A Renault do Brasil está desenvolvendo diversas ações para diminuir os impactos do coronavírus (COVID-19) no país, que vão desde a arrecadação de alimentos e geração de renda para a comunidade por meio do Instituto Renault até a recuperação e manutenção de ambulâncias do SIATE (Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência do Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná) e de respiradores mecânicos de hospitais do estado que estavam fora de operação.
Ao todo, dez ambulâncias que não estavam sendo utilizadas pelo SIATE por necessidade de manutenção foram entregues e voltaram a operar no Paraná. Para realizar os serviços, a Renault está fornecendo as peças necessárias e as concessionárias estão disponibilizando oficinas e mão-de-obra sem custos para o Estado.
“Sabemos da importância destes veículos e temos muito orgulho de poder contribuir para que eles continuem ajudando e salvando muitas vidas. A parceria com as concessionárias do grupo está sendo fundamental para o sucesso da ação”, afirma Gustavo Ogawa, diretor de Pós-Venda da Renault do Brasil.
Além das ambulâncias, a Renault também já recuperou e entregou onze respiradores mecânicos que estão ajudando no tratamento de pacientes com a Covid-19. A iniciativa faz parte de uma campanha nacional organizada pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). Os equipamentos restaurados haviam sido descartados ou necessitavam de manutenção para viabilizar sua utilização.
“A manutenção dos respiradores representa um grande desafio, pois a tecnologia é diferente da que lidamos do dia a dia. Também há uma grande responsabilidade, porque estes aparelhos vão salvar vidas. É muito gratificante poder fazer parte desta iniciativa. Espero que tudo isso passe logo para que possamos retomar nossas rotinas”, comenta Luciano Martins, colaborador da CIA (Curitiba Injeção de Alumínio) e membro da equipe de reparação dos respiradores.
Os respiradores recuperados já foram enviados para hospitais de Curitiba, União da Vitória, Campina Grande do Sul e Ponta Grossa, no Paraná.
Ações do Instituto Renault e colaboradores voluntários
Outras ações também estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Renault e colaboradores voluntários. O Instituto realizou a entrega de cestas básicas e itens de higiene para a comunidade da Borda do Campo, impactando cerca de 850 pessoas, além da gerar renda para famílias por meio da compra de máscaras descartáveis do projeto Casa da Costura, da Associação Borda Viva e do programa Supera, da Unilehu. Mais de 217 mil máscaras já foram encomendadas.
O Instituto Renault também cedeu três veículos para auxiliar a Casa do Zezinho, em São Paulo, a realizar entregas de alimentos e itens de higiene para as famílias de comunidades que não têm como se deslocar até a sede da instituição.
Os colaboradores da Renault também estão se mobilizando para fazer a diferença neste momento e já arrecadaram e distribuíram voluntariamente 797 cestas básicas e 600 frascos de álcool em gel para as comunidades Vila Pantanal, em Curitiba (PR) e Borda do Campo, em São José dos Pinhais (PR).
Cerca de 5,5 mil protetores faciais também já foram produzidos por colaboradores voluntários utilizando impressoras 3D e entregues para profissionais da saúde.
MOBILIZA RENAULT
Com o objetivo de valorizar as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Instituto Renault e voluntariamente pelos colaboradores, a Renault do Brasil está realizando a campanha “Mobiliza Renault”. A iniciativa busca estimular e dar voz a todos que estão se mobilizando para diminuir os impactos causados pelo coronavírus, divulgando os projetos que estão sendo desenvolvidos, para reconhecer e engajar cada vez mais pessoas. Todas as atividades serão comunicadas pela Renault em seus canais internos e externamente com a hashtag #MobilizaRenault.
Sobre o Instituto Renault
Fundado em 2010, o Instituto Renault já impactou mais de 740 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável.
No eixo Inclusão, o Instituto Renault apoia a Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. O Instituto também promove o Renault Experience, projeto que tem como objetivo estimular o empreendedorismo e a inovação entre universitários de todo o país na busca por soluções que facilitem o dia a dia da sociedade. Desde 2018, além da categoria Soluções de Mobilidade, foram criadas duas novas: Negócios Sociais e Desafio Twizy.
No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o Programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, presente de forma permanente em oito municípios do país: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital. O programa também desenvolve ações itinerantes em parques, shoppings e eventos. Cerca de 230 mil crianças já foram impactadas pela iniciativa. No mesmo eixo, a Renault já comercializou cerca de 300 veículos 100% elétricos no Brasil a empresas que possuem projetos relacionados à mobilidade zero emissão.
Por: Sala de Imprensa Renault do Brasil