Toque por trás tira carro da United Autosports da luta pela vitória nos EUA
O 4º lugar nas 6 Horas de Watkins Glen foi o melhor resultado entre os cinco brasileiros que disputaram neste domingo a terceira etapa do Campeonato Norte-Americano de Endurance, mas nem de longe serviu de consolo a Bruno Senna. Depois de liderar boa parte da prova junto com os companheiros britânicos Paul Di Resta e Phil Hanson, o Ligier LMP2 perdeu as chances de brigar pela vitória depois de receber um toque por trás do Oreca conduzido por Collin Brown quando defendia a segunda colocação a apenas dois segundos do ponteiro. “Foi um absurdo. O Di Resta levou uma pancada por trás e não aconteceu nada com quem bateu”, reclamou Bruno. A vitória ficou com outro Oreca, dividido por Stephen Simpson, Misha Goikhberg e Chris Miller.
Bruno não economizou críticas à direção de prova, que terminou com 10 dos 16 protótipos da classe principal com o mesmo número de voltas – 202. “Fiquei um tempão atrás do Oliver Jarvis, que estava atrasado, e nada de bandeira azul para ele sair da frente. O Di Resta também ficou preso e não fizeram nada. É muito difícil correr nos Estados Unidos porque toda vez que venho aqui acabo passando por algum tipo de problema como esse”, relatou.
Mesmo inconformado com o desfecho de uma corrida em que as possibilidades de vitória deram claras – em função do toque, Di Resta foi obrigado a fazer uma parada não prevista para trocar um pneu que perdia pressão e realizar reparos na traseira -, Bruno reconheceu que a equalização dos motores introduzida em Watkins Glen deu resultado. “Para nós, que não vínhamos bem, o balance of performance funcionou. E os Cadillac perderam desempenho”, lembrou. Segundo Bruno, no entanto, a filosofia vigente no automobilismo norte-americano também pesou. “Eles gostam de acionar a bandeira amarela para reagrupar os carros e fazer com que as provas terminem com os carros o mais próximo possível, pensando mais no espetáculo e menos no aspecto esportivo.”
Os melhores das 6 Horas de Watkins Glen:
1 – Stephen Simpson, Misha Goikhberg e Chris Miller, Oreca LMP2, 202 voltas
2 – Romain Dumas, Jonathan Bennett e Collin Brown, Oreca LMP2, a 1s954
3 – Juan Pablo Montoya e Dane Cameron, Acura DPi, a 2s096
4 – Bruno Senna, Paul Di Resta e Phil Hanson, Ligier LMP2, a 9s283
5 – Jordan Taylor e Renger Van der Zende, Cadillac DPi, a 12s158
6 – Filipe Albuquerque, Christian Fittipaldi e Gabby Chaves, Cadillac DPi, a 12s617
7 – Felipe Nasr, Mike Conway e Mike Curren, Cadillac DPi, a 12s817
8 – Simon Trummer, Robert Alon e Nelson Panciatici, Oreca LMP2, a 20s655
9 – Will Owen, Gustavo Yacaman e Sebastian Saaavedra, Ligier LMP2, a 1min00s247
10 – Harry Tincknell, Jonathan Bomarito e Spencer Pigot, Mazda DPi, a 1min13s100
Por: MF2 Serviços Jornalísticos