O diretor Roberto Studart conversará com criador do CINEfoot, Antonio Leal. O filme estreia no dia 11 de março nos cinemas brasileiros explorando a rivalidade entre Brasil e Argentina com humor e realismo fantástico.
Se um jogo entre Brasil e Argentina é sempre caso de vida ou morte, imagine quando os rivais são, além de tudo, vizinhos de fronteira. Este é o ponto de partida de O ÚLTIMO JOGO, filme nacional com estreia marcada para 11 de março nos cinemas brasileiros, estreia na ficção do diretor Roberto Studart. Para falar dos desafios da produção, ele conversa nesta segunda-feira (1º/3) com o criador do CINEfoot, Antonio Leal, em um bate-papo promovido em parceria pelo Museu do Futebol, a distribuidora Pandora Filmes e o próprio CINEfoot. A conversa acontece nas redes sociais a partir das 20h.
Localizado sob as arquibancadas do estádio do Pacaembu, o Museu do Futebol é uma instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.
ASSISTA PRIMEIRO!
Antes do bate-papo, a Pandora filme vai liberar 130 acessos para assistir ao filme pela internet em primeira mão. A promoção será feita pelas redes sociais do Museu do Futebol e do CINEfoot.
No filme, a cidade de Belezura vive da indústria moveleira, mas sua única fábrica está prestes a fechar e todos perderão o emprego. Boa parte do time de futebol trabalha lá. A partida contra os arquirrivais argentinos seria a única chance dos moradores terem uma grande alegria, mas a equipe não vai nada bem e, se nos próximos dias não aparecer um craque, estará perdida. A chegada de um forasteiro, conhecido como ‘O Fantasista’ (Bruno Belarmino), muda tudo. Ele é um craque com a bola no pé, mas ele e sua mulher (Betty Barco) precisam ser convencidos a ficarem até o dia do jogo. Para isso, os moradores inventam uma série de mentiras.
Um dos grandes desafios de um filme como este é dar realidade às cenas de jogo, o que Studart conseguiu escalando um elenco de atores bons de bola e figurantes idem, recrutados entre os times de várzea das cidadezinhas em que a produção foi filmada. “Existe um surrealismo no humor desse filme e buscávamos algumas características muito específicas no elenco. Não foi fácil. Alguns personagens precisavam jogar bola, caso contrário, as filmagens seriam um inferno, pelo pouco tempo que tínhamos. É claro que no Brasil isso não é exatamente um problema”, diz o diretor.
O resultado são cenas vigorosas, que traduzem a tensão da rivalidade sul-americana com o jogo pegado e cheio de contato físico que costuma marcar as partidas entre Brasil e Argentina.
SERVIÇO
O ÚLTIMO JOGO – Bate-papo com o diretor Roberto Studart
Segunda-feira, 1º de março, 20h
Grátis
Assista nestes perfis:
www.youtube.com/museudofutebolspaulo
www.facebook.com/museudofutebol
www.facebook.com/CINEfoot
www.facebook.com/pandorafilmes
SOBRE A PANDORA FILMES
A Pandora é uma distribuidora de filmes independentes que há 30 anos busca ampliar os horizontes da distribuição de filmes no Brasil revelando nomes outrora desconhecidos no país, como Krzysztof Kieślowski, Theo Angelopoulos e Wong Kar-Wai, e relançando clássicos memoráveis em cópias restauradas, de diretores como Federico Fellini, Ingmar Bergman e Billy Wilder. Sempre acompanhando as novas tendências do cinema mundial, os lançamentos recentes incluem “O Apartamento”, de Asghar Farhadi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro; e os vencedores da Palma de Ouro de Cannes: “The Square – A Arte da Discórdia”, de Ruben Östlund e “Parasita”, de Bong Joon Ho.
Paralelamente aos filmes internacionais, a Pandora atua com o cinema brasileiro, lançando obras de diretores renomados e também de novos talentos, como Ruy Guerra, Edgard Navarro, Sérgio Bianchi, Beto Brant, Fernando Meirelles, Gustavo Galvão, Armando Praça, Helena Ignez, Tata Amaral, Anna Muylaert, Petra Costa, Pedro Serrano e Gabriela Amaral Almeida.
PARCEIROS
A Temporada 2021 do Museu do Futebol tem o patrocínio do Aché Laboratórios Farmacêuticos, que também patrocina o projeto “Museu Amigo do Idoso”. Tem como apoiadores: Sportv/Globo, EMS Farmacêutica e TIVIT. São suas empresas parceiras Evonik e Pinheiro Neto Advogados. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana são seus parceiros de mídia. O Museu do Futebol conta com as Leis Federais de Incentivo à Cultura e ao Esporte, e com o PRO-MAC, da Prefeitura de São Paulo.
Por: Museu do Futebol – Comunicação