Enzo Elias está no topo da tabela de pontos na Carrera Cup, enquanto Raijan Mascarello e Nelson Monteiro empatam liderando a GT3 Cup
A abertura da temporada 2021 da Porsche XP Private Cup proporcionou imagens impressionantes no Velocitta. Da solenidade de abertura com a adesão à iniciativa Porsche Impact, ao pódio tecnológico com telão, passando por ultrapassagens memoráveis e até carros decolando, a maior categoria monomarca e monogestão das Américas começou em altíssimo estilo. As vitórias ficaram com Marçal Müller, na Carrera Cup, e Eduardo Menossi, na GT3, ambas coroando trajetórias memoráveis.
Pela manhã o piloto do carro #544 brilhou na largada saltando de quinto para primeiro. Então controlou o ritmo e voltou a vencer com o Porsche de motor 4.0 litros depois de um ano e meio afastado do topo do pódio.
A seguir Eduardo Menossi controlou de ponta a ponta a corrida para vencer pela primeira vez com o Porsche 3.8. Foi um final de etapa épico para o piloto do carro #85. Além de escrever seu nome como o 97º vencedor diferente na história da Porsche XP Private Cup, o “italiano voador” encerrou no alto do pódio uma jornada na qual aceitou o desafio de competir nas duas categorias, disputando quatro corridas entre sábado e domingo.
Enzo Elias deixa o Velocitta na liderança da Carrera Cup, favorecido por um par de segundos lugares. Na divisão Sport o líder é Cristiano Piquet, que gabaritou a etapa. Já na Trophy Sylvio de Barros aparece no alto dos pontos, graças à vitória de sábado e segundo lugar domingo.
Já pela classe GT3 Cup os maiores pontuadores do fim de semana foran o estreante Raijan Mascarello e o vice-campeão Nelson Monteiro. O líder da divisão Sport é Vina Neves, catapultado pela vitória na categoria no sábado e quarto lugar domingo. Pela divisão Trophy Gustavo Farah, vencedor das duas provas, é o primeiro do campeonato.
A etapa do Velocitta marcou a estreia de Caio Castro com os carros de competição mais produzidos no planeta. No sábado o piloto teve corrida movimentada e terminou em 12º. Já no domingo, acabou forçado a abandonar após acidente na quarta volta.
A Porsche XP Private Cup retoma suas atividades de pista dentro de quatro semanas, no Autódromo Internacional de Curitiba.
As corridas
Carrera Cup
Marçal Müller fez uma grande largada saltando de quarto para a liderança. Enzo Elias seguiu o piloto do carro #544 e assumiu logo o segundo lugar. O pole Cristiano Piquet caiu para terceiro, à frente de Pedro Boesel, Matheus Iorio e Alceu Feldmann. Werner Neugebauer vinha em sétimo, com Paludo em oitavo.
Na administração de espaço na largada Nelson Marcondes acabou espremido para a grama pelo lado direito da reta, Sylvio de Barros pela esquerda. Com o pelotão em busca de posicionamento, Eduardo Azevedo, Georgios Frangulis e Marcondes acabaram se enroscando e foram forçados a se retirar.
Na quinta volta Boesel passou Piquet, manobra repetida por Iorio no fim da reta na abertura do giro seguinte. Na mesma balada, Paludo ultrapassou Neugebauer, que, por sua vez, deu o troco duas curvas depois.
Feldmann superou Piquet no fim da reta na abertura da volta 7. Logo atrás, Paludo e Neugebauer vinham colados lutando por cada palmo de asfalto no Velocitta.
Pela classe Trophy, em 11º no geral, o líder era Sylvio de Barros. O competidor do carro #5 tinha 0.312 de vantagem sobre Renan Pizii, autor da maior escalada do início da prova, largando de último para o 12º lugar.
Na 13ª volta, Matheus Iorio partiu decidido para ataque sobre Boesel. Feldmann aproveitou para se aproximar da disputa. A seguir Paludo tentava induzir Werner a erro mudando as linhas na tomada da curva de entrada da reta principal. Mas, na prática, o pelotão manteve a ordem que apresentava desde as voltas iniciais: Marçal, Enzo, Boesel, Iorio, Feldmann, Piquet, Werner e Paludo.
No pelotão intermediário, Francisco Lara conseguiu ultrapassar Francisco Horta. Mas Eloi Khouri acabou deixando os dois para trás duas voltas depois, para assumir o 14º lugar.
Urubatan Junior, por sua vez, superou Sylvio de Barros para conquistar o 11º posto e a liderança na classe Trophy.
Müller foi o primeiro a ver a quadriculada no Velocitta, com Enzo, Boesel, Iorio e Feldmann completando o pódio. Piquet caiu para oitavo nas duas últimas voltas, mas garantiu a vitória na classe Sport. Urubatan confirmou o triunfo na Trophy com o 11º no geral.
GT3 Cup
Eduardo Menossi e Ayman Darwich conseguiram manter as duas primeiras posições na largada, mas Marcio Mauro acabou empurrado para a grama e veio com o carro desgovernado cruzando a pista na curva 1. Lucas Salles saltou bem, para ser terceiro, com Nelson Monteiro e Raijan Mascarello completando o top5.
Vina Neves perdeu rendimento no início da prova, cedendo várias posições em sequência.
Mais uma vez o destaque positivo do início da prova foi Cristian Mohr, que havia largado em 21º e cruzou a linha em oitavo para fechar a segunda volta.
Na quarta volta, Caio Castro, que lutava para entrar no top10, teve contato com o carro de Bruno Campos e acabou forçado a abandonar. Na mesma volta, Ricardo Fontanari parou o carro #17 e Lucas Salles foi forçado a se retirar com a roda danificada após contato com Ayman Darwich em batalha pelo quarto lugar. O egípcio seguiu aparentemente sem danos.
O Porsche Taycan pilotado por Ricardo Landi foi acionado enquanto os carros eram resgatados.
A corrida relargou na volta 7 sob liderança de Menossi, seguido por Nelson Monteiro e Raijan Mascarello. Pela classe Trophy, Carol Aranha, em 13º no geral, era a líder.
Ayman mergulhou por dentro de Raijan no fim da reta para ser terceiro. Já na freada para o saca-rolha, o carro #99 fez contato com o #44 de Carol Aranha. Gustavo Farah acabou favorecido assumindo a liderança na classe de entrada.
A seis minutos da abertura da volta final, Monteiro chegou para disputa da liderança da prova contra Menossi. Mascarello seguia a disputa em terceiro, com Ayman em quarto e Mohr em quinto. Em sexto, protagonizando formidável corrida de recuperação, aparecia Leo Sanchez que havia largado em 22º e penúltimo lugar.
De ponta a ponta, Menossi venceu pela primeira vez no evento, acumulando também o triunfo na classe Sport. Monteiro pressionou até o fim, mas teve que se contentar com o segundo lugar. Mascarello, Ayman e Mohr completaram o pódio. Em décimo no geral, Farah repetiu a vitória da véspera na classe Trophy.
O que eles disseram:
“Fiz uma tentativa de largada por fora que acabou dando certo. Na segunda cruva assumi a primeira colocação e dei tudo que tinha. Consegui abrir vantagem e estou muito feliz em voltar a vencer depois de um ano e meio”
Marçal Müller
“É um sonho de moleque que realizo na Porsche Cup. Jamais pensei em estar aqui… Que sirva para todo mundo acreditar nos sonhos e saber que é possível. Estou muito feliz”
Eduardo Menossi
“Não tinha porque fica brigando com os pilotos de outra categoria. Estou muito feliz pois conseguimos a pontuação máxima na classe Sport no fim de semana. Começo muito positivo”
Cristiano Piquet
“Ontem não tive um bom resultado porque errei e estava muito triste. Hoje acertei e consegui vencer a prova. Automobilismo é uma lição de vida e estou muito contente”
Urubatan Junior
“Hoje contei com a sorte. Houve contato entre os dois primeiros colocados na Trophy e eu acho que não ia conseguir alcançar a dupla. Mas aproveitei a chance e fiz a ultrapassagem. Estamos muito felizes em participar do evento, impecável”
Gustavo Farah
“O Velocitta sempre é muito bom com a gente. Ainda não foi dessa vez que tivemos a vitória aqui, mas sei que elas virão. Fizemos um trabalho perfeito no fim de semana, controlamos o que deveríamos controlar e o resultado veio. Viemos para brigar pelo campeonato e a performance aqui mostrou que temos o direito de sonhar com isso. Agora é comemorar e logo começar a preparação para Curitiba”
Enzo Elias
“Bom resultado hoje, acho que saio como líder do campeonato e foi um fim de semana muito positivo no nosso objetivo de vencer o campeonato.”
Raijan Mascarello
“O Velocitta é uma pista muito travada, de difícil ultrapassagem. Fiquei muito tempo na disputa com o Werner e não consegui brigar. Na largada pulei bem, reagi muito rápido, mas fui fechado e tive que frear para não bater. Foi uma corrida muito enroscada, mas o campeonato é longo e vou recuperar esse resultado que não era esperado.”
Miguel Paludo
“Foi uma disputa muito boa com o Menossi e Raijan. Nós três estávamos muito perto um do outro e precisava concentração total para não errar, era uma situação de um olho no peixe e outro no gato. É difícil passar aqui e era muito arriscado tentar ultrapassar e não terminar a prova com pontos. Deu para terminar bem com dois bons resultados no campeonato.”
Nelson Monteiro
“Hoje a sorte que não estava junto com a gente ontem apareceu. O dia começou preocupante, meu carro não ligava de manhã e tive que largar com o reserva. Foi uma boa corrida de recuperação e ainda deu para salvar um pódio no final do dia.”
Christian Mohr
“Estou muito feliz com o resultado, foi um final de semana muito duro correndo nas duas categorias. Tive um fim de semana difícil, ontem não terminei a prova o que me deixou muito no fundo do pelotão hoje. Saindo lá de trás deu para conseguir um bom pódio hoje, estou realmente muito feliz.”
Leonardo Sanchez
“Queria ter corrido mais, sendo bem honesto. Pelo que eu vi, estava dentro e não sei o que aconteceu ali. Vou olhar no VT o que aconteceu, mas sei que fui no terceiro andar e estourou meu radiador”
Caio Castro
“Estamos aprendendo, o que é essencial. É apenas a segunda corrida da minha vida. O nível de desafio vai aumentando e espero que outras mulheres topem esse desafio. A adrenalina está alta!”
Carol Aranha
Resultados:
Carrera Cup
- Marçal Müller 27:16.998
- Enzo Elias +3.774
- Pedro Boesel +19.068
- Matheus Iorio +19.453
- Alceu Feldmann +20.338
- Werner Neugebauer +21.041
- Miguel Paludo +21.284
- Cristiano Piquet* +22.108
- Rodrigo Mello*+24.139
- Rouman Ziemkiewicz* +28.383
- Urubatan Junior** +35.719
- Sylvio de Barros** +36.409
- Eloi Khouri +38.750
- Francisco Lara* +41.309
- Eduardo Menossi** +44.119
- Francisco Horta** +50.832
- Renan Pizii* +52.056
- Leonardo Sanchez** +1:06.875
- Fernando Croce +1:07.542
- João Barbosa** +1:21.547
- Eduardo Azevedo* DNF
- Gerogios Frangulis** DNF
- Nelson Marcondes** DNF
*Classe Sport
**Classe Trophy
GT3 Cup
- Eduardo Menossi* 27:14.547
- Nelson Monteiro +0.350
- Raijan Mascarello +0.672
- Ayman Darwich* +2.675
- Cristian Mohr +2.969
- Leonardo Sanchez* +6.622
- Vina Neves* +13.812
- André Gaidzinski* +21.191
- Paulo Sousa* +25.385
- Gustavo Farah** +25.642
- Lineu Pires* +39.736
- Ramon Alcaraz* +1:06.808
- Paulo Totaro* +1:23.190
- Nasser Aboultaif** -1 volta
- Carol Aranha** -1 volta
- Guilherme Bottura* -2 voltas
- Ricardo Fontanari* DNF
- Bruno Campos* DNF
- Lucas Salles DNF
- Caio Castro* DNF
- Edson dos Reis* DNF
- Marcio Mauro DNF
- Edu Guedes* DNF
*Classe Sport
**Classe Trophy
Os campeonatos:
Carrera Cup
- E. Elias – 38 pontos
- M. Muller – 34
- M. Iorio – 32
- M. Paludo – 31
- W. Neugebauer e P. Boesel – 26
- A. Feldmann – 24
- C. Piquet – 17
- R. Mello – 15
- R. Ziemkiewicz – 12
- E. Khouri – 10
- S. de Barros – 8
- E. Azevedo, F. Lara e U. Junior – 5
- G. Frangulis – 2
- E. Menossi – 1
Carrera Sport
- C. Piquet – 22 pontos
- R. Mello – 18
- R. Ziemkiewicz – 14
- S. de Barros – 10
- F. Lara – 8
- E. Azevedo – 7
- U. Junior – 5
- G. Frangulis – 4
- N. Marcondes – 3
- E. Menossi – 2
- F. Horta – 1
Carrera Trophy
- S. de Barros – 20
- U. Junior – 16
- E. Menossi – 13
- G. Frangulis – 12
- N. Marcondes e F. Horta – 9
- J. Barbosa – 8
- L. Sanchez – 7
GT3 Cup
- R. Mascarello e N. Monteiro – 36 pontos
- E. Menossi – 29
- V. Neves – 25
- A. Darwich – 24
- L. Salles – 22
- R. Alcaraz – 16
- R. Fontanari – 14
- L. Pires – 13
- C. Mohr – 12
- P. Sousa – 11
- A. Gaidzinski e L. Sanchez – 10
- M. Mauro – 7
- E. Guedes e G. Farah – 6
- C. Castro – 5
- B. Campos e P. Totaro – 3
- N. Aboultaif – 2
- C. Aranha – 1
GT3 Sport
- V. Neves – 17 pontos
- E. Menossi – 16
- A. Darwich – 15
- R. Fontanari – 10
- R. Alcaraz – 8
- L. Pires e L. Sanchez – 6
- E. Guedes e A. Gaidzinski – 4
- C. Castro e P. Sousa – 3
- G. Farah – 2
GT3 Trophy
- G. Farah – 22 pontos
- C. Aranha e N. Aboultaif – 16
Por: Luis Ferrari