Após uma primeira etapa com um bom desempenho para um dos carros da equipe, a segunda rodada da Turismo Nacional BR, realizada neste fim de semana no Autódromo Zilmar Beux (Cascavel/PR) foi de muitos problemas para equipe ADESC (Associação Desportiva Santacruzense).
O Gol #197 de Luiz Sena Jr/Adriano Rabelo chegou à etapa utilizando restritor no motor (que diminui a entrada de ar e, por consequência, a potência) por força de regulamento, devido ao bom desempenho na primeira etapa, o que já deixava mais remotas as chances de vitória. Desta forma, conseguiram classificar o carro apenas na 17ª posição, terminando as corridas de sábado em 16º, 17º e finalizando a última com um acidente no qual foi colhido por outro carro que havia sido tocado. Os danos foram consideráveis, mas a equipe Auto Racing, responsável pela assistência de pista da equipe, trabalhou muito e colocou o carro de volta à pista para as três corridas do domingo. Na corrida 4, porém, houve quebra de motor, mas novamente o trabalho de equipe foi rápido e o carro voltou, finalizando em 20º a corrida 5 e, após alguns acertos, finalmente encerrou com um bom desempenho, finalizando em 8º após várias ultrapassagens.
“O restritor prejudicou muito nosso motor, conseguimos pontuar em algumas, e com a melhora do carro saímos de 20º e chegamos em 8º na última. Vamos para recuperação em Tarumã para não nos afastarmos muito dos líderes do campeonato”, disse Rabelo.
“Tivemos todos os tipos de problemas imagináveis, mas a equipe foi incansável e não desistiu, tentamos setups diferentes de alinhamento, troca de motor, de câmbio, então fica nosso agradecimento a todos, e também ao Governo do Estado do RS, que viabiliza nossa participação através do Pró-esporte”, disse Sena Jr, que completou: “Vamos trabalhar forte na próxima etapa, que será “em casa”, nossa equipe é forte, a dupla trabalha firme, então disputaremos este campeonato até o último ponto”.
Já o Gol #106 de Fernando Jr/Roger Sandoval teve Fernando fazendo as três corridas do sábado, devido a Sandoval estar disputando o Endurance Brasil no sábado no Velopark (RS), tendo ido a Cascavel para a disputa das três corridas de domingo. Tendo largado em 16º, a primeira corrida foi de recuperação, finalizando em 11º, em 10º a segunda e em 14º a corrida três. No domingo, Sandoval finalizou em 16º as corridas 4 e 5, conseguindo uma melhora de desempenho na última corrida, finalizando em 10º. A equipe apostou na troca do motor para melhora do desempenho.
“Não foram exatamente os resultados que esperávamos, mas conseguimos fazer alguns pontos importantes. Agora vamos correr em Tarumã, estaremos “em casa”, tanto equipe quanto pilotos, vamos com tudo”, disse o Fernando Júnior.
A próxima etapa será nos dias 28 e 29 de novembro, no Autódromo Internacional de Tarumã, em Viamão (RS).
A participação dos pilotos da ADESC é financiada pelo Estado do Rio Grande do Sul, através da Lei de Incentivo ao Esporte – Programa Pró-Esporte, projeto Turismo Nacional. MATVSUL e Xuk Bebidas são empresas parceiras da iniciativa.
Por; LF Assessoria/ Niltão Amaral