– Em 8 anos de atuação, mais de 700 mil pessoas já foram impactadas
“O Instituto Renault se orgulha já ter alcançado cerca de 700 mil pessoas com três projetos consolidados, que são referência na área de Responsabilidade Social Empresarial no país e também para o Grupo Renault em todo o mundo. Os prêmios que recebemos ao longo dos oito anos de Instituto no Brasil coroam o que para nós é o mais importante: nosso papel de agente transformador na vida de milhares de pessoas”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.
As ações do Instituto Renault hoje estão concentradas em dois eixos, como parte da nova estratégia de Responsabilidade Social Empresarial do Grupo Renault (Mobilize): Inclusão e Mobilidade sustentável.
Inclusão
Dentro do eixo Inclusão está inserido o apoio à Associação Borda Viva, com foco em segurança alimentar, negócios sociais e negócios de impacto. A entidade sem fins lucrativos atende crianças, jovens e mulheres da região do bairro Borda do Campo, com três principais projetos:
Casa da Costura, que oferece capacitação e possibilidade de renda a mulheres assistidas pela associação com a produção de itens como bolsas, sacolas, nécessaires, entre outros artigos, desenvolvidos com materiais reciclados da Renault, como cintos de segurança e tecidos automotivos.
Cozinha Escola: por meio dessa iniciativa, a Associação oferece alimentação gratuita e nutritiva para crianças em idade escolar e que vivem em situação de vulnerabilidade social ou desnutrição na região.
Cozinha Comercial: mulheres da comunidade recebem treinamentos e comercializam refeições para a comunidade no restaurante da Associação Borda Viva. São quase 25 mil refeições comercializadas por ano. Além disso, as equipes trabalham também na produção bolos, pães, doces, salgados e sucos, entre outros quitutes típicos de serviços de coffee break, que são fornecidos, sob encomenda, para eventos em empresas.
O sucesso das iniciativas comerciais fez a receita da Associação Borda Viva se multiplicar seis vezes desde 2015. Quase 90 mil pessoas já foram beneficiadas com o apoio do Instituto à entidade.
Também neste eixo está o programa Renault Experience, que tem por objetivo promover o empreendedorismo e a inovação entre universitários com base no modelo de startups. O programa adotou o modelo atual em 2016 e, desde então, já recebeu a inscrição de 768 projetos dentro do tema Mobilidade, envolvendo quase 3000 estudantes de 131 instituições de ensino superior de 14 Estados brasileiros.
Mobilidade Sustentável
No segundo eixo, destaque para o programa educacional “O Trânsito e Eu”. Em seu formato tradicional, o programa começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam. Atualmente o Instituto tem minicidades permanentes em oito municípios: Arapongas (por meio de parceria firmada em agosto deste ano), Curitiba, São José dos Pinhais e Maringá, no Paraná; Pelotas (RS), além dos municípios paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara D’Oeste e da própria capital do Estado. Mais de 140 mil estudantes já foram alcançados pela iniciativa, que também é realizada em ações itinerantes em parques, shoppings e eventos.
Em Mobilidade Sustentável, o Instituto Renault também apoia e participa de uma série de ações com empresas e com o poder público que utilizem veículos elétricos. A empresa já comercializou cerca de 150 carros de sua linha zero emissão para iniciativas do gênero.