Após nove anos como CMO da Mitsubishi, Fernando Julianelli tem como missão reformular a plataforma de marketing e negócios da Stock Car
A Vicar Promoções Desportivas, detentora do Campeonato Brasileiro de Stock Car, anunciou hoje a contratação de um reforço de peso para seu quadro executivo. Com grande experiência nos mercados publicitário, automotivo e esportivo, o paulista Fernando Julianelli assumiu o posto de Vice-Presidente Comercial e Marketing. A contratação está alinhada com a reformulação da Stock Car como plataforma esportiva, de marketing e negócios, que no início de setembro culminou com a aquisição da Vicar pelo fundo de private equity United Partners. Julianelli reforçará a estrutura da Vicar após convite feito por Carlos Col, Presidente da empresa. Sua missão será ampliar e modernizar a plataforma da Stock Car, criando novas oportunidades de negócios para as marcas, além de otimizar a gestão de marketing, comunicação e mídia. “A Stock Car é a maior categoria do continente, e reconhecida como uma das cinco mais competitivas do mundo. É um produto espetacular”, diz Julianelli. “Mas é também um grande desafio, que abraço com muito entusiasmo pois o potencial de expansão da plataforma além das corridas é enorme”, avaliou o novo Vice-Presidente da Vicar.Em 2019 a Stock Car comemorou quatro décadas de existência, sendo a mais longeva da história do automobilismo nacional.
Sobre Fernando Julianelli
O executivo ocupou o cargo de Chief Marketing Officer da Mitsubishi Motors do Brasil de 2012 até 2020. Com 27 anos de experiência em marketing, foi responsável por contas importantes em grandes agências de publicidade, como Lowe Loducca, Neogama BBH e África. Em 2003 tornou-se sócio da ReUnion Sports & Marketing, que nos anos seguintes se projetou como uma das principais agências de marketing esportivo da América Latina, administrando contas como RedBull, Lucky Strike, SKY, Mitsubishi, Petrobras, Mobil, Telefônica, Vivo, BMW/Mini, entre várias outras.A agência foi responsável por vários cases de sucesso do marketing esportivo brasileiro, como os XGames, ATP World Tour, Fórmula Indy no Brasil, Telefônica GT3, Mundial de Vôlei de Praia, Copa Renault Clio, Soccerex (convenção de negócios da FIFA), entre vários outros.Depois de vender a ReUnion para o Grupo ABC (atual Omincom), passou a comandar o marketing e comunicação da Mitsubishi. Em 2015, foi indicado ao Prêmio Caboré como profissional de marketing. Integrou também a lista do prestigiado prêmio promovido pelo The Internationalist, como um dos 50 melhores CMOs do mundo.
Stock Car
Criada em 1979, a Stock Car é a maior categoria automobilística do continente, reunindo os melhores pilotos do Brasil e participação especial de grandes nomes do exterior – diversos deles com passagem pela Fórmula 1. É o caso, atualmente, de Rubens Barrichello, Nelsinho Piquet e Ricardo Zonta.Em 2020, a categoria realizará 12 etapas nos principais autódromos brasileiros. Entre elas, tradicionalmente estão as provas que mais movimentas marcas e público no automobilismo sul-americano, como a Super Final (que tradicionalmente decide o campeão) e a Corrida do Milhão, que em 2020 teve seu prêmio integralmente revertido para entidades que combatem a pandemia de covid-19 em todo o paísA Stock Car conta com a participação de mais de 200 marcas e movimenta anualmente cerca de R$ 150 milhões entre investimentos no evento, equipes e pilotos.
Por: Rodolpho Siqueira / Bruno Vicaria