Estratégia inteligente coloca Lucas no alto do pódio na 8ª etapa da temporada
Mais uma vez o trabalho em equipe foi determinante em uma prova da Stock Car. Neste domingo (9), a Hero Motorsport desenhou uma estratégia específica para a primeira prova da rodada dupla da oitava etapa do Campeonato Brasileiro de Stock Car, realizada no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR). Com um carro muito bem acertado, Lucas Di Grassi sobrou na pista, mas “turbinou” suas chances de vitória na prova de abertura da rodada ao optar por não reabastecer durante o pit stop. A estratégia possibilitou a superação do então líder Felipe Fraga ainda nos boxes – um trabalho que Di Grassi completou a seguir impondo um ritmo muito forte, que não foi acompanhado por nenhum dos concorrentes. Lucas terminou a prova com a expressiva vantagem de onze segundos sobre o segundo colocado.
“Foi uma vitória fantástica também por que eu andei nessa pista pela primeira vez anteontem. Então, acho que nossa equipe trabalhou muito bem nessa adaptação. Nosso carro estava muito rápido e tenho certeza de que se não tivéssemos feito a ultrapassagem no box, ela aconteceria de qualquer forma nas voltas seguintes”, comentou o piloto da Hero Motorsport, que já havia vencido corridas nas demais etapas paranaenses de 2018, em Curitiba e Londrina.
“Mas a estratégia já estava combinada e calculada pela equipe para esta primeira corrida, então o time a seguiu de forma impecável. A ideia era me manter o mais próximo possível do Fraga na primeira parte da prova, para tentar surpreendê-lo ao não fazer o abastecimento – e com isso ganhar alguns segundos, o suficiente para a ultrapassagem. Tenho que agradecer à equipe Hero pelo ótimo pit stop de hoje. Essa foi minha terceira vitória no ano, estou muito feliz. O carro estava ótimo e tudo funcionou como o time havia planejado, de forma impecável”, resumiu Di Grassi.
Lucas largou em segundo e seguiu as orientações do time ao andar sempre próximo do pole Felipe Fraga na primeira metade da corrida. Com a abertura da janela de pit stops, a equipe Hero Motorsport manteve-se fiel ao plano traçado para a corrida e optou por não abastecer o carro, fazendo apenas a troca dos pneus do lado direito – os mais desgastados em Cascavel, que tem a maior parte das curvas para a esquerda. Fraga, no entanto, realizou um pit stop completo, também reabastecendo seu carro. E foi surpreendido pela velocidade com que Lucas voltou para a pista.
No entanto, na segunda corrida, que os dez primeiros do grid em posição invertida, Di Grassi abandonou logo na primeira curva: “Foi uma pena. Larguei de forma agressiva pelo lado de fora e peguei um trecho sujo. O carro perdeu aderência e passou direto. Com isso praticamente todo o grid me passou e a equipe achou melhor abandonar, por que teríamos um pit stop longo e, apesar da boa velocidade que tínhamos, seria difícil recuperar. Então achamos melhor poupar o carro e os pneus para a próxima etapa. O importante é que saímos daqui com mais uma vitória. Isso foi realmente sensacional”, resumiu Di Grassi.
A equipe Hero Motorsport comemorou bons momentos também com seus dois outros pilotos. Bruno Baptista, que aos 21 anos é o mais jovem competidor do grid, largou bem na primeira prova e travou um duelo emocionante com dois rivais bastante experientes e rápidos. “Foi uma briga bem legal com o Valdeno (Brito) e o Átila (Abreu). Foi uma disputa muito forte, mas sempre justa e limpa”, conta ele. “Infelizmente o Átila acabou batendo de forma involuntária na minha roda traseira direita. O impacto empurrou a carenagem para dentro e furou o pneu. Tive que ir ao box para fazer a troca e isso praticamente me tirou a possibilidade de chegar entre os dez melhores, talvez até no pódio”, detalha o jovem Baptista. O estouro do pneu acabou custando caro também na segunda prova, já que o piloto da Hero teve que largar do fundo do pelotão.
A primeira corrida de Esteban Guerrieri, piloto convidado pela equipe para a etapa de Cascavel, também foi marcada pela estratégia. O argentino largou apenas da 29ª posição, já que seu carro fora fortemente afetado por um acidente no último treino antes da definição do grid de largada – a equipe trabalhou forte para recuperar os danos, mas o Stock de Guerrieri não recuperou o bom comportamento que vinha apresentando. “Nossa meta na primeira prova foi poupar pneus e chegar o mais à frente possível, de forma que pudesse largar em uma boa colocação na segunda prova”, resumiu o argentino da Hero. “Terminei em 17º e na segunda prova pude impor um ritmo mais forte. O carro estava bem equilibrado dessa vez e não fosse um erro eu poderia ter terminado uma posição à frente nesta prova final. Terminei a segunda prova em 10º e fiquei relativamente contente. O fim de semana poderia ter sido muito melhor, não tivesse sofrido o acidente que acabou com a traseira do meu carro. Mas foi apenas minha primeira experiência nessa categoria super competitiva e gostaria de repeti-la em breve com a equipe Hero Motorsport”, completou o argentino.
A próxima etapa da Stock Car será disputada no dia 23 de setembro, no circuito do Velo Città, interior de São Paulo. Confira os resultados da oitava etapa:
Resultado da Corrida 1:
1. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – 39 voltas em 42min01s287
2. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 10s595
3. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 12s928
4. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 14s315
5. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – a 15s271
6. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 21s607
7. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 25s166
8. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 25s362
9. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 25s523
10. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 30s322
11. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 31s748
12. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 38s791
13. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 51s084
14. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 52s209
15. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 1min28s875
16. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 1 volta
17. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 1 volta
18. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 2 voltas
19. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 3 voltas
20. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 5 voltas
21. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 6 voltas
NÃO COMPLETARAM
22. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 11 voltas
23. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – a 16 voltas
24. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 21 voltas
25. 28 Galid Osman (Cavaleiro Sports) – a 21 voltas
26. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 23 voltas
27. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 23 voltas
28. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 30 voltas
29. 18 Allam Khodair (Blau Motorsport) – a 38 voltas
30. 30 Cesar Ramos (Blau Motorsport) – a 38 voltas
MELHOR VOLTA: Lucas Di Grassi, 1min02s332 (176,6 km/h)
Resultado da Corrida 2:
1. 51 Átila Abreu (Shell V-Power) – 31 voltas em 42min05s782
2. 4 Julio Campos (Prati-Donaduzzi Racing) – a 0s610
3. 8 Rafael Suzuki (Bardahl Hot Car) – a 0s887
4. 21 Thiago Camilo (Ipiranga Racing) – a 2s870
5. 0 Cacá Bueno (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s175
6. 65 Max Wilson (Eurofarma RC) – a 3s515
7. 88 Felipe Fraga (Cimed Chevrolet Racing) – a 3s751
8. 1 Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing) – a 4s642
9. 10 Ricardo Zonta (Shell V-Power) – a 5s192
10. 344 Esteban Guerrieri (Hero Motorsport II) – a 6s409
11. 80 Marcos Gomes (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 7s363
12. 46 Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team) – a 7s557
13. 29 Daniel Serra (Eurofarma RC) – a 8s098
14. 111 Rubens Barrichello (Full Time Sports) – a 8s917
15. 90 Ricardo Maurício (Full Time Sports) – a 8s972
16. 44 Bruno Baptista (Hero Motorsport) – a 10s134
17. 12 Lucas Foresti (Cimed Chevrolet Racing Team) – a 11s065
18. 110 Felipe Lapenna (Cavaleiro Contuflex) – a 11s865
NÃO COMPLETARAM
19. 3 Bia Figueiredo (Ipiranga Racing) – a 9 voltas
20. 33 Nelson Piquet Jr (Full Time Bassani) – a 11 voltas
21. 9 Guga Lima (Vogel Motorsport) – a 11 voltas
22. 77 Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team) – a 15 voltas
23. 116 Nestor Girolami (Bardahl Hot Car) – a 18 voltas
24. 70 Diego Nunes (Full Time Bassani) – a 23 voltas
25. 5 Denis Navarro (Cavaleiro Sports) – a 29 voltas
26. 11 Lucas Di Grassi (Hero Motorsport) – a 30 voltas
27. 83 Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport) – excluído
MELHOR VOLTA: Thiago Camilo, 1min02s795 (175,3 km/h)
Classificação do Campeonato:
1. Daniel Serra, 191 pontos
2. Felipe Fraga, 179
3. Max Wilson, 159
4. Marcos Gomes, 159
5. Rubens Barrichello, 142
6. Cacá Bueno, 141
7. Julio Campos, 128
8. Átila Abreu, 112
9. Ricardo Zonta, 99
10. Lucas di Grassi, 98
11. Thiago Camilo, 91
12. Gabriel Casagrande, 78
13. Cesar Ramos, 61
14. Rafael Suzuki, 52
15. Allam Khodair, 50
16. Lucas Foresti, 45
17. Ricardo Maurício, 35
18. Vitor Genz, 31
19. Felipe Lapenna, 30
20. Diego Nunes, 19
21. Antonio Pizzonia, 19
22. Denis Navarro, 18
23. Bia Figueiredo, 17
24. Guga Lima, 14
25. Nelson Piquet Jr, 13
26. Sérgio Jimenez, 10
27. Tuka Rocha, 7
28. Agustín Canapino, 5
29. Guilherme Salas, 4
30. Bruno Baptista, 4
31. Valdeno Brito, 3
32. Esteban Guerrieri, 3
33. Galid Osman, 0
35. Nestor Girolami, 0
Por: BestPR