Liderança durante a maior parte da corrida, uma grande disputa, um acidente causado por óleo na pista e o segundo lugar na categoria GT3.
A Stuttgart Motorsport viveu sentimentos distintos ao longo das Quatro Horas de Curitiba, segunda etapa do Endurance Brasil 2020. Vencedores da prova de abertura realizada em Interlagos, Marcel Visconde e Ricardo Mauricio estiveram muito perto de vencer pela segunda vez neste ano. O acidente ocorrido a menos de dez minutos da bandeirada tirou o Porsche 911 GT3 R da luta pela vitória, que ficou com a dupla Xandinho Negrão/Ricardo Zonta.
A disputa entre o Porsche 911 GT3 R de Visconde/Mauricio e o Mercedes AMG de Negrão/Zonta durou toda a corrida. O carro de Negrão/Zonta começou na frente, sempre com o Porsche (nessa altura pilotado por Mauricio) a menos de meio segundo da liderança na GT3. Após a primeira rodada de pit stops, Visconde saiu na frente e manteve a posição até ser fechado por um retardatário e sair da pista. Visconde recolocou o Porsche na corrida, mas esse incidente deixou o carro de Negrão/Zonta com 11 segundos de vantagem. Parte desse tempo foi parcialmente descontado por uma entrada de safety car e, minutos depois, foi aberta nova rodada de pit stops. Mauricio voltou a pilotar o Porsche e sustentou uma vantagem média de 30 segundos até entregar o carro de volta a Visconde na terceira e última parada obrigatória.
Faltando menos de uma hora para a bandeirada, Visconde conduzia o Porsche com vantagem superior a 30 segundos. Negrão começou a descontar, deixando no ar a expectativa de uma disputa acirrada pela vitória nas voltas finais. A aproximação entre os dois líderes da GT3 foi precipitada por uma nova entrada de safety car. Na relargada, dada a dez minutos do fim, o Porsche manteve a liderança, mas Negrão tirou partido da maior potência de seu carro para se aproximar rapidamente.
O acidente que tirou o Porsche da corrida aconteceu na Curva da Vitória, quando Visconde, tendo Negrão muito próximo, iniciou a ultrapassagem sobre um retardatário. Havia óleo na pista e isso fez Visconde perder o controle do carro ao tracionar na saída da curva. O Porsche saiu de traseira e, após a tentativa de correção do rumo, rodou em direção ao lado externo da pista até bater no muro. Visconde saiu andando do carro e o safety car foi acionado mais uma vez, saindo a tempo de ser dada uma volta sob bandeira verde.
Mesmo sem receber a bandeira quadriculada, o Porsche 911 GT3 R de Visconde e Mauricio foi classificado em segundo lugar na categoria GT3 e em quarto na classificação geral. Nesta última, a primeira colocação ficou com o protótipo AJR da categoria P1, pilotado por Pedro Queirolo/David Muffato.
Sobre a Stuttgart Porsche
A Stuttgart iniciou suas operações como concessionária autorizada Porsche. Entre outubro de 1997 e junho de 2015, a empresa foi importadora oficial da marca alemã no Brasil. Nesse período, a Porsche aumentou significativamente sua presença no País. Atualmente, a Stuttgart Porsche opera oito concessionárias em São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro e Recife.
Sobre a Stuttgart Motorsport
A Stuttgart Motorsport é o braço esportivo da Stuttgart Porsche e tem um longo e vitorioso histórico de participação em competições. Sua conquista mais recente é o título do Campeonato Brasileiro de Endurance de 2017. Desde sua criação, em 1997, a Stuttgart Motorsport conquistou vitórias em provas tradicionais como a Mil Milhas Brasil e os 500 Quilômetros de São Paulo, além de ter participação em provas internacionais da IMSA (24 Horas de Daytona (1998) e da Le Mans Series (Mil Milhas de 2007).
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Por: Assessoria de Imprensa – Stuttgart Porsche – Luiz Alberto Pandini