Segunda metade da temporada de sprint começa com grids muito justos em São Paulo
A crise logística decorrente da paralisação dos caminhoneiros e ameaça de falta de combustível para o comboio da Porsche Império Carrera Cup no trajeto até a Argentina motivou a troca do palco da quarta etapa de Termas de Río Hondo para Interlagos.
Mas, na Carrera Cup, quem festejou em São Paulo foram justamente os carros da Shell Racing, a fornecedora oficial de combustível para os carros de corrida mais produzidos no planeta.
No primeiro quali do dia, pela classe 3.8, Gaetano di Mauro mostrou que tem intimidade com a pista mais tradicional do País. Cravou sua terceira pole consecutiva, em uma tomada de tempo muito parelha, com nada menos que 9 carros separados por meio segundo.
A seguir foi disputada a classificação da Carrera Cup 4.0. E quem levou a melhor foi Lico Kaesemodel, campeão de 2016, também patrocinado pela Shell.
Ele ficou menos de dois décimos à frente de Miguel Paludo e Pedro Queirolo -respectivamente, segundo e terceiro colocados. A tomada também foi muito apertada, com 8 dos 10 carros da classe separados por menos de meio segundo.
Já pela GT3 Cup as provas de classificação repetiram os poles da última passagem da categoria por Interlagos, em maio. Chico Horta manteve o mascote da banda Iron Maiden no capô de seu carro e sai novamente na pole da 3.8. Assim como Tom Valle, que repetiu a performance na tomada de tempo da classe 4.0.
A programação da quarta etapa da temporada tem início marcado para 9h deste sábado, com a primeira bateria da Carrera Cup. As corridas são exibidas pelos canais Sportv e pelo canais oficiais da categoria no YouTube e Facebook, além do portal Grande Prêmio.
A jornada em Interlagos marca também os festejos pelos 70 anos da Porsche. Para celebrar a efeméride, a categoria montou no S do Senna a logomarca oficial do septuagésimo aniversário da marca, usando carros de rua e de competição.
Os treinos
Carrera Cup 4.0
A disputa pela pole position da principal categoria foi muito acirrada, com três pilotos se revezando na pole position. Mas no fim das contas, a primeira posição ficou com o maior pontuador das últimas duas rodadas duplas, Lico Kaesemodel.
Pedro Queirolo começou fazendo o melhor tempo, com 1m36s508, com JP Mauro ficando apenas um milésimo atrás dele. Constantino Jr assumiu a primeira posição com o tempo de 1m36s312, mas Lico confirmou a pole position, ao marcar 1m36s106. No fim, Miguel Paludo se aproximou, com 1m36s262, mas Kaesemodel manteve-se em primeiro.
Carrera Cup 3.8
Num treino muito equilibrado, com nove pilotos separados por 0s5, Gaetano di Mauro voltou a prevalecer e conquistou sua terceira pole position consecutiva em Interlagos. Mas no começo da sessão, quem deu as cartas foi Murilo Coletta, que cravou 1m40s489. Em seguida, ele foi superado por Vitor Baptista (1m40s458) e Marcelo Coletta (1m38s300).
Mas aí apareceu Gaetano di Mauro, que baixou para 1m38s383. Murilo Coletta chegou a recuperar a pole position, com 1m38s125, mas Di Mauro, depois de baixar para 1m38s064, foi o único a virar um tempo abaixo da casa de 1m38, ao marcar 1m37s960. Com uma punição de cinco posições vinda da etapa anterior, Murilo perde cinco posições, e o segundo lugar no grid ficou com Marcel Coletta.
GT3 Cup 4.0
Depois de uma manhã com o asfalto tendo pouca aderência, a pista melhorou à tarde e proporcionou uma boa disputa pela pole position. O primeiro a fazer uma boa volta foi Guilherme Heicshel, mas logo depois Adalberto Baptista liderou por um bom tempo, até ser superado por Tom Valle e Tom Filho, que passaram a se alternar na primeira colocação.
No fim do treino, Rodolfo Toni se colocou na segunda posição, mas não foi o suficiente para tomar a pole position de Tom Valle.
GT3 Cup 3.8
Paulo Totaro foi o primeiro a registrar um tempo competitivo no treino classificatório, mas depois acabou superado por Marco Billi. Mas na metade da sessão apareceu Chico Horta e fez o melhor tempo, dominando as ações até a bandeira quadriculada para fazer a pole position.
O que eles disseram:
“Tive problema na primeira etapa em Curitiba, mas fui o maior pontuador na segunda e na terceira. Isso me aproximou dos líderes e agora largando na pole espero descontar ainda mais pontos para lutar novamente pelo campeonato”
Lico Kaesemodel
“Foi muito bom, é um trabalho feito em todas as etapas. Acertamos bem o carro para cá, estou sempre bem confiante nessa pista. Começar com a pole position faz abrir o fim de semana mais tranquilo, mas temos de tirar alguns pontos no campeonato e vamos trabalhar para isso”
Gaetano di Mauro
“Esta pole foi mais apertada que a da etapa passada… E até me surpreendeu. Não treinei tão bem, a pista estava muito ruim de manhã e só agora no fim emborrachou, mas isso é coisa de Interlagos, sempre assim”
Tom Valle
“O Iron Maiden deu sorte na corrida passada! E eu descobri que tem mais fã do Iron Maiden do que torcedor do Flamengo e do Corinthians juntos. Fez um sucesso desgraçado! Gosto muito da banda e resolvi manter para dar sorte, e deu sorte!”
Chico Horta
Resultados
Carrera Cup 4.0
- Lico Kaesemodel 1:36.106
- Miguel Paludo 1:36.262
- Pedro Queirolo 1:36.288
- Constantino Jr. 1:36.312
- Werner Neugebauer 1:36.337
- Marçal Müller 1:36.344
- Ricardo Baptista 1:36.502
- JP Mauro 1:36.509
- Luca Seripieri 1:37.215
- Rodrigo Mello 1:37.558
Carrera Cup 3.8
- Gaetano di Mauro 1:37.960
- Murilo Coletta* 1:38.125
- Marcel Coletta 1:38.160
- Vitor Baptista 1:38.190
- Enzo Elias 1:38.237
- Marcus Vario 1:38.345
- Bruno Baptista 1:38.348
- Eloi Khouri(S) 1:38.371
- Fernando Fortes(S) 1:38.442
- Matheus Coletta 1:39.037
- Pedrinho Aguiar 1:39.670
*Piloto carregava da etapa anterior punição de cinco posições no grid
GT3 Cup 4.0
- Tom Valle 1:36.641
- Rodolfo Toni 1:36.818
- Tom Filho 1:36.967
- Adalberto Baptista 1:37.107
- Guilherme Reischl 1:37.221
- Rouman Ziemkiewicz 1:37.243
- Maurizio Billi 1:37.456
- Sylvio de Barros 1:37.466
- Marcio Mauro 1:37.897
- Dominique Teysseyre 1:38.012
- Ramon Alcaraz 1:38.330
- Bruno Garfinkel 1:40.774
GT3 Cup 3.8
- Chico Horta 1:40.450
- Marco Billi 1:41.064
- Paulo Totaro 1:41.125
- André Gaidzinski 1:42.121
- Patrick Choate 1:42.654
Cronograma
Sábado, 09 de junho
9:00 – 9:32 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP
9:48 – 10:20 – Corrida 1 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP
13:00 – 13:32 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – CARRERA CUP
13:50 – 14:22 – Corrida 2 (25 min + 1 volta) – GT3 CUP
Por Luis Ferrari