Chegamos ao fim da primeira fase do 55º Campeonato Brasileiro de Kart, disputado na pista do Speed Park Internacional de Birigui-SP. O título de campeão nacional não veio para a grande maioria dos pilotos, nas dez categorias disputadas. Porém para alguns, acelerar e brigar curva a curva com os melhores do país já foi uma grande mostra de superação, depois de todos os problemas enfrentados nesta temporada de 2020.
Vale lembrar que ainda estamos em meio a uma pandemia e há aqueles que tiverem que ultrapassar, além dos adversários, o trauma de um acidente. Isso com muita coragem para retornar a fazer aquilo que mais amam: acelerar de kart.
O piloto pernambucano, Xandinho Leal (Billyraceteam / Multi Fácil Clube de Benefícios / Coach Guilherme Teixeira) é um bom exemplo disso. No início de 2020 ele sofreu um acidente quando estava em um treino, mas apesar de ser uma criança, mostrou coragem de gente grande para superar o medo e as dificuldades, que já são peculiares desse esporte, para encarar outros 33 pilotos da categoria Cadete. Como resultado, conseguiu ficar em 8ª lugar na final, uma colocação considerada como uma vitória para todos que acompanhou o dia a dia dele como piloto.
“Consideramos uma vitória depois de tudo que aconteceu este ano. A capotada em Interlagos, em fevereiro. Não vínhamos bem na Copa Speed, mas superamos e trouxemos na bagagem mais esse resultado extraordinário. Tivemos muito trabalho de cabeça e acerto no material. Dessa vez o motor não ajudou e o meca (mecânico) dele pediu para usar da estratégia de defesa. Porém o resultado deve ser muito comemorado,” disse Alexandre Leal, pai de Xandinho, em um rápido balanço do ano.
Nesse Campeonato Brasileiro, Xandinho Leal conseguiu o 15º tempo na tomada de tempo, nas três provas classificatórias cruzou a linha de chegada no 16º, 10º e 7º lugares, respectivamente. Com isso, conseguiu a 8ª colocação para a largada da final, posição que manteve na prova decisiva. Não foi possível chegar ao pódio, mas ficar no Top10 na principal competição do kart nacional vai render muitas comemorações e boas histórias para contar.
“Queria ser campeão, mas não deu esse ano. Fico feliz que terminamos entre os 10. Ano que vem tem mais” comentou Xandinho, logo após a grande final da categoria Cadete.
Agora o momento é de curtir as férias e aproveitar as festas com os familiares. Mas, para 2021, o calendário do piloto do kart 728 já está sendo montado: com campeonatos estaduais, a Copa Brasil e claro, a edição 56 do Brasileiro.
@xandinholealpiloto
Por: KMCOM