Riffel se torna primeiro piloto a vencer mais de uma prova no campeonato e Jackson tem sua melhor etapa, Raphael De Leo segue sendo líder do campeonato
Mais uma vez a Sprint Challenge reservou altas emoções na noite de quarta feira. Assim como a Carrera Cup, a prova foi disputada no desafiador traçado de Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Marcos Riffel mostrou que seria um dos destaques da etapa logo no quali quando conseguiu a pole-position por mais de 0s5 do segundo colocado, Bruno Souza. O líder do campeonato, Raphael De Leo, largou da nona colocação.
Riffel dominou a primeira bateria, venceu de ponta a ponta. Durante a prova, uma das mais belas disputas até então no campeonato, quando líder e vice-líder chegaram a andar lado a lado de forma limpa. Melhor para Marcos Riffel em cima de Bruno Souza.
Os cinco mais bem colocados da primeira bateria foram: Marcos Riffel, Bruno Souza, Raphael De Leo, Lucas Alves e Jackson Resende.
Como já é de praxe, grid invertido para a segunda bateria da noite e José Mauro largou da posição de honra.
A segunda bateria foi muito movimentada. Mauro liderava até ser tocado por Eraldo Silva e capotar. Quem assumiu a primeira posição foi Jackson Resende. O líder mantinha bem sua liderança até ver Marcos Riffel em seu retrovisor. Riffel, que havia largado de 10º lugar já figurava na vice-liderança e atacava Resende. Os dois disputaram a posição por mais de uma volta. Chegaram a ficar lado a lado em boa parte de uma das voltas finais.
Jackson segurou a primeira posição e venceu pela diferença mínima, cruzando a linha de chegada poucos metros à frente de Marcos Riffel.
A segunda bateria ficou marcada por uma big one logo nas primeiras voltas que movimentou as primeiras posições do pelotão.
O top5 da segunda largada foi: Jackson Resende, Marcos Riffel, Raphael De Leo, Clemente Júnior e Felipe Iazzetti.
O grande pontuador e também grande destaque da etapa foi Marcos Riffel. Além da pole-position ele cravou a vitória na primeira bateria e por poucos metros não venceu a segunda bateria também. Com os resultados, Riffel somou 75 pontos que o deixaram na terceira posição da classificação.
O top5 do campeonato tem: De Leo (209); Souza (184); Riffel (180); Iazzetti (170) e Silva (166).
Próximo compromisso da Porsche Esports Sprint Challenge acontece daqui a duas semanas em Silverstone.
Na semana que vem, a Carrera Cup acelera novamente para sua quinta etapa que acontece também em Silverstone.
O Porsche Esports Program Brasil é uma iniciativa da Porsche Brasil em conjunto com a Porsche Cup Brasil, com patrocínio da TAG Heuer e parceria técnica com o IRB e-Sports.
As Corridas:
Marcos Riffel dominou o quali e largou da pole-position da primeira prova da noite. Bruno Souza largou da segunda posição. Mais uma largada na primeira fila para ele. Riffel conseguiu vantagem maior do que 0s5 para o segundo colocado.
A primeira bateria começou emocionante, Riffel conseguiu largar bem e manter a primeira posição. Já na primeira curva tivemos pilotos virados de cara para o pelotão. E na Eau Rouge uma big one no meio do pelotão que prejudicou mais de cinco carros.
Ao fim da primeira volta, Riffel já mantinha diferença superior a 1s do segundo colocado.
Com cinco minutos disputados, Riffel liderava a corrida, perseguido por: Bruno Souza, Jackson Resende, Bruno Bonagura e Raphael De Leo.
Theo Manna perde posições no pelotão após abusar das zebras de Spa, o piloto caiu para a 11ª posição.
Souza e Rezende disputavam a segunda posição. Quem se beneficiou desse duelo foi o líder Marcos Riffel que abriu vantagem que girava na casa de 1s5 para os dois concorrentes mais próximos.
Eraldo Silva e Emanuel Santos, que largaram do fundo do grid, já figuravam na parte intermediaria do pelotão. Com metade da prova já percorrida, Eraldo já havia conseguido 10 posições e Emanuel 15 posições.
Com 15 minutos disputados, a briga mais intensa da corrida era pela sétima colocação. Sete pilotos apareciam com diferença de 2s entre eles. Os envolvidos eram: Carlos Amorim era o sétimo colocado no momento.
Bruno Bonagura assumiu a terceira posição que pertencia a Jackson Resende. Bonagura abriria caça ao segundo colocado Bruno Souza.
Raphael De Leo também ultrapassou Resende para assumir a quarta posição.
Bruno Souza mergulhou para tentar tomar a primeira posição. Riffel e Souza andaram lado a lado por praticamente uma volta completa. Riffel conseguiu manter a posição.
A disputa entre os líderes foi ótima para Bonagura que conseguiu tirar 2s para Bruno Souza.
Bonagura e De Leo andavam muito próximos na última volta da primeira bateria da noite. De Leo assumiu a terceira posição nos últimos metros para fechar a primeira bateria no pódio.
Marcos Riffel venceu a primeira bateria com Bruno Souza em segundo. Raphael de Leo completou o pódio.
Riffel foi o primeiro piloto a vencer mais de uma bateria no campeonato até então.
Com a inversão de grid, quem largou da posição de honra na segunda bateria foi José Mauro.
Largada segura na segunda bateria. José Mauro manteve a primeira posição. Eraldo Silva mergulhou bem para assumir a segunda posição na primeira curva.
Eraldo Silva mergulhou para a primeira posição e encontrou José Mauro. O líder capotou e Eraldo perdeu diversas posições. Jackson Resende se beneficiou e assumiu a liderança da prova.
Com cinco minutos de prova, Jackson Resende liderava a prova. Clemente Júnior era segundo, Raphael De Leo, Marcos Riffel e Emanuel Santos completavam o top5 naquele momento.
Marcos Riffel pulou para a segunda colocação e abriu caça ao líder Jackson Resende.
Raphael De Leo também ultrapassa Clemente Júnior e assume a terceira posição.
Emanuel Santos, Diego Carmo e Felipe Iazzetti disputavam a quinta colocação com 10 minutos passados da bateria final da noite. O principal beneficiado dessa disputa foi o quarto colocado, Clemente Júnior, que abria vantagem da briga.
A disputa pela quinta posição seguia sendo a mais emocionante da corrida. Iazzetti assumiu a sexta posição de Bruno Bonagura depois de bela manobra.
O líder, Jackson Resende já abria vantagem de mais de 1s para o segundo colocado.
Dois giros depois, Marcos Riffel chegou no líder e abriu disputa pela primeira colocação da prova.
Riffel seguia andando muito perto de Resende. O segundo colocado esperava o momento exato para concretizar a manobra e assumir a dianteira do pelotão.
Jackson Resende abriu a última volta com Riffel emparelhado. Na primeira curva, Riffel passou um pouco da freada e deu certa folga ao líder.
Jackson Resende vence a segunda bateria com Marcos Riffel colado em sua traseira. Fecharam o top5: Raphael De Leo, Clemente Júnior e Felipe Iazzetti.
O que eles disseram:
“Consegui andar bem na primeira corrida, mas infelizmente tive que pagar um drive thru por conta de um toque. Na segunda me livrei bem da confusão e achei que tivesse vida confortável, mas o Riffel apertou e me fez brigar cada metro por essa vitória.”
Jackson Resende
“Que prova! Consegui mais um bom quali e larguei da primeira fila. Queria parabenizar o Riffel pela volta voadora. Consegui um bom resultado pro campeonato. Em alguns momentos fiquei lado a lado com o Riffel e fizemos uma disputa muito limpa durante a primeira prova. Na segunda infelizmente danifiquei um pouco o carro, mas consegui segurar um p9 ainda”
Bruno Souza
“Estou muito feliz. Mais uma vez atingi meu objetivo de manter a liderança da competição. Me qualifiquei mal para a primeira corrida, não consegui me adaptar a pista e andar no ritmo dos dois líderes. Consegui me manter na disputa e fechar em P3. Comemorei muito a posição. Na segunda corrida tive essa mesma mentalidade de conseguir bons pontos para o campeonato. Mantive meu ritmo até o final e consegui dois P3.”
Raphael De Leo
“Quero parabenizar o Bruno Souza pela bela disputa que tivemos na primeira corrida. Foi uma prova que podemos andar lado a lado de forma limpa. O upgrade do equipamento deu um bom resultado. Consegui encaixar a volta rápida logo na primeira tentativa. Torci para o Jackson atacar o Bruno e eu ter um pouco de liberdade na liderança. Na segunda consegui uma boa prova. Cheguei na segunda posição e tentei abrir a disputa pela liderança, mas o Jackson defendeu muito bem e terminou na minha frente. Objetivo é chegar vivo na última etapa para poder ter chances de ser campeão.”
Marcos Riffel.
Resultados:
Corrida 1:
1.Marcos Riffel
- Bruno Souza
- Raphael De Leo
- Lucas Alves
- Jackson Resende
6.Theo Manna
- Carlos Amorim
- Eraldo Silva
- Clemente Júnior
- José Mauro
Corrida 2:
1.Jackson Resende
- Marcos Riffel
- Raphael De Leo
- Clemente Júnior
- Felipe Iazzetti
- Diego Carmo
- Lucas Trindade
- Felipe Rezende
- Bruno Souza
- Emanuel Santos
Campeonato (top10):
1.Raphael De Leo – 209 pontos
- Bruno Souza – 184
- Marcos Riffel – 180
- Felipe Iazzetti – 170
- Eraldo Silva – 166
- Bruno Bonagura – 161
- Carlos Amorim – 129
- Lucas Freitas – 116
- Rogério Neto – 113
- Lucas Trindade – 112
Por: Luis Ferrari