Decreto que vetou a prática de futebol às mulheres completa 80 anos amanhã. Por trás da proibição, um contexto de moralismo e resistência contra a autonomia feminina
O decreto-lei que proibiu mulheres de jogar futebol no Brasil completa 80 anos nesta quarta-feira, 14 de abril de 2021. Para explicar o contexto que levou à proibição e à paralização do desenvolvimento da modalidade até os anos 1980, o Centro de Referência do Futebol Brasileiro, do Museu do Futebol, publicou um artigo especial no Medium sobre o tema. A jornalista Olga Bagatini, da equipe de Comunicação do Museu, analisa, por meio de notícias de época e artigos de pesquisadores, as tensões moralistas que entraram em campo quando o futebol de mulheres estava em plena ascensão, até levar o então presidente Getúlio Vargas a proibir a prática sob o argumento de incompatibilidade com a “natureza feminina”.
(Imagens no próprio Medium)
Museu do Futebol – A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica, TIVIT, Evonik, Pinheiro Neto Advogados e Governo Federal, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O IDBrasil Cultura, Educação e Esporte é a organização social responsável pela sua gestão.
Por: Museu do Futebol – Comunicação / Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo
Assessoria de Imprensa