é muito importante”
Cristiano Piquet
“Terminei o último fim de semana com vitória e comecei esse do mesmo jeito. Tirei a responsabilidade do ombro direito e agora quero tirar de cima do ombro esquerdo”
Urubatan Junior
“Confesso que foi um fim de semana bem difícil. Andei aqui em outras categorias, mas não com um carro tao rápido quanto o Porsche. Realmente falou fôlego no final. Acabei envolvido em uma disputa com outro carro que havia levado bandeira preta, o que me atrapalhou um pouco. Mas ainda tenho muito a me adaptar com o carro de motor 4.0”
Eduardo Menossi
“Não foi fácil. Raijan, grande piloto, veio me seguindo a prova inteira. Estou muito feliz, porque consegui manter um ritmo forte e até melhorar no final. Estou feliz demais com a família toda aqui na pista”
Cristian Mohr
“Sempre na hora certa. Foi uma corrida, ótima, linda. Vim administrando pela liderança na Sport atrás dos pilotos de outras categorias. Vi que os que estavam na frente vinham brigando por posições com uma tocada muito agressiva. Optei por acompanhar, pois poderia surgir uma oportunidade. Estava lá quando aconteceu e fico contente por manter a liderança do campeonato. Amanhã vamos para mais uma vitória!”
Vina Neves
“Estava muito bem, consegui uma largada boa, com boas ultrapassagens e dentro do fair play. Aí comecei a tirar vantagem e me empolguei. Achei que estava perdendo um pouco na 1 e dei uma abusada. Não sabia que eu era o mais rápido da pista até então, achei que poderia vir um pouco mais de tempo ali… Mas são coisas que acontecem. Quase belisquei o pódio na geral mesmo depois do incidente e estamos muito bem na Sport. Amanhã vamos com tudo!”
Leo Sanchez
“Meu Deus, que corrida! Largada, relargada!!! Edu Guedes veio mais da metade da corrida na minha bota e eu me defendendo. Estou muito feliz. Não esperava um resultado desse já na segunda corrida com a Porsche. Estou muito feliz, ainda mais aqui em casa.”
Edson dos Reis
“Foi sensacional. Estou muito feliz porque não conheço bem a pista, apenas minha segunda vez aqui. Coloquei na cabeça manter a calma e fazer minha tocada e o resultado foi positivo. Agora é prepara para domingo, que será ainda uma prova mais forte.”
Ayman Darwich
“Larguei muito mal, fiquei com medo realmente de alguém bater. Tirei o pé no início depois de um carro passar pela direita e parti para uma corrida de recuperação. Perdi umas cinco posições e fui pouco a pouco recuperando. Fiquei contente com o ritmo, mesmo dando passagem para outros dois carros no final a fim de evitar uma penalização”
Edu Guedes
“O mais importante é manter a liderança do campeonato. O que importa é o título e não uma corrida. Daqui a dez anos quando puxarem o nome do campeão vai estar lá o nome e não quem ganhou cada corrida. Então é importante ser muito constante. Como eu levo peso e o líder não tinha lastro, sabia que seria muito difícil ultrapassar. Vim com 45 kg e mesmo carregando isso acompanhei, mantendo a concentração o tempo todo. Então o carro está bom. Amanhã é a mesma coisa: sair em primeiro no campeonato amanhã é a meta, não importa se acabar a corrida em segundo ou terceiro. Claro que quero a vitória, mas corremos pelo título do campeonato”
Raijan Mascarello
“Tinha feito a pole da Trophy, comecei bem ganhando posições inclusive sobre pilotos da Sport. Estava muito sólida a performance, mas aí para evitar um acidente acabei tendo que pegar um ‘atalho’ pela grama, perdi o bigode do carro e ficou difícil nas curvas de alta. Assim eu acabei ultrapassado por um companheiro, mas dentro do que era possível apresentar foi uma boa corrida”
Bruno Campos
Resultados
Carrera Cup
- Marçal Müller 26:54.884
- Werner Neugebauer +0.614
- Alceu Feldmann +1.141
- Miguel Paludo +8.398
- Renan Pizii* +15.426
- Cristiano Piquet* +17.644
- Eloi Khouri +20.553
- Fran Lara* +24.667
- Rodrigo Mello* +25.470
- Pedro Boesel +27.121
- Urubatan Jr** +29.482
- Eduardo Azevedo* +30.231
- Rouman Ziemkiewicz* +30.518
- Eduardo Menossi** +40.068
- Fernando Croce +1:11.482
- Nelson Marcondes** -1 volta
DNF
Franco Giaffone**
Georgios Frangulis**
Enzo Elias
Pedro Aguiar
Francisco Horta**
João Barbosa**
DQ
Sylvio de Barros **
*Sport
**Trophy
GT3 Cup
- Cristian Mohr 27:34.755
- Raijan Mascarello +0.887
- Lucas Salles +9.193
- Vina Neves* +12.037
- Ayman Darwich* +12.564
- Leonardo Sanchez* +14.664
- Lucas Peres +17.211
- Nelson Monteiro +17.614
- Ricardo Fontanari* +24.998
- Andre Gaidzinksi* +27.876
- Edson dos Reis** +29.087
- Paulo Sousa* +31.936
- Bruno Campos** +35.016
- Edu Guedes** +35.801
- Paulo Totaro** +36.816
- SangHo Kim** +36.921
- Caio Castro* +37.229
- Ramon Alcaraz* +37.533
- Daniel Correa +42.211
- Nasser Aboultaif** -1 volta
DNF
Paulo Borges
Guilherme Bottura*
*Sport
**Trophy
Campeonatos
Carrera Cup
- Marçal Muller 56 pontos
- Miguel Paludo 47
- Werner Neugebauer 46
- Alceu Feldmann 42
- Enzo Elias 38
- Pedro Boesel 33
- Matheus Iorio 32
- Cristiano Piquet 29
- Rodrigo Mello 23
- Eloi Khouri 20
- Rouman Ziemkiewicz 16
- Renan Pizii 14
- Fran Lara 14
- Urubatan Jr 11
- Eduardo Azevedo 10
- Sylvio de Barros 8
- Eduardo Menossi 4
- Georgios Frangulis 2
- Fernando Croce 2
Carrera Sport
- Cristiano Piquet 32 pontos
- Rodrigo Mello 25
- Rouman Ziemkiewicz 18
- Francisco Lara 16
- Eduardo Azevedo 12
- Renan Pizii 12
- Urubatan Junior 11
- Sylvio de Barros 10
- Eduardo Menossi 5
- Georgios Frangulis 4
- Nelson Marcondes 3
- Francisco Horta 1
Carrera Trophy
- Urubatan Junior 28 pontos
- Eduardo Menossi 23
- Sylvio de Barros 20
- Nelson Marcondes 17
- Georgios Frangulis 12
- Francisco Horta 9
- João Barbosa 8
GT3 Cup
- Raijan Mascarello 56 pontos
- Nelson Monteiro 45
- Vina Neves 41
- Lucas Salles 40
- Ayman Darwich 38
- Cristian Mohr 34
- Eduardo Menossi 29
- Ricardo Fontanari 22
- Leonardo Sanchez 22
- André Gaidzinski 17
- Paulo Sousa 16
- Ramon Alcaraz 16
- Lineu Pires 13
- Lucas Peres 10
- Edu Guedes 9
- Marcio Mauro 7
- Bruno Campos 7
- Gustavo Farah 6
- Edson dos Reis 6
- Paulo Totaro 5
- Caio Castro 5
- Nasser Aboultaif 2
- Carol Aranha 1
GT3 Sport
- Vina Neves 29 pontos
- Ayman Darwich 25
- Ricardo Fontanari 17
- Eduardo Menossi 16
- Leonardo Sanchez 14
- André Gaidzinski 10
- Ramon Alcaraz 8
- Paulo Sousa 7
- Lineu Pires 6
- Edson dos Reis 5
- Edu Guedes 4
- Bruno Campos 3
- Caio Castro 3
- Gustavo Farah 2
GT3 Trophy
- Gustavo Farah 22 pontos
- Nasser Aboultaif 21
- Carol Aranha 16
- Edson dos Reis 12
- Bruno Campos 10
- Edu Guedes 8
- Paulo Totaro 7
- SangHo Kim 6
Por: Luis Ferrari