Neste sábado (26/09), às 21h30 tem sessão gratuita nas redes sociais do Museu, CINEfoot e Acervo da Bola
Museu do Futebol e CINEfoot realizam mais uma sessão de filme pelas redes sociais dentro do projeto Cinema na Rede. Neste sábado (26/09) às 21h30 será exibido o documentário “Copinha – Um Sentimento”, dos diretores Carlos Guilherme Vogel, Fábio Erdos e Marcelo Engster. Às 20h esse trio vai conversar com torcedores sobre o futebol como fator de união quando se está fora de sua cidade natal e a importância de espaços como o Copinha para expressão do torcedor.
O filme narra a história de uma esquina de um dos bairros mais famosos do país, que se tinge de vermelho e branco e o sotaque gaúcho fala mais alto, fazendo ecoar os cantos da torcida do Sport Club Internacional. Um pequeno bar situado em Copacabana, no Rio de Janeiro, começa timidamente a reunir torcedores que, longe da terra natal, buscam um espaço para acompanhar os jogos do seu time.
Após alguns anos, mais que um ponto de encontro, o Bar Copinha revela-se um microcosmo que demonstra a paixão do brasileiro pelo futebol, e sugere que os sentimentos que se criam em torno dessa paixão vão muito além do fanatismo de qualquer torcedor.
A exibição de “Copinha – Um Sentimento”, faz parte do programa Cinema na Rede e também está inserida na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. As sessões têm apoio do Acervo da Bola.
Sessão nas seguintes redes:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook:
Ficha técnica do filme:
Direção, Roteiro e Produção: Carlos Guilherme Vogel, Fábio Erdos e Marcelo Engster
Direção de Fotografia: Fábio Erdos
Montagem: Marcelo Engster
Edição e Mixagem de Som: Lucas Piovesan
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.
Por: Museu do Futebol – Comunicação – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado