Paranaense larga as duas baterias de domingo na primeira fila e sai de Mogi Guaçu com cinco troféus
Ricardo Zonta foi o nome do fim de semana da Stock Car em Mogi Guaçu. O vice-campeão de 2020 sai do interior paulista com cinco troféus, incluindo o da vitória na segunda bateria deste domingo. Com os 83 pontos acumulados nas quatro corridas dos últimos dois dias, o paranaense entrou de vez na briga pelo topo da tabela de pontos. Ele chegou ao Velocitta em 15º com 30 pontos e sai com 113, em terceiro lugar. No sábado, havia conquistado dois segundos lugares, a pole e o troféu de “man of the race”.
Átila Abreu seguiu pontuando bem, mas sem o melhor desempenho do Chevrolet Cruze #51 nas tomadas de tempo precisou fazer provas de recuperação tanto no sábado quanto no domingo. Ele agora ocupa a 8ª posição no campeonato, com 88 pontos.
Já Galid Osman teve uma jornada conturbada, tendo sido coletado em incidentes variados ao longo do fim de semana. Assim não conseguiu traduzir em bons pontos a velocidade que o Cruze #28 mostrou nos treinos.
A próxima etapa da Stock Car acontece em Cascavel, nos dias 10 e 11 de julho.
As corridas
Largando da segunda posição, Zonta acabou espremido para o lado externo da curva 1 na partida e caiu para sétimo lugar. Nas cinco primeiras voltas, ele trocou pushes com Ricardinho Mauricio, mas logo passou a administrar a defesa do top10.
Átila e Galid escalavam posições no pelotão intermediário, inclusive com o sorocabano protagonizando uma formidável ultrapassagem dupla na entrada da reta oposta.
Depois da janela de pits, Zonta saiu em 11º, Galid em 16º e Átila em 17º.
O ex-F1 duelava com Guilherme Salas pelo décimo posto e pela valiosa pole na corrida 2. Ambos no final acabaram favorecidos por pane de outro carro e tiveram o privilégio do grid invertido, com Zonta em décimo. Átila recebeu a bandeirada em 14º, enquanto Galid fez mais um pit-stop para ter todos os pneus renovados e escalar o pelotão na corrida 2.
Na largada da segunda bateria Zonta tomou a linha interna com segurança, seguido por Salas. No bloco intermediário Galid acabou encaixotado atrás do carro rodado de Felipe Massa. Para se livrar da confusão, Átila cedeu uma posição terminando a primeira volta em 15º.
O paranaense liderou com autoridade até a segunda volta da janela de pits, quando a equipe Shell-RCM fez uma parada excepcional –o time havia prolongado o reabastecimento na corrida anterior, pensando em atacar pela vitória na segunda prova após Zonta ter sido espremido no lado sujo da pista na largada.
Funcionou perfeitamente.
Quando o pelotão foi reordenado, Zonta tinha margem segura sobre o segundo colocado e assim ele levou até a bandeirada.
Átila foi até o fim da janela na pista e entrou para os pits na liderança, mas depois do serviço de box o carro #51 retornou em 16º e recebeu a bandeirada em 15º.
Galid por sua vez sofreu uma fechada de outro competidor duas voltas depois do pit-stop e acabou ainda mais prejudicado. Ele conseguiu retornar e cruzou a linha de chegada em 18º com o carro #28.
O que eles disseram:
“Muito bom saber que estou em terceiro no campeonato e muito próximo do segundo. Larguei mal na primeira bateria, fiquei por fora na primeira curva e perdi posições. Invertemos a estratégia para pontuar bem na segunda e deu certo, conseguimos vencer aqui e sair com muitos pontos importantes no campeonato para entrar de vez na briga pelo título.”
Ricardo Zonta
“Foi um fim de semana que não podíamos ir mal e nós fomos mal. A rodada dupla era muito importante em questão de pontuar pois eram quatro corridas. Teve gente que chegou entre os últimos aqui e sai entre os líderes, já conosco foi o contrário, chegamos bem e perdemos muitos pontos e despencamos na tabela. Fim de semana com performance abaixo, sem ritmo do carro apesar do sexto lugar ontem. Hoje os carros não foram rápidos e desgastaram muito os pneus. Vamos usar essa corrida como experiência e como descarte para aprender e melhorar a performance para as próximas etapas, confio muito no time para acertarmos o carro e voltar a andar na frente.”
Átila Abreu
“Foi o fim de semana que eu comecei mais rápido e não conseguimos aproveitar isso. O carro perdeu muito desempenho para o sábado e eu errei também. Me envolvi em acidentes ontem e não foi bom. Tentamos mudar o carro para reverter os resultados e conseguir mais velocidade. Larguei de 15º e optei por priorizar a segunda parando e trocando os quatro pneus. Na segunda corrida a sorte não estava com a gente, me envolvi em dois acidentes, um com o Massa e um com o Camilo e não consegui render o esperado.”
Galid Osman
Campeonato (top10):
- Daniel Serra 131 pontos
- Gabriel Casagrande 115
- Ricardo Zonta 113
- Cesar Ramos 112
- Diego Nunes 106
- Rubens Barrichello 97
- Denis Navarro 96
- Átila Abreu 88
- Guilherme Salas 87
- Bruno Baptista 86
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.
É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.
Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.
Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.
Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29
Por: Luis Ferrari