Dakar 2019 acontece no Peru e terá equipe 100% brasileira

0

Atual bicampeã do Sertões, equipe paulistana X Rally Team disputará o mais duro rali do planeta com os pilotos – e irmãos – Cristian e Marcos Baumgart. Prova acontece de 6 a 17 de janeiro

A ASO, organizadora do Rally Dakar, confirmou nesta sexta-feira (18) que a 41ª edição do mais difícil rali do mundo acontecerá em trajeto 100% disputado no Peru. São quase 10 mil quilômetros de disputas em terreno desértico em sua maior parte. Enquanto a prova acontece 100% em território peruano, uma equipe 100% brasileira também anuncia a participação no evento do próximo ano.

O X Rally Team, dos irmãos Cristian e Marcos Baumgart, confirmou a participação para a prova, que acontece de 6 a 17 de janeiro de 2019, com largada e chegada em Lima, capital do Peru.

“Para nós é um desafio imenso, que não encararíamos se não estivéssemos preparados. A equipe deu um salto de profissionalismo nos últimos anos, e acho que a participação no Dakar irá confirmar esta atual fase”, afirma Beco Andreotti, chefe da equipe X Rally Team e navegador de Cristian Baumgart – dupla que conquistou o título do Rally dos Sertões nos dois últimos.

Desde que passou a competir usando o Ford Ranger V8 4×4, a parceria que o time sediado em São Paulo passou a alimentar com a preparadora e construtora sul-africana NWM Motorsports, em 2014, começou a render bons frutos. Dois títulos do Sertões – 2016 e 2017 -, além da participação em provas na África do Sul e o processo iniciado no ano passado, de construir seus próprios carros na classe T1 FIA – elegíveis para o Dakar – comprovam a evolução do time.

“Estes têm sido anos de muito trabalho, de muita reestruturação e os resultados vem sendo colhidos. Por isso, concluímos que este é um ótimo momento para encararmos o nosso maior desafio até aqui”, corrobora Cristian Baumgart, que participará pela primeira vez do Dakar.

Seu irmão Marcos já tem uma experiência anterior. Ao lado do navegador de longa data Kleber Cincea, Baumgart disputou o Dakar em 2013, mas teve de abandonar a prova no sexto dia de competição após um acidente. “O Dakar é muito duro. Exige muita atenção de todos: pilotos, navegadores e de todos os integrantes da equipe; a concentração deve se dar nos mínimos detalhes para que se diminua as chances de algo dar errado, pois o roteiro da prova em todos os anos é implacável”, descreve.

Também atuando como construtora, a equipe X Rally Team trabalha também na construção de unidades do protótipo Ford Ranger V8 4×4 da classe T1 FIA e as unidades já prontas estão à disposição para aluguel ou venda a pilotos que se interessem em disputar o Dakar.

Site Oficial X Rally Team
Facebook
Instagram: @xrallyteam


Por P1 Media Relations

Campartilhe.

Sobre o Autor

Formado em Educação Física e especializado em Jornalismo Esportivo. Editor e proprietário do Templo dos Esportes

Deixe Um Comentário

2016 @Templo da Velocidade