Porsche Carrera Cup: Werner Neugebauer vence em Goiânia após duas trocas de pneus

0

No molhado, Marcio Mauro conquista a primeira vitória da carreira na GT3 Cup


A abertura da penúltima rodada tripla do campeonato de Sprint da Porsche Cup foi um dia de muitas emoções inéditas em Goiânia. Além de dupla troca de pneus embaralhando a corrida da Carrera Cup vencida por Werner Neugebauer, a sexta-feira marcou a primeira vitória de Marcio Mauro, a primeira pole de Luca Seripieri e a primeira pole de Crisitan Mohr.
Nas classificações dos campeonatos, Miguel Paludo, com o segundo lugar na Carrera Cup, e Nelson Marcondes, com o segundo na GT3 Cup, seguem no alto da tabela de pontos. Marcondes lidera também na classe GT3 Cup Sport. Já na classe Carrera Cup Sport a liderança agora passou para Maurizio Billi, catapultado pela vitória na classe de entrada dos carros de motor 4.0 litros.
A jornada começou com muito calor na capital goiana. Tanto que nos qualis os pilotos nem sequer ficaram na pista durante os 15 minutos de cada sessão. Os pneus rapidamente perdiam sua melhor performance, de modo que ou os pilotos faziam 10 minutos em alta velocidade e recolhiam para box, ou esperavam nos pits por cinco minutos antes de tentar cravar as melhores marcas na parte final de cada quali.
Nesse cenário, prevaleceram nos classificatórios da Carrera Cup os jovens Luca Seripieri (corrida 1) e Enzo Elias (pole na corrida 2). Já na GT3 Cup as posições de honra ficaram com Lucas Salles (corrida 1) e Cristian Mohr (corrida 2).
No intervalo entre os qualis e as primeiras largadas da etapa, o calor deu trégua. Mas foi substituído por uma forte chuva.
Com pneus Michelin para piso molhado, a GT3 Cup realizou sua primeira prova com muita alternância de posições. As disputas eram intensas em todos os pelotões.
Marcio Mauro foi favorecido por uma boa largada e viu os concorrentes à sua frente escapando. Impecável, liderou praticamente todas as voltas em bandeira verde e venceu pela primeira vez. Foi sua 66ª prova com os carros de competição mais fabricados no planeta.
Logo atrás, Cesar Urnhani e Lucas Salles travaram excelente duelo pelo segundo lugar, alternando trajetórias e pontos de freadas. Mas acabaram se tocando, o que abriu espaço para Nelson Marcondes receber a bandeirada em segundo. O terceiro posto ficou com Leo Sanchez, graças a uma tocada cerebral e muito segura, evitando enroscos e mantendo o carro #15 sempre na pista. Foi seu melhor resultado em etapa de Sprint.
Já a corrida da Carrera Cup foi complicada pelo tempo. Sem chuva, mas ainda com pista molhada, foi instalada a dúvida sobre qual tipo de pneu deveria ser usado. Os carros deixaram o box com pneu de chuva, trocaram para slick no grid. Mas voltou a chuva e foi necessário retorno aos pits para nova substituição. Com isso, mais de metade dos 25 minutos de prova foram consumidos com o ritmo de prova neutralizado.
Quando enfim houve a largada, Luca Seripieri perdeu o carro #31 ao chegar pela primeira vez em alta velocidade para a freada da curva 1. Assim Werner assumiu a liderança, que conservou até a bandeirada. Ele foi muito atacado por Miguel Paludo, mas conteve o ímpeto do líder do campeonato. Pela classe Sport, Maurizio Billi levou a vitória e, de quebra, a liderança nos pontos.
A programação retorna no sábado, com mais duas corridas de cada classe. Assim como na sexta, a previsão do tempo indica calor pela manhã e risco de chuva à tarde.
A primeira prova, da GT3 Cup, tem largada às 10h com Mohr na pole. A seguir acontece a prova 2 da Carrera Cup, com Enzo Elias partindo da posição de honra.
As corridas da tarde encerram a rodada tripla de Goiânia, em programação que começa às 13h45. Os canais da Porsche Cup em mídia social e seu site transmitem as provas, bem como os canais Sportv e o portal motorsport.com.

Os qualis
Carrera Cup 1
Enzo Elias aproveitou o início do treino para assumir a pole provisória, à frente de Lico Kaesemodel. Werner era o terceiro, com Christian Hahn em quarto.
Mas Miguel Paludo e Luca Seripieri iniciaram a sessão aquecendo pneus e deixaram a parte final do quali para buscar suas melhores marcas.
Seripieri assumiu a ponta a cinco minutos do fim, Paludo subiu para quarto lugar.
Na fase final do treino a ordem dos ponteiros permaneceu inalterada, com Seripieri, Enzo, Werner, Paludo e Lico. A pole da classe Sport ficou com Rodrigo Mello, 12º no geral.
Foi a primeira pole de Seripieri na categoria máxima em prova de Sprint.

Carrera Cup 2
JP Mauro foi 12 milésimos mais rápido que Rodolfo Toni no início do treino e abriu a sessão na liderança. Depois, na marca de 5 minutos de treino, Enzo Elias assumiu a pole provisória.
Mas ainda havia cinco carros para entrar na pista, entre eles o de Miguel Paludo, aguardando a segunda metade do treino para classificar o Porsche #7.
Lico cravou o segundo tempo na metade do treino, enquanto Seripieri registrava a quarta marca. Na passagem seguinte, quando o #63 recolheu para box, Seripieri superou sua marca por 2 milésimos.
Paludo entrou no top5 com 10 minutos de treino, quando Neugebauer (o último a ir para pista) completava sua primeira volta lançada e já alcançava o quarto lugar. Na passagem seguinte o carro #8 já apareceu em segundo lugar, a 57 milésimos da marca de Enzo Elias.
O brasiliense parte da posição de honra na prova da manhã de sábado. Ao seu lado larga Werner. Seripieri, Lico e JP Mauro completam o top5. A pole da classe Sport ficou para Rodrigo Mello, com o décimo lugar no geral.

GT3 Cup 1
Nelson Marcondes sustentou a pole provisória durante a primeira metade do treino, até ter sua marcada superada por Cristian Mohr. Depois Urubatan Junior foi para o alto do ranking, mas acabou batido também por Lucas Salles e Nelson Monteiro. A cinco minutos da bandeirada, Urubatan baixou sua marca e avançou para P2.
Então os ponteiros recolheram para box ainda com o cronômetro aberto para o quali. O top5 ficou com Salles, Urubatan, Monteiro, Mohr e Marcio Mauro. Pela classe Sport a pole ficou para Nelson Marcondes, em sétimo no geral.

GT3 Cup 2
Leo Sanchez surpreendeu com o melhor tempo na primeira série de voltas lançadas, à frente de Nelson Marcondes e Georgios Frangulis.
Depois de cinco minutos de treino os ponteiros passaram a se alternar. Primeiro Marcio Mauro desbancou a marca de Sanchez, depois Lucas Salles, Cristian Mohr e Urubatan Junior.
Então Salles baixou para 1:27.020. Mas Urubatan foi mais rápido logo a seguir Mohr também.
Confiante que sua marca renderia a primeira pole na categoria, o competidor do #3 recolheu para o box a cinco minutos da bandeirada. Urubatan fez o mesmo na volta seguinte.
E a ordem de largada para a primeira prova de sábado ficou com Mohr, Urubatan, Salles, Nelson Monteiro e Marcio Mauro. Nelson Marcondes, em oitavo, ficou com a pole na classe Sport.

As corridas
Carrera Cup – 1
A chuva cessou no intervalo entre a corrida da GT3 Cup e a abertura da prova da Carrera Cup, e, com isso, veio uma grande incógnita tanto para pilotos como para a direção de prova: largar com pneus Michelin slicks ou de chuva? Depois de analisar junto ao piloto consultor Max Wilson, o estafe da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e o time de engenharia da Porsche Cup, os carros que foram para o grid com pneus de chuva trocaram para slicks antes da largada.
Como na prova da GT3 Cup, o início da prova foi sob regime de safety car para que os pilotos se adaptassem às condições de aderência com os pneus slicks com a pista secando mas ainda úmida. Depois de seis voltas sob regime de safety car e dez minutos de prova, a direção de prova agitou a bandeira vermelha e interrompeu a prova. Todos os carros voltaram aos boxes e colocaram novamente os pneus de chuva.
Depois de duas voltas de apresentação, com os carros calçados com pneus de chuva, o safety car deixou a pista faltando menos de 12 minutos para a abertura da última volta, ou seja, metade da distância originalmente prevista para a corrida. O primeiro a chegar em alta velocidade na freada para a primeira curva foi Seripieri, que escapou, e Neugebauer assumiu a liderança, com Paludo em segundo.
Outra disputa acirrada na primeira volta sob bandeira verde foi entre Mauro e Hahn. A briga começou na reta principal e terminou na parte final do circuito. Um pouco mais atrás, Elias rodou ao lado de Mello, Ziemkiewicz chegou a atingir os carros de raspão, mas seguiu. Na segunda volta efetiva de corrida, Paludo encostou em Neugebauer e começou a pressionar o piloto Shell pela liderança. O top5 era completado por Kaesemodel, Müller e Mauro. Billi liderava a classe Sport, em décimo no geral.
Na quinta volta, Müller caiu de quarto para sexto, com JP subindo para quarto, à frente de Hahn, que naquele momento ocupava o último lugar no pódio. Logo depois, Werner teve dificuldade no “S” de baixa e permitiu a aproximação de Paludo. O líder do campeonato tentou uma tomada por fora na Curva Zero para ter mais ação na entrada da reta, e os dois foram alternando o traçado até o fim da curva 2. Com isso, Kaesemodel chegou nos dois, mas Werner segurou a ponta.
Na volta 8, Hahn conseguiu uma bela manobra sobre Mauro e assumiu o quarto lugar. Duas voltas depois, Neugebauer livrou uma certa distância de Paludo, mas uma rodada de Pizii na curva 3 lançou a incógnita sobre a necessidade do safety car. Pizii conseguiu tirar o carro da posição de risco e o levou para um ponto mais seguro.
Mesmo assim, a direção de prova acionou o safety car e, com isso, neutralizou a disputa pela liderança. Werner venceu à frente de Paludo, Lico, Hahn e JP. Em nono no geral, Billi ganhou a classe Sport, à frente de Ziemkiewicz, Mello, Toni e Pizii.

GT3 Cup – 1
A chuva começou a cair depois da classificação, antes da largada, e trouxe uma condição que os pilotos ainda não tinham enfrentado na etapa: com a pista molhada. Como a água era muita, além de determinar os pneus Michelin para pista molhada, a direção de prova decidiu iniciar a prova sob regime de safety car.
A bandeira verde veio depois de três voltas com o safety car na pista. Urubatan Jr. ultrapassou Lucas Salles antes mesmo da primeira freada. Quem também largou bem foi Chico Horta, que pulou de décimo para sexto. O arrojo de Urubatan cobrou seu preço quando os carros chegaram ao miolo: o carro #1 destracionou e saiu rodando; Lucas Salles, que vinha logo atrás, também perdeu o traçado e, com isso, a liderança. Márcio Mauro assumiu a ponta, à frente de Christian Mohr e César Urnhani.
O safety car foi acionado para o resgate do carro de Ayman Darwich, batido na curva zero, mas antes de a velocidade ser controlada por todos os carros, Marco Billi também perdeu o carro e rodou no mesmo trecho em que Urubatan havia escapado na primeira volta sob bandeira verde.
Depois de apenas uma volta com bandeira verde, a ordem indicava Mauro, Mohr, Urnhani, Salles e Nelson Marcondes, este liderando na classe Sport. A relargada veio na abertura da oitava volta, e Mauro sustentou a ponta, enquanto Mohr segurou os ataques de Urnhani, com Salles mais atrás.
A disputa pelo segundo lugar continuou intensa na volta 9, com Urnhani mergulhando por dentro na curva 1, mas Mohr se defendeu bem, e Salles se aproximou da briga, assim como Marcondes. A pressão sobre Mohr surtiu efeito, com este escapando na entrada da Junção. Com isso, Urnhani passou para segundo.
No mesmo trecho, um pouco atrás, um contato entre Eduardo Menossi e André Gaidzinski fez o carro #14 escapar da pista, mas não foi necessário o acionamento do safety car. Salles, por sua vez, continuava determinado a retomar a segunda posição, pressionando muito Urnhani, e com Marcondes meio segundo atrás, e Mohr ocupando o quinto lugar.
Na volta 11, Salles atacou por dentro da curva 1, Urnhani fez o traçado defensivo, e na fechada de porta, Lucas quase rodou. Com isso, Marcondes chegou, e a disputa passou a ser pelo terceiro lugar. Na volta seguinte, eles inverteram o posicionamento, com Salles por fora e Urnhani por dentro. Houve o contato entre os carros, e ambos foram para a área de escape. Marcondes herdou o segundo lugar, mas os dois voltaram para a pista, com Mohr em terceiro, Leo Sanchez em quarto e Nelson Monteiro em quinto.
Na volta 13, Sanchez assumiu o terceiro lugar no geral ao passar Mohr. Mais atrás, Georgios Frangulis e Monteiro tiveram uma outra disputa. Frangulis colocando por dentro, levou o “X” e conquistou o quinto lugar na sequência após contato porta com porta. A seguir porém o carro #88 perdeu posições.
Na última volta, Mauro administrava uma vantagem de 1s5 sobre Marcondes, com Sanchez isolado em terceiro e uma intensa disputa pelos últimos lugares no pódio entre Mohr, Monteiro, Salles e Marco Billi. Os carros chegaram a formar um “three wide”. Mas no fim, as posições do top5 ficaram com Mauro, Marcondes, Sanchez, Mohr e Monteiro.
Na classe Sport Marcondes venceu novamente, seguido por Sanchez, Ramon Alcaraz, Paulo Totaro e Danilo Menossi.

O que eles disseram:
“Foi uma corrida desafiadora, não pudemos mexer nos ajustes depois de trocar de pneu, então estávamos com configuração do carro para a pista seca, o que deixou o carro muito agressivo na pista molhada. Foi difícil guiar nessas condições. Foi uma corrida difícil, mas deu para trazer até o final e conseguir a vitória.”
Werner Neugebauer

“Foi uma prova muito boa. Vi que os três primeiros saíram e consegui administrar a diferença. No final o Marcondes apertou um pouco, mas deu para me manter na liderança. Agora vamos focar para conseguir um bom resultado amanhã também. Em cinco anos de Porsche foi minha primeira vitória. Depois de vários segundos lugares ela finalmente veio. Foi um momento inesquecível para mim. O grande desafio foi se manter na pista e administrar a vantagem.”
Marcio Mauro

“Classificação muito complicada, difícil achar o acerto do carro. Depois a tarde mudou tudo, quando chove muda tudo em termos de acerto de carro. Procurei fazer uma prova limpa, sem cometer erros e com tranquilidade, sempre pensando no campeonato”
Maurizio Billi

“Desde ontem eu estava torcendo pela chuva. Não estava me adaptando bem ao traçado aqui em Goiânia. Não estava contente com o meu desempenho aqui, e essa chuva veio para me ajudar muito, até porque estamos com um bom desempenho na chuva. Estou feliz demais com esse segundo lugar na geral e vitória na categoria, principalmente pela vantagem nos concorrentes diretos. Agora vamos descansar e pensar nas próximas duas corridas de amanhã.”
Nelson Marcondes

“Estou muito feliz pelo resultado, considerando as circunstâncias de chuva e pista seca. Acabei fazendo a corrida na chuva com o acerto para seco, o que foi um grande desafio. Tinha que lutar para permanecer na pista e ao mesmo tempo tentar atacar o Werner. Eu era mais rápido em alguns trechos, ele em outros, então foi uma prova muito interessante. Fico feliz pelo segundo lugar e tenho que parabenizar o Werner pela vitória. Pensando na pontuação do campeonato, foi uma prova excelente.”
Miguel Paludo

“Foi uma prova boa. O clima deu uma mudada do quali para a corrida. Estava pensando em andar na chuva e ela veio. Consegui um bom resultado, está dando sorte correr de sexta-feira na Cup. Amanhã vamos para mais duas boas corridas e fechar essa etapa com um resultado positivo.”
Leonardo Sanchez

“A gente veio desde ontem desenvolvendo o carro. O time todo está de parabéns e fico contente porque a evolução veio a cada fez que fomos para a pista. No quali da corrida 2 o carro estava em seu melhor momento e eu acho que foi o meu melhor também nos treinos. Estou muito contente com a pole para a corrida 2.”
Cristian Mohr

Resultados
Quali 2 – Carrera Cup
1. Enzo Elias 1:23.510
2. Werner Neugebauer +0.057
3. Luca Seripieri +0.362
4. Lico Kaesemodel +0.364
5. JP Mauro +0.434
6. Miguel Paludo +0.581
7. Marçal Muller +0.611
8. Pedro Boesel +0.713
9. Christian Hahn +0.746
10. Rodrigo Mello* +0.815
11. Pedro Aguiar +0.878
12. Alceu Feldmann +1.100
13. Rodolfo Toni* +1.421
14. Renan Pizii* +1.539
15. Rouman Ziemkiewicz* +2.019
16. Maurizio Billi* +2.157
*Classe Sport

Quali 2 – GT3 Cup
1. Cristian Mohr 1:26.730
2. Urubatan Jr +0.124
3. Lucas Salles +0.290
4. Nelson Monteiro +0.640
5. Marcio Mauro +0.766
6. Zeca Feffer +0.770
7. Cesar Urnhani +0.876
8. Nelson Marcondes* +0.881
9. Georgios Frangulis* +0.931
10. Francisco Horta +0.980
11. Marco Billi +1.068
12. Eduardo Menossi* +1.247
13. Leonardo Sanchez* +1.308
14. Ayman Darwich* +1.342
15. André Gaidzinski* +1.621
16. Ramon Alcaraz* +2.024
17. Danilo Menossi* +2.262
18. Pauto Totaro* +2.691
*Classe Sport

Corrida 1 – Carrera Cup
1. Werner Neugebauer +17:37.609
2. Miguel Paludo +0.383
3. Lico Kaesemodel +0.926
4. Christian Hahn +1.475
5. JP Mauro +1.582
6. Marçal Muller +3.112
7. Pedro Aguiar +3.649
8. Pedro Boesel +6.158
9. Maurizio Billi* +9.072
10. Enzo Elias 11.667
11. Rouman Ziemkiewicz* +38.500
12. Luca Seripieri +39.328
13. Rodrigo Mello* +47.165
14. Rodolfo Toni* +1:00.333
15. Alceu Feldmann -1 volta
16. Renan Pizii* -2 voltas
*Classe Sport

Corrida 1 – GT3 Cup
1. Marcio Mauro
2. Nelson Marcondes* +1.093
3. Leonardo Sanchez* +11.802
4. Cristian Mohr +17.468
5. Nelson Monteiro +17.676
6. Lucas Salles +17.965
7. Marco Billi +18.272
8. Zeca Feffer +19.363
9. Ramon Alcaraz* +19.579
10. Urubatan Jr +20.730
11. Pauto Totaro* +21.831
12. Danilo Menossi* +26.568
13. Eduardo Menossi* +30.972
14. Georgios Frangulis* +33.874
15. Cesar Urnhani +34.782
16. André Gaidzinski* +1:00.703
17. Francisco Horta +3 voltas
18. Ayman Darwich* DNF
*Classe Sport

Os Campeonatos
Carrera Cup
1. Miguel Paludo 156
2. Werner Neugebauer 109
3. Lico Kaesemodel 103
4. Marçal Muller 93
5. Pedro Boesel 91
6. Alceu Feldmann 90
7. Pedro Aguiar 86
8. Enzo Elias 78
9. JP Mauro 66
10. Luca Seripieri 60
11. Maurizio Billi 44
12. Rodrigo Mello 40
13. Christian Hahn 36
14. Rouman Ziemkiewicz 33
15. Rodolfo Toni 32
16. Ricardo Baptista 17
Fran Lara 17
Renan Pizii 17
19. Eduardo Azevedo 7

Carrera Cup Sport
1. Maurizio Billi 63
2. Rodrigo Mello 62
3. Rodolfo Toni 56
Rouman Ziemkiewicz 56
5. Fran Lara 30
6. Renan Pizii 28
7. Eduardo Azevedo 12

GT3 Cup
1. Nelson Marcondes 120
2. Nelson Monteiro 112
3. Zeca Feffer 106
4. Marco Billi 100
5. Lucas Salles 99
6. Marcio Mauro 81
7. Urubatan Jr 72
8. Eduardo Menossi 68
9. Leonardo Sanchez 63
10. Paulo Totaro 57
11. Cesar Urnhani 55
12. Ayman Darwich 41
13. Ramon Alcaraz 30
14. Danilo Menossi 28
15. Francisco Horta 27
16. André Gaidzinski 26
17. Georgios Frangulis 25
18. Cristian Mohr 21
19. SangHo Kim 14
20. Guilherme Reischl 6
21. Ricardo Fontanari 1
22. Bruno Campos 0

GT3 Cup Sport
1. Nelson Marcondes 75
2. Eduardo Menossi 62
3. Paulo Totaro 52
4. Leonardo Sanchez 49
5. Ayman Darwich 36
6. André Gaidzinski 32
7. Georgios Frangulis 26
8. Danilo Menossi 25
9. Sang Ho Kim 11
10. Ramon Alcaraz 8
11. Ricardo Fontanari 6
12. Bruno Campos 2

Por: Luis Ferrari

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade