Dupla Zonta e Werner se recupera de início complicado, recorre ao carro reserva e está na vice-lideranca do campeonato
A dupla formada por Werner Neugebauer e Ricardo Zonta completou os 300 km de Goiânia válidos pela Porsche Carrera Endurance Series na quinta colocação, neste sábado. Com este resultado, a pareceria do carro #8 da Shell está na vice-liderança na classificação do campeonato, apenas três pontos atrás dos líderes, faltando somente a etapa final, em Interlagos.
A prova deste sábado teve todos os pilotos apoiados pela Shell nos pódios das respectivas categorias. Na GT3, Átila Abreu foi o quarto ao lado de Leo Sanchez – a dupla venceu na divisão GT3 Sport – enquanto Dennis Dirani foi o quinto na GT3 e o segundo na GT3 Sport, e Gaetano di Mauro foi terceiro na GT3 Sport.
Neugebauer partiu para o primeiro stint com o carro #8 e vinha na briga pelos primeiros lugares quando problemas levaram o representante da Shell aos boxes. Werner parou na área técnica e teve de pegar um carro reserva, o que mudou a estratégia da dupla, que teve de gastar uma das paradas obrigatórias.
Mesmo com o contratempo, Neugebauer e Zonta fizeram uma excelente corrida de recuperação. Com um excelente ritmo e fazendo os pit stops no momento certo, a dupla chegou ao top5 nas voltas finais e marcou pontos importantes para o campeonato.
Já a parceria formada por Leo Sanchez e Átila Abreu adotou uma estratégia de pagar logo no primeiro stint todas as 32 voltas regulamentares exigidas para Sanchez e deixar Átila cumprir o restante da prova. A dupla chegou a liderar a prova, e o sorocabano fez seu último pit stop no finalzinho para vencer na GT3 Sport.
Dennis Dirani disputou a prova ao lado de André Gaidzinski, competidor regular da Porsche Carrera. Os dois estabeleceram um ritmo constante ao longo das 2h15 de corrida e também confirmaram o pódio em suas respectivas classes. Por fim, Gaetano di Mauro também ficou num top5, ao lado do competidor regular Giorgios Frangulis, em terceiro na GT3 Sport.
A terceira e última etapa da Porsche Carrera Endurance Series será em Interlagos. A corrida de 500 km está marcada para o dia 6 de dezembro.
O que eles disseram:
“Foi uma corrida de recuperação. Ainda tivemos uma quebra no carro, que começou a vazar óleo do nada. Pensando no campeonato, conseguimos salvar bons pontos com esse pódio. Mas, nós queríamos e tínhamos ritmo para brigar pela vitória, nos daria uma folga boa no campeonato. Foi importante recuperar esses pontos.”
Werner Neugebauer
“Foi uma corrida difícil. Precisamos pensar bastante no campeonato, a quebra tirou nosso carro titular, que estava bem acertado para nós. Entrei no carro na hora, na correria. O carro estava nervoso, algo na traseira me incomodava e isso prejudicou um pouco o meu stint, tive que fazer 32 voltas seguidas sem parar. No final conseguimos salvar bons pontos para o campeonato.”
Ricardo Zonta
“Ficamos esperando a chuva que se desenhava durante a corrida, ela acabou não vindo, mas outros pilotos também seguiram nossa estratégia, o que nos faz ter que inovar nos 500km de Interlagos. Foi uma boa corrida, o Léo fez um stint muito bom. Não tínhamos a mesma velocidade dos demais, por isso não saímos com a vitória. Para o campeonato o resultado é muito bom, vencemos na classe e continuamos sonhando com a geral.”
Átila Abreu
“Foi uma corrida muito boa. Infelizmente tivemos um problema na nossa primeira parada que nos causou uma perda de 50s, a bomba de combustível não conseguiu abastecer o carro rápido. Esse tempo custou muito no final da prova, a diferença pro líder foi de 27s, então teríamos a chance de disputar essa vitória com eles. Corrida é assim e agora vamos seguir forte para os 500km de Interlagos.”
Gaetano Di Mauro
“Ando muito aqui nessa pista e é sempre um prazer guiar esse Porsche. Surgiu essa vaga de última hora para dividir o carro com o Gaidzinski, as voltas que eu dei no carro foram todas no quali, e mesmo assim conseguimos uma volta boa. Fiz os dois stints intermediários, estávamos em primeiro até a última parada. Feliz em ajudar o André em conseguir seu primeiro pódio na categoria geral na Endurance Series.”
Dennis Dirani
Sobre a Raízen:
A Raízen, licenciada da marca Shell no Brasil, se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 26 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,0 bilhões de litros de etanol por ano, 4,2 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Por: Luis Ferrari