Acessível e disputada por carros disponíveis nos concessionários, categoria será a porta de entrada rumo à Stock Car
Promotora da Stock Car e da Stock Light, a Vicar anunciou hoje que deu sequência ao plano estratégico da nova Stock Car com a inclusão da categoria Turismo Nacional em sua estrutura. O objetivo da iniciativa é criar uma sequência de patamares, ou categorias, que ajude novos talentos a realizar o sonho de competir no principal campeonato sul-americano. A Turismo Nacional vem se destacando no cenário do esporte a motor brasileiro por seu baixo custo e pela capacidade de atrair novos praticantes para o automobilismo.
“Analisando nosso escopo como negócio percebemos que poderíamos ajudar os pilotos do kart a chegar na Stock Car se tivéssemos uma categoria acessível mas tecnicamente desafiadora como porta de entrada”, diz Fernando Julianelli, CEO da Vicar. “Agora, temos uma sequência evolutiva perfeita, que vai do kart ao Turismo Nacional, e tendo a Stock Light como próximo degrau antes do piloto chegar ao estágio máximo do nosso automobilismo, que é a Stock Car Pro Series”, completa o dirigente.
Números de um sucesso – Com o slogan “A categoria dos carros que você dirige”, a Turismo Nacional conta hoje com mais de 80 pilotos e 30 equipes, representando 12 estados brasileiros. Ao todo, os grids das classes Super, 1A e 1B contam com 19 modelos diferentes, todos fabricados no Mercosul. Estão representadas dez marcas: VW, Chevrolet, Renault, Hyundai, Citröen, Fiat, Ford, Toyota, Peugeot e Nissan. Os veículos são idênticos aos encontrados nos concessionários, recebendo apenas modificações voltadas para garantir a segurança e uma leve preparação visando o uso em competição.
“Para o Turismo Nacional, integrar a sequência evolutiva que leva até a Stock Car Pro Series será bastante importante, pois reforça ainda mais a seriedade do nosso projeto. É interessante que, agora, os nossos pilotos e equipes poderão fazer um intercâmbio com o padrão profissional da maior categoria do continente. Nós, de nosso lado, continuaremos sendo uma categoria de formação, com custos baixos e grids cheios. E agora ainda mais uma opção de carreira para pilotos iniciantes e experientes de todo o Brasil, mas com a visibilidade que a Stock Car pode proporcionar”, resumiu Angelo Corrêa , fundador da Turismo Nacional e responsável pela categoria dentro da estrutura Vicar.
Profissionalização – “Há um grande benefício para o automobilismo brasileiro nessa novidade”, frisa Fernando Julianelli. “Jovens talentos poderão mostrar seu potencial para os dirigentes das grandes equipes da Stock Car. Claro, eles ainda deverão evoluir competindo na Stock Light, que tem um carro dimensionado para simular os desafios da categoria principal, mas geralmente quem é bom começa a se destacar cedo. E acho que vai ser interessante ver esse ecossistema funcionando já em 2021, ajudando os novos pilotos a realizar o sonho da profissionalização”, completa o CEO da Stock Car.
A Vicar anunciará em breve o calendário conjunto das três categorias.
Por: Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria