Quarenta carros dentro de meio segundo – categoria de entrada do maior campeonato de automobilismo virtual do Brasil realiza sua etapa inaugural nessa quarta, às 21h
A Porsche Esports Sprint Challenge dá largada para seu primeiro campeonato nesta quarta-feira às 21h em Interlagos com a promessa de replicar nas pistas virtuais a altíssima competitividade característica da Porsche Esports. A seletiva para o campeonato registrou mais de 70 pilotos no mesmo segundo, com diferença de meros 0s425 entre o líder e o 40º classificado.
É uma consequência direta do setup fixo dos Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport. Na classe para pilotos com pontuação no iRating inferior a 3.000 pontos, o espírito do regulamento é justamente mandar para pista os competidores em igualdade de condições. Ou seja: uma competição de pilotos e não de carros. Essa diretriz está 100% em linha com o conceito da Porsche Cup, categoria monomarca e monogestão que há 15 anos se notabiliza por fornecer aos competidores equipamentos rigorosamente idênticos.
As corridas desta quarta-feira serão as primeiras com o Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport dentro dos eventos oficiais do Programa Porsche Esports Brasil. No ano passado, a pioneira temporada dos carros de competição mais produzidos no planeta disputando um campeonato virtual chancelado pela respectiva categoria real, foi disputada apenas com os Porsche 911 GT3 Cup -os mesmos modelos da Porsche Cup e que em 2020 competem exclusivamente na classe Esports Carrera Cup, para pilotos profissionais com iRating superior a 3.000 pontos e setup aberto.
As corridas com os Porsche 718 Cayman GT4 Clubsport seguem o mesmo padrão adotado na Porsche TAG Heuer Esports Supercup, campeonato mundial em que realizam os eventos suporte.
A programação de todas as etapas do Programa Porsche Esports Brasil determina duas baterias de 30 minutos. A primeira tem o grid estipulado pelo resultado do quali e vale 50 pontos ao vencedor. A segunda tem inversão das dez primeiras posições do grid em relação ao resultado da primeira e premia o vencedor com 30 tentos.
A transmissão é realizada no site oficial PorscheEsports.com.br, com abertura do sinal sempre às 21h, e também pelos canais:
– Porsche Cup no Youtube (youtube.com/PorscheCupBrasil)
– Porsche Esports no Twitch (twitch.tv/PorscheEsportsBrasil)
– Porsche Esports no Facebook (facebook.com/PorscheEsportsBrasil)
– site oficial do Motorsport.com
Além da transmissão da rodada dupla de Interlagos, como ocorre em todas as provas virtuais da temporada 2020, a jornada da Porsche Esports Sprint Challenge terá ampla cobertura dos canais dedicados aos maior evento de automobilismo virtual do Brasil. Na terça-feira, às 19h30, será exibido o Warm Up Porsche Esports no canal do Twitch da categoria, com apresentação prévia da etapa e a expectativa dos principais nomes do grid. Na quinta, também no Twitch às 19h30, será veiculado o programa Pódio Porsche Esports, com análise de todos os lances das provas da véspera e entrevistas dos competidores.
Serão mais 11 semanas seguidas de corridas virtuais, alternando uma para a Carrera Cup e outra para a Sprint Challenge.
O Porsche Esports Program Brasil é uma iniciativa da Porsche Brasil em conjunto com a Porsche Cup Brasil, com patrocínio da TAG Heuer e parceria técnica com o IRB e-Sports.
Calendário
1º de julho – Interlagos – Sprint Challenge
8 de julho – Le Mans – Carrera Cup
15 de julho – Nurburgring – Sprint Challenge
22 de julho – Barcelona – Carrera Cup
29 de julho – Montréal – Sprint Challenge
5 de agosto – Spa-Francorchamps – Carrera Cup
12 de agosto – Spa-Francorchamps – Sprint Challenge
19 de agosto – Silverstone – Carrera Cup
26 de agosto – Silverstone – Sprint Challenge
2 de setembro – Monza – Carrera Cup
8 de setembro – Daytona – Sprint Challenge
Por: Luis Ferrari