Galid Osman lidera metade da segunda corrida, que tem Ricardo Zonta em quarto
A Shell voltou a ser protagonista da Stock Car em Interlagos. Com uma jornada positiva de seus três pilotos, a maior patrocinadora do esporte a motor no Brasil e no mundo tem Átila Abreu em terceiro no campeonato a apenas dois pontos da liderança e a equipe estreante Shell V-Power em terceiro no campeonato de escuderias.
Foi uma apresentação muito consistente do piloto sorocabano. Átila largou em 13º, foi sagaz no uso dos botões de ultrapassagem para escalar o pelotão na primeira bateria e completou a prova em quinto. Na segunda prova largou em sexto e novamente soube negociar as posições, recebendo a bandeirada na mesma colocação. O vice-campeão de 2014 terminou todas as quatro corridas deste ano entre os dez primeiros e foi a 62 pontos. Ele está a apenas dois do líder do campeonato, Daniel Serra, com os mesmos 64 de Bruno Baptista.
Companheiro de Átila, Galid Osman foi um dos nomes da etapa. O competidor do carro #28 conquistou cinco posições na primeira bateria, avançando de 15º para décimo. Fez valer a regra de inversão do grid e largou na pole a segunda bateria, liderando até a janela para pit-stops obrigatórios no meio da prova. Cruzou a linha de chegada em nono, mesma posição que ocupa no campeonato de pilotos, com 43 pontos.
Com a pontuação acumulada por Átila e Galid, a equipe estreante Shell V-Power, agora sob a liderança do engenheiro Joselmo Barcik, o “Polenta”, é terceira no campeonato de equipes -atrás apenas das organizações de Rosinei Campos e Andreas Mattheis, as maiores vencedoras da história da Stock Car.
Ricardo Zonta foi outro piloto que fez a Shell brilhar em Interlagos. O competidor do carro #10 tinha um dos carros mais velozes da pista e vinha escalando o pelotão no início após largar de oitavo. Contato com um adversário em disputa pela terceira posição dificultou a vida do atual vice-campeão da Stock Car na primeira bateria, que concluiu em 14º lugar. Mas a performance era tão boa, que, mesmo sem ter planejado uma a estratégia favorecendo a segunda corrida, Zonta foi capaz de duelar com concorrentes que vinham com mais botões de ultrapassagem e todos os pneus novos. Recebeu a bandeirada em quarto lugar, mostrando realmente conhecer os atalhos de Interlagos.
Fora da pista, a Shell também mostrou sua força. A marca emplacou os dois pilotos que estavam elegíveis entre os seis mais votadas na enquete do Fan Push. Os acionamentos extras no botão de ultrapassagem ajudaram Galid Osman e Ricardo Zonta em São Paulo.
A próxima etapa da principal categoria brasileira acontece no Velocitta, no dia 19 de junho, ocasião em que Átila Abreu novamente poderá ser votado no Fan Push, diferentemente de seus companheiros escolhidos pelo público em São Paulo.
O que eles disseram:
“Desistir jamais. Esta é a lição que tiramos aqui em Interlagos. Ficamos sábado até tarde na pista tentando entender onde era possível melhorar o carro. O trabalho rendeu muito bem, duas corridas entre os seis primeiros colocados. Uma pena não acertar o carro para o quali, mas vamos trabalhar nisso. As condições da primeira corrida exigiram muito do equipamento, o pelotão forçou muito para manter a posição. Felizmente tinha um carro bom e consegui me manter na briga e negociar boas ultrapassagens sem arriscar muito. Ganhei posições usando o push e também sem recorrer a esse recurso. Isso acabou fazendo a diferença no fim do dia. A melhora da performance vem a cada etapa com o entrosamento da equipe prova após prova. Para uma equipe nova nós estamos muito bem, com bons resultados.”
Átila Abreu
“Nosso pior momento no final de semana foi o quali. Novamente isso pesou um pouco no resultado da corrida, mas tivemos um bom ritmo de prova em todas as etapas do ano. A equipe está de parabéns. Tivemos um carro de corrida perfeito. Vamos para a fábrica e tentar entender onde da para melhorar no quesito quali para avançar ainda mais na pontuação.”
Galid Osman
“Fiquei um pouco triste, pois meu carro estava muito bom na primeira corrida, tinha ritmo para brigar na frente. Mas fiquei preso no meio da confusão de todos os ponteiros usando o push. Peço desculpas para o Camilo pelo toque, tentei fazer a manobra no miolo, mas acabei tocando nele. Estava com um bom carro para passar e ir embora e o contato foi uma infelicidade. Por outro lado fico satisfeito pela segunda corrida. Nossa estratégia era voltada para a primeira, mas conseguimos competir contra carros que vinham com os quatro pneus novos e muitos botões de ultrapassagens. Então foi um dia de emoções mistas, contente pela corrida 1, mas triste pelo resultado da primeira corrida e pelo toque com o Thiago. Novamente peço desculpas a ele pelo incidente.”
Ricardo Zonta
Stock Car – Interlagos – Corrida 1 (top10):
- Gabriel Casagrande
- Allam Khodair
- Bruno Baptista
- Cesar Ramos
- Átila Abreu
- Diego Nunes
- Denis Navarro
- Pedro Cardoso
- Félix da Costa
- Galid Osman
- Ricardo Zonta
Stock Car – Interlagos – Corrida 2 (top10):
- Félix da Costa
- Daniel Serra
- Guilherme Salas
- Ricardo Zonta
- Cacá Bueno
- Átila Abreu
- Felipe Massa
- Denis Navarro
- Galid Osman
- Bruno Baptista
Stock Car – campeonato de pilotos (top10):
- Daniel Serra 64 pontos
- Bruno Baptista 64
- Átila Abreu 62
- Cesar Ramos 61
- Denis Navarro 57
- Gabriel Casagrande 56
- Cacá Bueno 45
- Thiago Camilo 45
- Galid Osman 43
- Diego Nunes 39
- Ricardo Zonta 30
Sobre a Raízen:
Somos a Raízen – uma empresa integrada de energia referência em biocombustíveis. Atuamos em toda a cadeia produtiva da cana, até comercialização, logística e distribuição de combustíveis. Nossa energia é essencial para mobilizar pessoas e potencializar negócios, por isso, além de entregar a energia que o mercado precisa hoje, investimos em soluções que contribuam para a agenda global de transição energética de forma gradual e sustentável.
É por isso que somos líderes na produção de biocombustíveis e bioeletricidade a partir da cana, e seguimos investindo na ampliação do nosso portfólio em fontes renováveis, como o etanol de segunda geração (E2G), o biogás, a biomassa e a geração de energia solar.
Somos grandes – temos um time de 29 mil funcionários, operamos 26 unidades de produção de açúcar, etanol e bioenergia – e uma planta de etanol 2G – com capacidade instalada para moagem de 73 milhões de toneladas de cana, que produziram, na safra 19´20, cerca de 2,5 bilhões de litros de etanol e 3,8 milhões de toneladas de açúcar. Contamos com 860 mil hectares de áreas agrícolas cultivadas com tecnologia de ponta, com colheita 100% mecanizada. Temos capacidade instalada de cerca de 1GW para geração de energia e produzimos, na última safra, 2,1 TWh de energia elétrica a partir da biomassa da cana. No mercado livre de energia, em uma JV com a WX Energy, comercializamos cerca de 26,9 TWh de energia na safra 19´20, reforçando nossa atuação em trading no mercado livre de energia.
Com uma rede de revendedores de mais de 6.000 postos da marca Shell, no Brasil e na Argentina, temos presença e proximidade para entregar a energia que nossos clientes precisam. E por meio do Grupo NÓS (JV com a Femsa), atuamos no varejo com mais de 1.000 lojas de conveniência Shell Select nos postos, e com as lojas de proximidade OXXO, marca já consolidada na América Latina. Nos segmentos B2B e varejo, comercializamos, no ciclo 19´20, aproximadamente 27,1 bilhões de litros de combustíveis, operando em todas as regiões do Brasil por meio de 67 bases de abastecimento em aeroportos e 67 terminais de distribuição de combustíveis. Na Argentina, onde atuamos com a marca Shell desde 2018, comercializamos no último ciclo 6,1 bilhões de litros de combustíveis, contando uma rede de cerca de 730 postos Shell, uma refinaria, uma planta de lubrificantes, quatro terminais terrestres e duas bases de abastecimento em aeroportos.
Estamos entre as maiores empresas em faturamento no Brasil, com R$ 120,6 bilhões, na safra 19´20. Geramos emprego e renda, dinamizando a economia, e investimos em ações de responsabilidade social, apoiando diversos projetos e, por meio da Fundação Raízen, oferecemos a jovens uma formação complementar à educação regular, impulsionando pessoas em situação de vulnerabilidade social a se descobrirem profissionalmente e protagonizarem seus próprios caminhos. Também trabalhamos no desenvolvimento de cooperação com as comunidades vizinhas às nossas operações – por meio destes trabalhos, beneficiamos mais de 1.700 alunos e mais 3 milhões de pessoas na safra 19’20, oferecendo qualificação profissional, educação e consciência cidadã.
Projeto Time KGV – Stock Car, aprovado na Lei Federal de Incentivo ao Esporte e registrado junto ao Ministério da Cidadania (Secretária Especial do Esporte) sob o número de processo 58000.011486/2018-29
Por: Luis Ferrari