No ano em que se completam 50 anos do tricampeonato mundial do Brasil, Museu do Futebol publica artigo com curiosidades sobre uma das amarelinhas usadas por Pelé
Conhecida por ser umas das camisas mais famosas do futebol mundial, uma das camisas 10 usadas por Pelé na Copa de 70 é o item mais querido pelo público no acervo do Museu do Futebol. Ela foi usada por Pelé no 1º tempo da final da Copa do Mundo, contra a Itália. Foi com ela que Pelé marcou, de cabeça, o primeiro gol do jogo, aos 18 minutos.
Como se trata de um item histórico, todo cuidado é pouco. Em artigo publicado no Medium, a equipe do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) conta “A biografia secreta daquela camisa 10”, como curiosidades sobre como uma disputa entre marcas de material esportivo, como a camisa chegou ao Museu do Futebol, detalhes sobre sua composição, além de toda a questão do cuidado e manuseio – poucas pessoas podem tocar a camisa, que “descansa” parte do ano na posição horizontal.
Leia aqui: https://medium.com/museu-do-futebol/
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#culturaemcasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –https://www.museudofutebol.org.br/pagina/exposicoes-virtuais
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.
Por: Museu do Futebol – Comunicação – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado