Programação deste sábado (22/8) começa às 20h com convidados que falarão sobre a várzea e o futebol solidário. Às 21h30 será exibido o filme “Eu sou Favela” no Facebook e YouTube do Museu
O Cinema na Rede deste sábado (22/8) destaca o futebol da quebrada com o documentário “Eu sou Favela” dos diretores Alex Gomes e Wellington Rilo. Mas o programa, realizado em parceria com o CINEfoot, começa um pouco antes, às 20h, com o bate-papo “A Várzea e o Futebol Solidário”. As exibições são gratuitas e acontecem no Facebook e YouTube do Museu do Futebol, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.
O bate-papo sobre futebol varzeano terá a participação de Otácilio Ribeiro, secretário geral do complexo esportivo do Campo de Marte; Maria Amorim, fundadora da Liga Feminina de Futebol Amador; José Roberto Andrade, presidente do Negritude FC; Karina Bispo, do Gladiadoras Veteranas FC e Leandro Farias, do Favela FC. A mediação será do jornalista Diego Viñas. Eles vão conversar sobre como o futebol amador se uniu mais uma vez para apoiar a comunidade num momento de crise – agora, da pandemia do coronavírus.
Já o documentário “Eu sou Favela” destaca a trajetória do A.E.C Favela Futebol Clube, time de várzea formado em 1996 no bairro do Jardim Miragaia, Zona Leste de São Paulo, por um grupo de amigos apaixonados por futebol. Com o passar dos anos, a comunidade que já realizava diversas ações sociais, é considerada hoje uma grande família. O filme traz à tona histórias de mais de 20 anos da associação, sua trajetória, o amor dos torcedores e principalmente o legado no futebol. Por meio de entrevistas e registros é possível viajar para o universo do futebol de várzea, conhecer uma paixão que passa de geração em geração que contagia e desperta admiração.
O programa Cinema na Rede também está inserido na campanha #CulturaEmCasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, que proporciona alternativas de lazer para a população durante o período de distanciamento social em vigor para o combate ao coronavírus. Este evento tem apoio do Itaú, patrocinador do Museu do Futebol por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e do Acervo da Bola.
Os filmes serão exibidos nos canais:
No Youtube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
No Facebook:
Sobre o Museu do Futebol – O Museu do Futebol está instalado em uma área de 6,9 mil metros quadrados sob as arquibancadas do Estádio do Pacaembu. É um espaço interativo, lúdico e multimídia, no qual a história do esporte mais popular do Brasil se confunde com a própria história do país.
O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e é gerido pelo IDBrasil, Organização Social de Cultura.
#CulturaEmCasa – A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a que pertence o Museu do Futebol, lançou a campanha #culturaemcasa para que todos os seus equipamentos culturais disponibilizem atividades online no período que durar a pandemia. Museus, bibliotecas, teatros e centros culturais estão temporariamente fechados como parte do enfrentamento à doença.
O Museu do Futebol tem 15 exposições virtuais disponíveis na plataforma Google Art&Culture, o banco de dados online do Centro de Referência do Futebol Brasileiro (CRFB) e continuará com novas iniciativas nas redes sociais.
MUSEU DO FUTEBOL NA INTERNET
Jogos e conteúdo educativo: educar.museudofutebol.org.br
Visita virtual Google Street View: https://url.gratis/Is0pb
Google Art & Culture –
Banco de dados do Centro de Referência do Futebol Brasileiro:
Medium: https://medium.com/museu-do-futebol
YouTube: https://www.youtube.com/user/museudofutebolspaulo/
PARCEIROS DO MUSEU
Um grande desafio para o Museu do Futebol é sua sustentabilidade. Parcerias são essenciais, pois ampliam sua atuação e levam a cultura e a educação a mais pessoas.
O Itaú é seu patrocinador. Seus parceiros de responsabilidade social são: Lojas Torra, EMS Farmacêutica, Banco Safra, Pinheiro Neto Advogados, Verde Asset, Grupo Luminae Energia e Andra Materiais Elétricos. Tem a Rádio CBN, Revista Piauí, UOL, Revista Cult, Dinamize e Guia da Semana como parceiros de mídia.
O Museu do Futebol conta com as Lei Federais de Incentivo ao Esporte e à Cultura e com o ProAC/ICMS.
Por: Museu do Futebol – Comunicação – Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado