“Montanha Russa”. Esse é o melhor termo para definir a 4ª etapa da Mercedes Benz Challenge (Grande Prêmio Motul), disputada no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em que Marcello Romani terminou em quinto após inúmeros contratempos nos treinos e falta de combustível na reta de chegada.
A Mercedes-Benz Challenge 2020 realizou neste final de semana (29/11) sua quarta etapa, e para o paulista Marcelo Romani (Bricoflex/ Lusitano Import/ O Taboaense/ Uhuul/ Puntataco / SV Partners), que disputa a categoria C300 Cup, foi uma etapa em que passou por toda sorte de problemas. Na sexta-feira a equipe Sambaíba identificou um problema no sistema ABS de seu Mercedes, que parou de funcionar. Marcello relatou que mesmo após o percalço seguiu otimista para a disputa da etapa:
“Estava confiante, já que mesmo com o ABS não funcionando, e com o pneu dianteiro esquerdo completamente danificado em virtude deste problema, estávamos entre os cinco primeiros no treino livre de sexta”
No sábado ocorreram as classificações do MB Challenge. A equipe ainda buscava o melhor ajuste do carro, conforme relatou o piloto do carro 00: “desde o problema com o abs, e com as travadas de roda em virtude deste problema na sexta, nosso carro ainda não estava equilibrado. Conseguimos apenas o sétimo tempo na classificação, mas revisamos a cambagem do carro e o sistema de amortecimento para sermos competitivos amanhã na corrida. Vamos acreditar!”
Algumas horas depois da classificação veio a notificação de que quatro carros da equipe Sambaíba seriam desclassificados por terem usado pneus que não haviam sido lacrados pela organização do evento. Entre estes carros estava o de Romani, que nesta etapa fez dupla com Khayan Ghazzaoui (Mondial/Marabraz / 7 waves ), piloto este que faria a primeira bateria no carro 00.
A primeira corrida foi disputada sob forte calor, e por duas vezes o safety-car entrou na pista. Khayan que largara em 12º na categoria C 300 Cup, estava se adaptando com o carro em sua estreia na categoria. A corrida foi muito conturbada, com direito a diversas quebras e batidas. Khayan fez um pilotagem limpa e completou a prova em um excelente terceiro lugar, garantindo um lugar no pódio.
Para segunda corrida a expectativa era de nova chances de pódio. Marcello largou em terceiro, perdeu algumas posições após uma largada que deixou dúvidas sobre queimas por parte de alguns carros, e veio em corrida de recuperação. Quando havia novamente assumido o terceiro lugar sofreu um toque no miolo do circuito que o fez rodar. Este toque rendeu uma punição para o carro 113. Com isso Romani caiu novamente para sétimo. Faltando cinco voltas para o final foi recuperando novamente as posições, até assumir, na última volta, a terceira colocação em ultrapassagem arrojada no miolo, em boa disputa com Fabinho Le Mans. Na reta final acabou o combustível de seu carro e o carro 00 acabou caindo para a quinta colocação, garantindo mais um lugar no pódio do MB Challenge, mas com um certo gosto amargo, como relatou Romani:
“Levando em conta todos os problemas que tivemos, o quinto lugar é um prêmio por todo nosso esforço e a certeza que estamos evoluindo e indo no caminho certo. A ideia sempre foi a de estarmos competitivos para a disputa do campeonato de 2021. Há algumas arestas a serem aparadas, mas sei que chegaremos lá. Aproveito para agradecer o apoio dos meus patrocinadores, e do meu pai e minha esposa”, completou o piloto.
A próxima etapa da Mercedes Benz Challenge está marcada para o dia 20 de dezembro, restando apenas confirmar se será mesmo em Interlagos, já que a prova originalmente deveria ocorrer em Curitiba, no AIC (Autódromo Internacional de Curitiba).
Resultado da Corrida 1
1 Witold Ramasauskas *
2 Claudio Simão *
3 Khayan Ghazzaoui
5 Davi Arraz
6 Alexandre Navarro
7 Junior Victorete
8 Rafael Seibel
9 Carlos Guilherme **
10 Flavio Andrade
11 Jared Wilson
12 Marcelo Paraiso
13 Matheus Pamplona ***
14 Stephano Boiko Jr. ***
* – punidos em 20 segundos por atitude antidesportiva
** – punido em 20 segundos por ultrapassagem em regime de safety car
*** – desclassificados por atitude antidesportiva
Resultado da Corrida 2
1 Claudio Simão
2 Alexandre Navarro
3 Fabio Carvalho
4 Flavio Andrade
5 Marcello Romani
6 Jared Wilson
7 Paulo Baldini *
8 Vinny Azevedo
9 Paulo Gomes
10 Matheus Pamplona
11 Patrick Choate
12 Stephano Boiko Jr.
* punido com 20 segundos por atitude anti-desportiva
Por: João Vasconcelos – JV5Racing