Piloto do New Onix #54 anotou 134 pontos neste final de semana e assume a vice liderança do campeonato.
O final de semana de Rafael Lopes (Motul Lubrificantes, Rei do Óleo – Marginal Tietê, Truckvan e Portal High Speed Brazil.) no Turismo Nacional em Cascavel não poderia ter sido melhor. Foram três vitórias e um segundo lugar em seis corridas disputadas durante todo o final de semana.
Durante os treinos o carro da equipe GT1-MP Competições já mostrou muito desempenho, tanto que Lopes marcou a pole position para a primeira corrida do final de semana com o tempo de 1.17.494.
Na primeira corrida Lopes partiu bem, mas, foi pressionado por Gustavo Magnabosco #63 e acabou perdendo a ponta para o adversário. Sem se abalar, o #54 seguiu forte na disputa fazendo volta rápida atrás de volta rápida. Cesar Bonilha #99, que vinha na terceira posição observava o desempenho do GM New Onix e começou a pressionar o piloto paulista.
Com menos de 10 minutos para o término da disputa, Lopes partiu pra cima de Magnabosco e volta após volta o piloto do #54 foi construindo a ultrapassagem até que faltando 4:40 minutos para o final da corrida o GM New Onix deixou o VW Gol para trás e rumou para a primeira vitória na temporada de 2020 do Turismo Nacional. Rafael Lopes em primeiro, Gustavo Magnabosco em segundo e a dupla Cardoso/Tambosco na terceira posição.
“Estava demorando para desencantar aqui no Turismo Nacional. Ganhei uma vez em Cascavel disputando outra categoria, mas neste final de semana finalmente aconteceu e tenho que agradecer a todos pelo grande empenho e envolvimento”, afirmou Rafael.
A segunda corrida do sábado, 10, não foi das melhores para Lopes. Partindo da 10° colocação em virtude da inversão do grid, o piloto do carro #54 iniciou com cautela a disputa mas acabou tendo problemas e abandonou a disputa. A vitória na segunda corrida ficou com Juninho Berlanda #17. Em virtude da quebra na segunda corrida, Lopes largou no final do pelotão na terceira corrida do dia e logo na primeira volta ganhou três posições atingindo a 21° colocação.
O avanço do #54 era tão grande que com menos de 13 minutos para o término da disputa o vencedor da primeira corrida do final de semana já ocupava a 15° colocação. Com 10 minutos para o término da disputa a entrada do safety car reagrupou todo o pelotão já com Lopes figurando no top-10.
Após a longa intervenção do safety car a relargada foi dada, mas um acidente na reta de chegada fez com que o carro de segurança voltasse ao traçado paranaense com 4:10 minutos para o término da corrida onde ficou até a bandeira quadriculada. A vitória ficou com Wanderson Freitas #77. Rafael Lopes terminou a corrida na oitava posição.
Já na manhã de domingo, 11, Rafael Lopes partiu para a primeira corrida da metade do pelotão e ao término da primeiro giro já ocupava a sétima posição. As voltas foram se passando e o #54 foi escalando o pelotão e com menos de 13 minutos para o término da corrida já estava no quinto posto.
Com 10 minutos para acabar, Lopes deixou Freitas para trás na reta oposta e assumiu a quarta colocação. Na volta seguinte, Rafael Barranco e Cesar Bonilha acabaram se tocando e espalharam, com isso o #54 ganhou mais duas posições e avançou para o segundo lugar. A liderança naquele momento era de Gustavo Magnabosco.
De olho na primeira posição, Rafael passou a fazer volta rápida atrás de volta rápida mostrando toda a força do GM New Onix da equipe GT1-MP Competições. Com menos de seis minutos para o término da corrida, Lopes assumiu a ponta deixando Magnabosco para trás. Com a disputa forte, Magnabosco assumiu a ponta da corrida faltando dois minutos para o término da corrida, mas na volta seguinte Lopes deixou o carro #63 para trás novamente no final da reta oposta. A partir daí o #54 tocou limpo para a segunda vitória no final de semana com Gustavo Magnabosco em segundo lugar e Rafael Barranco no terceiro posto.
A quinta corrida do final de semana foi tão emocionante quanto as anteriores. Partindo do sétimo lugar em virtude da inversão de grid, Lopes começou a escalar o pelotão em busca do pódio. Na ponta da disputa, Juninho Berlanda ditava o ritmo com Fabiano Cardoso na segunda posição. Lopes vinha na sétima posição.
Na segunda volta, Lopes já deixou Barranco para trás e assumiu o sexto posto. Na volta seguinte, faltando menos de 12 minutos para o término da corrida, Rafa Lopes deixou Fausto de Lucca para trás e assumiu o quinto posto. Com menos de 10 minutos, foi a vez de Gustavo Magnabosco ver Lopes passar no final da reta oposta e o #54 assumiu a quarta posição na disputa.
Na volta seguinte, com 7:35 minutos para o final da corrida, Lopes avançou mais uma posição deixando Lucas Inoue para trás. Terceira posição para o #54. Com o calor apertando em Cascavel, Lopes foi para cima de Juninho Berlanda na luta pela segunda posição e conseguiu a ultrapassagem. Perto dos três minutos finais, Lopes assumiu o segundo lugar, mas a distância para Fabiano Cardoso era grande e com o isso o GM Onix #461 venceu com o GM New Onix #54 de Lopes em segundo lugar e Juninho Berlanda fechou o pódio na terceira posição.
A última disputa do dia começou emocionante e com Rafael Lopes partindo na sexta colocação. No final da primeira volta, Pablo Alves acabou ficando pelo caminho e com isso o #54 colou nos ponteiros. Dois giros a frente Inoue, Barranco, Lopes e Berlanda entraram juntos na reta de chegada e em uma grande manobra no “bacião”, o #54 assumiu a segunda posição, logo atrás do Inoue.
Lopes chegou a assumir a ponta no miolo do traçado, mas no final da reta oposta o #89 voltou a primeira posição, numa disputa espetacular na categoria Super. Segundos depois, Lopes fez valer a força do seu motor Chevrolet e assumiu a ponta na entrada do “bacião”.
As voltas foram se passando e Rafael Lopes começou a abrir vantagem sobre os adversários que vinham lutando pelo segundo posto na disputa.
Com a vantagem conquistada, Rafa Lopes conquistou a terceira vitória na final de semana em Cascavel. Fausto de Lucca ficou com o segundo posto e com Juninho Berlanda no terceiro lugar.
“Um dos grandes fatores que nos fez conquistar bons resultados foi a nossa estratégia com relação aos pneus e isso nos deu condições de andar muito bem”. “Esse é o melhor carro de marcas que eu já guiei. Eu “vesti” o carro, pois ele vem e desenha as curvas e tem um acerto de chão incrível. Toda a equipe esta de parabéns hoje, pois me proporcionou um grande equipamento. Nós estamos aqui para sentar e acelerar o que é a nossa obrigação. Com um carro bom é nossa obrigação andar bem, se não tivermos um bom equipamento, nossa obrigação é fazer o nosso melhor então nessa vitória, todo o mérito vai para a equipe que me deu um carro para vencer a corrida”, afirmou Lopes em entrevista após a corrida à imprensa oficial da categoria.
“Não existe outra palavra para resumir esse final de semana, estou muito feliz e satisfeito com todo o desempenho obtido”, concluiu.
Rafa Lopes conquistou três vitórias, um segundo lugar e um oitavo posto, além de uma pole position e quatro voltas rápidas durante as disputas do final de semana anotando assim 134 pontos no campeonato do Turismo Nacional.
Com os resultados deste final de semana, Juninho Berlanda é líder do campeonato com 218 pontos, Rafael Lopes assume a vice liderança com 190 pontos conquistados. Rafael Barranco é o terceiro com 189 pontos e a dupla Tambasco/Cardoso são os quartos colocados com 172 pontos conquistados.
Rafael Lopes conta com o apoio da Motul Lubrificantes, Rei do Óleo – Marginal Tietê, Truckvan e do Portal High Speed Brazil.
Foto: Vanderley Soares
Por: Matheus Furlan / High Speed Brazil