Mudar de país nem sempre é fácil, mas para um atleta profissional é comum ter que se adaptar a diversos países, cidades, culturas e métodos de trabalhos diferentes. Há 5 meses Leonardo Tavares busca se adequar a todas as diferenças do continente asiático. Aos 23 anos o atleta foi contratado pelo Phnom Penh Crown, de Cambodia.
Carioca e com passagens pelas categorias de base de Botafogo e Flamengo, o goleiro chegou ao clube vendo como uma grande oportunidade profissional. Apesar de já ter experiencia no exterior, a Ásia é um desafio e tanto para o atleta.
Longe de casa, o goleiro se apegou no dia a dia de treinos, foram três meses de pré-temporada, recebeu elogios do grupo e da torcida, ganhou confiança, mas as dificuldades ainda são muitas. Alimentação, fuso horário, cultura, fazem parte do dia a dia de Léo, que aos poucos tenta lidar com todas as situações adversas.
“No primeiro mês foi bem difícil, ter que se acostumar com a forma de vida, alimentação e comunicação dificultaram bastante. Hoje já estou bem mais acostumado, consigo entender e falar melhor o inglês, o que me dá a possibilidade de me comunicar melhor com meus companheiros”
O atleta também tem que lidar com a ausência da família e amigos. A diferença de horário de Cambodia para o Brasil são de 10 horas, por esse motivo, muitas vezes Léo não consegue se comunicar com seus pais.
“Estar longe da família, amigos, é sempre bem complicado. Tem sempre aquele apoio, de estar junto, mesmo nos comunicando menos por conta do fuso horário. Mas essa é a minha vida, e não é a primeira vez que estou longe e nem será a última, foi isso que escolhi. Sei que onde estiver eles vão estar torcendo pelo meu melhor e estou aqui por eles também”
Oportunidade de atuar na Ásia e estrutura do Phnom Penh Crown
Seguindo em adaptação, Léo define essa oportunidade como valiosa. Para o goleiro, atuar no continente asiático é o sonho de muitos atletas, e que pode ser essencial para o amadurecimento tanto na parte pessoal quanto profissional.
“Essa foi uma ótima oportunidade na minha carreira, é muito valiosa para qualquer atleta, não pensei duas vezes quando recebi a proposta. Tenho muito a ganhar aqui, experiencia, amadurecimento, profissionalismo. Estou muito feliz de estar jogando na Ásia, por isso sigo trabalhando firme para poder dar saltos cada vez maiores”
Tavares ainda enaltece o país, toda receptividade dos asiáticos, da torcida, estrutura que o clube oferece aos atletas e toda diretoria do clube.
“Fui muito bem recebido quando cheguei aqui, tanto pelos torcedores quanto os jogadores, staff em geral… O clube tem uma estrutura boa pra trabalhar e seguir crescendo, todo atleta precisa de uma boa estrutura e aqui eu encontrei tudo… Espero retribuir sempre da melhor forma dentro de campo por tudo que eles me oferecem”
Com apenas 7 rodadas disputadas, o Phnom Penh Crown está na 7ª colocação com 9 pontos conquistados. No próximo domingo (18), a equipe de Léo tem um confronto direto diante do Soltilo Angkor.
Por: AMPA – Assessoria de Imprensa