Enzo Elias e Cristian Mohr vencem na abertura da rodada final da Porsche Cup em Interlagos

0

Nelson Marcondes é campeão na classe GT3 Cup Sport, e Miguel Paludo só perde o título da Carrera Cup se levar duas bandeiras pretas no sábado


Interlagos novamente foi palco de um espetáculo da Porsche Cup. Drama, adrenalina e emoção marcaram a abertura da última rodada tripla de 2020. Choveu, secou, teve escapada de pista, alguns toques e intervenções do safety-car. No fim da sexta-feira, 13 de novembro, Enzo Elias e Cristian Mohr ergueram os troféus de vencedores, respectivamente, na Carrera Cup e na GT3 Cup. Foi a primeira vitória de Cristian com os carros de corrida mais produzidos no planeta e a primeira de Enzo Elias, 18, depois de tirar sua habilitação para dirigir nas ruas brasileiras.
Foi um dia de glória também para Nelson Marcondes e Miguel Paludo.
Marcondes assegurou o título na classe GT3 Cup Sport. E, com o terceiro lugar na prova, ampliou sua margem na liderança do campeonato da GT3 Cup. Ele agora precisa de um quarto lugar em uma das corridas deste sábado para comemorar mais um título.
Paludo por sua vez viveu agonia e êxtase. Marcou a pole com autoridade e viu o carro estacionar no grid na largada atrás do safety-car por uma pane no sistema de alimentação. Resetou a máquina, realinhou no fim do pelotão e veio com uma tocada firme e segura até receber a bandeirada em oitavo. Com os pontos acumulados nesta sexta-feira, ele sequer precisa largar nas corridas de sábado para assegurar o título da Carrera Cup –seu sexto na Porsche Cup. A única hipótese de o gaúcho ser alcançado é receber duas bandeiras pretas nas duas corridas de sábado, algo que modificaria os resultados passíveis de descartes.
A disputa pelo vice-campeonato da Carrera Cup promete. São 42 pontos em jogo no sábado e há nada menos que seis pilotos separados por 16 pontos: Lico Kaesemodel (147 pontos), Werner Neugebauer (136), Enzo Elias (132), Pedro Boesel, Pedro Aguiar e Marçal Müller (todos com 131).
Já a Carrera Cup Sport deve ter seu campeão de 2020 coroado apenas após a terceira prova da rodada tripla, na tarde de sábado. Maurizio Billi chegou uma posição à frente de Rodrigo Mello na sexta-feira e reduziu sua desvantagem para apenas um ponto (86 x 85).
A programação do sábado tem mais quatro provas em Interlagos. A jornada tem início com a prova 2 da GT3 Cup às 10h, com Chico Horta na pole. A segunda corrida da Carrera Cup larga às 11h08, com pole de Pedro Aguiar. As corridas da tarde (GT3 Cup às 14h55, Carrera Cup às 15h58) terão inversão de grid estabelecida pelo sorteio Inversão de Grid by OAKBERRY, que acontece após as cerimônias de pódio pela manhã.
As últimas corrida de Sprint da temporada 2020 são exibidas pelos canais Sportv, portal motorsport.com, site oficial da Porsche Cup e seus canais em Youtube e Facebook.

As corridas
Carrera Cup
A exemplo do que aconteceu na 3.8, a largada foi dada atrás do safety-car. Paludo ficou parado no grid e só conseguiu partir depois que todos passaram por ele, o que fez o líder do campeonato cair para último no grid. Depois de três voltas, a bandeira verde foi agitada. Elias assumiu a liderança na freada do fim da reta oposta, e Feldmann caiu para segundo, o que permitiu a Müller tentar o bote. Líder da Sport, Lara vinha num excelente quarto lugar no geral e tentou aproveitar para ultrapassar Marçal, mas foi neutralizado.
Mais atrás, Neugebauer entrou nos boxes e abandonou, o que lhe tirou da disputa pelo título e ainda favoreceu a prova de recuperação de Paludo. No começo da prova, o líder da tabela pulou para 15º. A 12 minutos do fim, Paludo já era o 13º, atrás de um trem formado por Pizii, Baptista e Boesel.
Na frente, Elias vinha com uma tocada forte, enquanto Marçal pressionava Feldmann na briga pelo segundo lugar. Atrás deles, Lara recebia o ataque de Hahn após deixar Kaesemodel para trás.
Lara colocou o carro de lado na segunda perna do “S” do Senna, onde aderência e visibilidade eram difíceis. Hahn tentou passar, e houve um leve contato entre os carros, o que foi suficiente para Christian abandonar duas curvas depois, dando posições a JP Mauro e Kaesemodel.
Aguiar e Lara vinham disputando no melhor estilo de corridas de turismo, com os carros resvalando porta com porta, numa briga limpa. Logo à frente, JP fez um 360 mas continuou na prova. Com isso, Aguiar e Lara avançaram uma posição.
A quatro minutos da abertura da última volta, Müller passou Feldmann e assumiu o segundo lugar no Laranjinha. Com as entradas de Lara para os pits e uma volta lenta de JP depois da rodada, Paludo já figurava em oitavo na 12ª volta, resultado que bastava para ele não ser mais alcançado na pontuação do campeonato.
Feldmann deu o troco em Marçal na volta seguinte, enquanto Aguiar também recuperava a posição sobre Lico. A disputa pelo segundo lugar favoreceu Aguiar na última volta. Alheio a isso, Elias seguia abrindo na liderança.
Na última volta, Aguiar tentou um ataque por fora sobre Marçal na aproximação do Pinheirinho, mas rodou e perdeu tempo. Elias consolidou a vitória, seguido por Alceu e Müller, com Aguiar e Kaesemodel completando o pódio. Paludo terminou em oitavo e precisa apenas não ser desclassificado de uma das provas de sábado para ser oficialmente campeão.
Na Sport, em décimo no geral, Pizii foi o vencedor, à frente de Rouman Ziemkiewicz, Edu Azevedo, Billi e Mello, que completaram o pódio.

GT3 Cup
Quando os pilotos já estavam no grid, a chuva voltou a cair, e, após uma classificação atribulada e cheia de rodadas e acidentes, a direção de prova determinou a troca dos pneus slicks pelos de pista molhada produzidos pela Michelin.
Com asfalto úmido, a largada foi dada atrás do safety-car. No fim da segunda volta, ainda sob regime de bandeira amarela, Urnhani entrou nos boxes para alguma manutenção na área de apoio.
No fim da terceira volta, a bandeira verde foi agitada, com Chico Horta na liderança à frente de Marcondes, Mohr, Lucas Salles e Nelson Monteiro. Em segundo no geral, Marcondes era o líder na classe Sport, com Georgios Frangulis em segundo (sexto no geral) e Paulo Totaro em terceiro (oitavo no geral).
A 16 minutos do fim, Mohr fez linda ultrapassagem sobre Marcondes no “S” do Senna, por fora, e assumiu o segundo lugar. Mais rápido entre os líderes, Mohr partiu para cima de Horta e fez a ultrapassagem na sexta volta, na saída do Laranjinha.
Na sétima volta, Urubatan Jr retomou a quinta posição para cima de Monteiro. A dez minutos do fim, Marcondes desceu a reta dos boxes lado a lado com Horta e fez a manobra no “S” do Senna, e Urubatan tentou sem sucesso ir na carona. Monteiro vinha logo a seguir, com Salles tendo perdido duas posições na mesma volta.
Muito pressionado por Urubatan, Horta deu uma escapada no Mergulho na nona volta e, com isso, perdeu posições para o próprio Urubatan, Monteiro e Salles.
Faltando quatro minutos para o fim, Urubatan assumiu o segundo lugar ao passar Marcondes no “S” do Senna. Marcondes tentou recuperar a posição na Reta Oposta, mas seu carro balançou e, com isso, Monteiro encostou, levando com ele Salles. A essa altura, Mohr já tinha uma liderança de quatro segundos.
Quase o fim, Frangulis teve o pneu traseiro esquerdo furado na aproximação para o Laranjinha e rodou. Não foi necessária a atuação do safety-car, e, faltando um minuto para a abertura da última volta, Mohr seguia sem ser incomodado por Urubatan. Atrás, Marcondes, Monteiro e Salles vinham fazendo disputa intensa.
Em sexto, após grande escalada, Leo Sanchez aparecia em sexto e tentava se aproximar do top5 e garantir um pódio no geral. Mas na penúltima volta as ambições de Leo ficaram pelo caminho após contato de Ayman Darwich, que perdeu o controle do carro no fim da reta oposta.
Sem ser incomodado, Mohr conquistou sua primeira vitória, seguido por Urubatan e Marcondes, campeão da classe Sport e líder no geral na 3.8. O pódio no geral foi completado por Monteiro e Salles, que disputaram o quarto lugar durante toda a volta até a linha de chegada.
Na classe Sport, a vitória e o título ficaram com Marcondes, com Darwich, Totaro, Bruno Campos e Gaidzinski também subindo ao pódio. Depois da bandeirada, os comissários puniram o carro #555 com 20 segundos por atitude antidesportiva contra o carro #15 e, com isso, Darwich perdeu o lugar no pódio, caindo para 13º no geral. Gaidzinski foi promovido de quinto para quarto e, com o 11º lugar no geral, Ricardo Fontanari completou o pódio da classe.

O que eles disseram:
“Foi um dia muito complexo desde a hora do classificatório porque chovia e parava então os classificatórios foram bem difíceis e conseguimos conquistar duas posições boas para largar. A gente viu que tinha bastante ritmo pra corrida, então colocamos em prática o que a gente viu no classificatório. Abrimos uma distância segura e administramos a partir daí. Então estou muito contente, conseguimos aplicar perfeitamente tudo o que planejamos”
Enzo Elias

“Cada hora estava de um jeito, chuva e depois seca. Chegou na última hora fomos com pneus de chuva. Pra mim foi algo fantástico, fiquei mais de três anos fora das pistas por questões particulares e voltei esse ano em uma categoria que sempre sonhei andar, super organizada e com carros potentes. Na quarta corrida minha eu estar vencendo, não tenho o que falar. Estou muito feliz mesmo! A equipe trabalhou muito bem também, meu engenheiro Felipe Grizis, meu choach Vitor Baptista, o Moisés, nosso mecânico e gostaria de agradecer a Votorantim que está comigo há algum tempo e nos apoia”
Cristian Mohr

“Óbvio que a ideia é sempre a vitória, a gente está aqui pra ganhar. Mas estou sofrendo com os pneus traseiros desde ontem, eles se desgastam demais em qualquer condição. No começo eu estava com um ritmo até um pouco melhor, acabei passando Chico Horta, mas depois perdi muito rendimento. A gente vai investigar esse comportamento para mudar o ajuste amanhã.”
Neslon Marcondes

“Tive um problema com a bomba de combustível no começo da prova e infelizmente passou o grid inteiro e tive que largar em último. Aí nessas condições, toda aquela vantagem pela pole conquista foi perdida. Eu procurei recuperar o possível, as adversidades surgiram e fizemos o melhor trabalho possível. Chegamos em oitavo. Agora é focar nas duas corridas de amanhã, fechar logo esse campeonato em alta e pensar também nos pontos para o overall, já que o acidente na última corrida de Endurance em Goiânia nos tirou muitos pontos.”
Miguel Paludo

“Acabou que meu pneu não estava mais respondendo, depois das saídas na classificação. Então eu sabia que eu ia ter problema na corrida, então o segundo lugar foi melhor do que eu imaginei, feliz, sexta-feira 13, todo mundo saudável e isso que importa.”
Alceu Feldmann

“Estava muito difícil, porque a chuva não estava tão intensa e os pneus então vinham superaquecendo bastante. Tive que procurar trechos molhados para dar uma melhorada, mas não adiantava tanto. O carro ficou muito traseiro no final. Até consegui passar o Feldmann, mas quase rodei no Café e tive que tirar o pé, então ele me passou de novo. Mas um P3 é positivo para o campeonato, bons pontos”
Marçal Müller

“Na luta direta pelo vice eu cheguei na frente do Werner e do Boesel, pro Werner eu abri uma vantagem de 14 pontos, pontuar porque eu não tinha um carro bom e o pódio já valeu.”
Lico Kaesemodel

“Foi muito legal, acabei aprendendo na chuva. Eu tentei usar as três voltas de aquecimento para ver onde eu podia passar ou não. Então posso dizer que foi a primeira vez que andei com esse carro na chuva. Foi muito legal acompanhar os caras da principal e eu espero estar aqui no ano que vem pra poder andar junto com os caras lá na frente.”
Renan Pizii

“Foi um dia difícil, larguei em segundo e cheguei em segundo. Mas muito difícil controlar o carro no final, pneu desgastado, apontava o carro e o carro não virava, chegar no final sem rodar foi um milagre.”
Rouman Ziemkiewicz

“Corrida foi difícil, com muita chuva. No começo acabei forçando um pouco na freada e perdi duas posições. Acabei salvando um quinto lugar, o Billi foi quarto. Então tirou apenas um ponto. Amanhã vamos voltar fortes para tentar o título”
Rodrigo Mello

“Eu não fiz as contas com os resultados de hoje mas eu sei que ainda estou vivo, a corrida hoje foi difícil. A gente classificou bem mas a chuva não era tão forte pro pneu que a gente estava usando foi uma situação difícil. Para o campeonato não foi o melhor resultado, mas estou feliz com resultado, amanhã tem mais duas corridas e vamos pra cima.”
Nelson Monteiro

“Não era nem mais algumas voltas, acabei passando reto no lago depois de passar o Marcondes e perdi uns três segundos. Acabei perdendo a chance de disputar com o Cristian Mhor nas últimas voltas. Mas Cristian mereceu a vitória, vem crescendo ao longo do campeonato e está de parabéns.”
Urubatan Jr.

“Chegou no fim o pneu do carro esfarelou e ali nas curvas de baixa não dava mais. Fui só tentando me segurar pra não perder mais posições. Mas foi legal, uma corrida de recuperação para chegar e marcar pontos. A meta agora é ser vice-campeão.”
Paulo Totaro

“Caótico pra todos o dia aqui mas a falta de experiência nessa condição de chuva me ajudou porque os pilotos estão acostumados a andar no seco e eu ia tomar muito deles. No molhado todo mundo sofre com a aderência e aí foi melhor pra mim.”
Bruno Campos

“Olha, foi muito difícil, principalmente na hora que começou a aumentar a chuva. Começou a chover mais no “S” do fim da reta e na curva do lago só que no miolo eu estava contornando por dentro normal e ali eu estava ganhando tempo e pelo menos deu para salvar um P5 e subimos ao pódio.”
André Gaidzinski

“Primeiro pódio na Sprint, foi muito bom, corrida dura e na chuva o tempo todo, mas feliz. Evoluímos bastante.”
Ricardo Fontanari

Resultados
Carrera Cup – Corrida 1
1. Enzo Elias 26:59.708
2. Alceu Feldmann +5.241
3. Marçal Muller +6.208
4. Pedro Aguiar +10.430
5. Lico Kaesemodel +12.802
6. Ricardo Baptista +14.317
7. Pedro Boesel +17.717
8. Miguel Paludo +18.495
9. JP Mauro +21.105
10. Renan Pizii* +25.250
11. Rouman Ziemkiewicz* +28.030
12. Eduardo Azevedo* +29.165
13. Maurizio Billi* +36.120
14. Rodrigo Mello* +37.040
15. Vina Neves* +1:13.866
16. Fran Lara* -3 voltas
17. Cristian Hahn – DNF
18. Werner Neugebauer – DNF
*Classe Sport

GT3 Cup – Corrida 1
1. Cristian Mohr 28:04.305
2. Urubatan Jr +0.980
3. Nelson Marcondes* +10.601
4. Nelson Monteiro +11.680
5. Lucas Salles +11.807
6. Francisco Horta +15.949
7. Zeca Feffer +16.358
8. Paulo Totaro* +27.604
9. Bruno Campos* +28.254
10. André Gaidzinski* +30.781
11. Ricardo Fontanari* +30.890
12. Eduardo Menossi* +40.413
13. Ayman Darwich* +43.003
14. Leonardo Sanchez* +44.646
15. Marcio Mauro +50.130
16. Danilo Menossi* +51.099
17. Sangho Kim* +1:00.421
18. Ramon Alcaraz +1:00.22.496
19. Georgios Frangulis* -2 voltas
20. Marco Billi -2 voltas
21. Cesar Urnhani – DNF
*Classe Sport

Os campeonatos
Carrera Cup
1. Miguel Paludo 187
2. Lico Kaesemodel 147
3. Werner Neugebauer 136
4. Enzo Elias 132
5. Pedro Boesel 131
Pedro Aguiar 131
Marçal Muller 131
8. Alceu Feldmann 117
9. JP Mauro 90
10. Luca Seripieri 66
Christian Hahn 66
12. Maurizio Billi 57
13. Rodrigo Mello 55
14. Rodolfo Toni 44
15. Rouman Ziemkiewicz 39
16. Renan Pizii 32
17. Ricardo Baptista 29
18. Fran Lara 17
19. Eduardo Azevedo 12
20. Vina Neves 2

Carrera Cup Sport
1. Rodrigo Mello 86
2. Maurizio Billi 85
3. Rodolfo Toni 74
4. Rouman Ziemkiewicz 66
5. Renan Pizii 55
6. Fran Lara 34
7. Eduardo Azevedo 20
8. Vina Neves 5

GT3 Cup
1. Nelson Marcondes 174
2. Nelson Monteiro 144
3. Urubatan Jr. 134
4. Zeca Feffer 132
5. Lucas Salles 118
6. Marco Billi 112
7. Marcio Mauro 95
8. Paulo Totaro 89
9. Eduardo Menossi 85
10. Leonardo Sanchez 76
11. Cristian Mohr 67
12. Francisco Horta 63
13. Ayman Darwich 58
14. Cesar Urnhani 55
15. Ramon Alcaraz 43
16. Georgios Frangulis 40
17. Danilo Menossi 36
André Gaidzinski 36
19. Sang Ho Kim 14
20. Bruno Campos 8
21. Ricardo Fontanari 7
22. Guilherme Reischl 6
23. Tom Valle 0

GT3 Cup Sport
1. Nelson Marcondes 109
2. Paulo Totaro 78
3. Eduardo Menossi 77
4. Leonardo Sanchez 55
5. Ayman Darwich 50
6. André Gaidzinski 38
7. Georgios Frangulis 36
8. Danilo Menossi 34
9. Ricardo Fontanari 12
10. Sang Ho Kim 11
11. Bruno Campos 10

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade