Jovem curitibano participou da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing
Em parceria com a Stock Car, a Toyota lançou no final do ano passado a última fase da Academia de Jovens Pilotos. Após três etapas que consistiram de uma série de palestras, treinamentos e avaliações, os seis pilotos que participaram foram submetidos na ocasião aos exames práticos de pista executados por uma equipe de Stock Light. O curitibano José Luiz Muggiati Neto foi o aprovado na primeira edição do projeto e nesta segunda-feira (9) foi anunciada sua participação na temporada 2020 da categoria de acesso da Stock Car.
Reunindo seis jovens kartistas de destaque no cenário nacional, a Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing colocou em jogo uma vaga na Stock Light – um prêmio muito cobiçado entre as novas gerações de praticantes do esporte. Mais conhecido no kartismo simplesmente como Zezinho Muggiati, ao ser escolhido o piloto de apenas 16 anos conquistou uma bolsa equivalente a 65% do montante necessário para uma temporada completa na equipe Carlos Alves Competições, Assim, Muggiati terá o experiente chefe de equipe Carlos Alves como mentor e coach nesta primeira temporada.
“Ser o piloto escolhido foi a melhor coisa que aconteceu até agora na minha carreira”, comemorou Zezinho Muggiati. “Um dos meus sonhos era andar de Stock e, claro, parte disso é competir na Light. Então mal posso acreditar que está acontecendo já em 2020!”, completou o piloto curitibano.
Alto rendimento – A iniciativa faz parte do projeto da Toyota de ingressar no automobilismo nacional de alto rendimento. A partir de 2020 a fábrica japonesa também estará no grid da Stock Car, com oito unidades do modelo Corolla, fazendo sua estreia na principal categoria do esporte a motor brasileiro, considerada uma das mais competitivas do mundo. Entre os pilotos do novo bólido japonês estão os ex-F1 Rubens Barrichello e Ricardo Zonta.
O programa da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil foi realizado paralelamente com as últimas três etapas do campeonato da Stock Car de 2019, sendo encerrada na prova final, em Interlagos, com testes e avaliações dos kartistas no principal autódromo do país. Ao longo de todo este período, eles foram imersos e sabatinados no universo da Stock Car, com aulas e palestras sobre o trabalho dos engenheiros, funcionamento das equipes, aspectos de marketing e trato com a imprensa, além de avaliação física específica para o esporte ministrada pelo reconhecido especialista Vander Pereira.
Participaram do processo como palestrantes e instrutores os pilotos Ricardo Zonta, Felipe Giaffone e Paulo Carcasci, além do ex-engenheiro de Fórmula 1 e Stock Car José Avallone Neto. O projeto teve coordenação de Binho Carcasci, um especialista na transição dos kartistas para as provas de automóveis.
Muito respeito – Carlos Alves comandou a avaliação técnica final dos pilotos, que executaram testes ao volante de um carro de Stock Light em Interlagos. “Eu achei muito interessante e completo o formato escolhido pela Stock Car e a Toyota para executar este programa. Nunca houve na Stock Car algo parecido”, destacou Carlos Alves, que ficou bem impressionado com o empenho dos jovens kartistas. “Eu senti da parte dos meninos muito respeito pela Stock Light. Eles já vieram sabendo do grau de dificuldade que iriam encontrar na categoria”, destacou ele. “Os candidatos fizeram os testes em igualdade de condições, como meninos que ainda estavam no kart mesmo, e alguns deles surpreenderam por que se saíram muito bem”.
Alves também deixou clara a sua expectativa positiva em relação ao vencedor: “Eu vejo um grande potencial no Zezinho. Acredito que vai fazer uma grande temporada já neste ano”, ressaltou. “O Zezinho tem tudo para ser um ótimo piloto de Turismo. A equipe está bastante motivada por trabalhar com ele. E dentro do box isso faz bastante diferença”.
Na vitrine – Para a Stock Car, o projeto da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil abriu um novo horizonte para os jovens kartistas brasileiros. “Agora eles têm uma perspectiva interessante para a carreira: brigar para estar entre os selecionados para disputar a vaga que pode leva-los à Stock Car”, diz Carlos Col, dirigente da Stock Car e Stock Light. “E mais do que isso: o Zezinho será observado pela Toyota, patrocinadores e equipes ao longo do ano. É uma espécie de vitrine e isso também deve acontecer com os futuros eleitos da Academia. Só depende deles”, completa Carlos Col, destacando que a versão 2020 da Academia de Jovens Pilotos Toyota Gazoo Racing Brasil será anunciada em breve.
Por: Rodolpho Siqueira/Bruno Vicaria