Com início às 15h, nos canais do Facebook e Youtube do Museu, especialistas falam sobre o Orgulho 60 + e Qualidade de Vida
Museu do Futebol e Walking Football Brasil (WFB) realizam evento digital nesta quinta-feira (03/09), às 15h, nos canais do Facebook e YouTube do Museu. A proposta da live é conscientizar o público sobre a importância do Orgulho Prateado para romper os estereótipos sobre a população 60+ no Brasil, bem como tratar da importância das atividades físicas e alternativas para o movimento ativo neste momento de isolamento social, por conta da COVID-19. O evento tem apoio da farmacêutica EMS, parceira do Museu do Futebol, e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
A programação contará com apresentação da Walking Football: modalidade indicada para a população idosa e que vem sendo disseminada pela WFB no Brasil. Nela, é proibido correr, além do contato físico entre jogadores ser reduzido.
Participam do bate-papo: Ricardo Leme, diretor executivo eum dos fundadores da Walking Football Brasil (WFB); Demerval de Souza, coordenador do curso de Educação Física na UNIP e Gestor Técnico WFB; Prof. Dr. Egídio Dórea, médico, doutor em nefrologia pela USP e coordenador do Programa USP 60+ e diretor da Ativen Aging 2.0 Brazil, também membro do conselho consultivo da WFB e Daniel Magnanelli, graduado em Educação Física e supervisor do Núcleo Educativo do Museu do Futebol, onde coordena o projeto Revivendo Memórias #EmCasa.
No final do evento, o professor Rubens Teles, profissional de educação física da Walking Football Brasil, irá desenvolver uma atividade física e interativa com os participantes.
PROGRAME-SE! AGENDA:
Live Museu do Futebol e Walking Football Brasil
Data: dia 03 de setembro (quinta-feira)
Horário: às 15h
Disponível no Youtube e no Facebook do Museu do Futebol:
No Facebook:
Sobre o Walking Football Brasil
A WFB é uma organização da sociedade civil (OSC) responsável por trazer ao Brasil a modalidade esportiva Walking Football, com foco na prática do futebol voltada ao público 60+, disseminando e organizando o esporte no país. Atua diretamente com a população sênior no Brasil levando experiências para uma longevidade ativa. Promove a democratização da modalidade e a sua contribuição para o bem-estar e transformação social. Para mais informações, acesse: http://walkingfootballbrasil.org.br/
Siga os nossos perfis nas redes sociais: https://www.facebook.com/walkingfootballbrasil e no Instagram @walkingfootballbr
Sobre a modalidade Walking Football
É uma modalidade de futebol onde é proibido correr e o contato físico é reduzido, tornando o esporte mais inclusivo e acessível. Surgiu no Reino Unido para engajar a população acima de 50 anos, atuando como importante política pública, aumentando significativamente os níveis de bem-estar físico e emocional de seus participantes.
Sobre a parceria entre o Museu do Futebol e o Walking Football:
Desde 2019, o Museu do Futeboldesenvolve o projeto “Revivendo Memórias” em parceria com o Grupo de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do Hospital das Clínicas de São Paulo. O projeto visa o apoio no tratamento de pacientes com Alzheimer a partir de temas presentes na exposição principal do Museu e da mediação com seus Educadores.
No contexto da pandemia do Coronavírus, o “Revivendo Memórias” foi adaptado e ampliado passando a atender idosos, com ou sem Alzheimer, por videochamadas. Nos atendimentos individuais ou em casas de repouso para grupos, são estabelecidos diálogos e sugeridas atividades educativas para o despertar de memórias afetivas, visando contribuir para a redução da solidão, ansiedade e medo ocasionados pela COVID-19 e a necessidade de distanciamento social.
O projeto “Movimenta.Me” liderado pela Walking Football Brasil consiste na articulação de educadores físicos e de uma rede de parceiros a fim de disponibilizar conteúdos audiovisuais para que as pessoas, especialmente idosas, possam se exercitar e se conscientizar de forma remota dos benefícios da atividade física frente ao momento de isolamento social. (https://movimenta.me)
O Revivendo Memórias e o Movimenta.Me se uniram e estão levando aos núcleos de convivência de idosos, por meio de videochamadas realizadas em conjunto, atividades educativas do Museu e propostas de exercícios para o movimento ativo.
Sobre a EMS
Maior laboratório farmacêutico no Brasil, líder de mercado há 14 anos consecutivos, pertencente ao Grupo NC. Com mais de 55 anos de história e mais de cinco mil colaboradores, atua nos segmentos de prescrição médica, genéricos, medicamentos de marca, OTC e hospitalar, fabricando produtos para praticamente todas as áreas da Medicina. Tem presença no mercado norte-americano por meio da Brace Pharma, empresa com foco em inovação radical. A EMS também investe consistentemente em inovação incremental, em genéricos de alta complexidade e é uma das acionistas da Bionovis, de medicamentos biotecnológicos – considerados o futuro da indústria farmacêutica. A empresa possui unidades produtivas em Jaguariúna (SP); em Brasília (DF); em Hortolândia (SP), onde funcionam o complexo industrial, incluindo o Centro de Pesquisa & Desenvolvimento, um dos mais modernos da América Latina, e a unidade totalmente robotizada de embalagem de medicamentos sólidos; e conta também com a Novamed, localizada em Manaus (AM), uma das maiores e mais modernas fábricas de medicamentos sólidos do mundo. A EMS exporta para mais de 40 países – www.ems.com.br.
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia. O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.
MAIS INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
Walking Football Brasil – Comunicação
Ariane Cordeiro | imprensa@wfb.org.br 11 94530-0814
Por: Museu do Futebol – Comunicação – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado