O novo BMW X3 começa a ser produzido hoje (26) na fábrica do BMW Group em Araquari, Santa Catarina, na versão xDrive30i X Line (R$ 309.950). A produção local reforça o comprometimento do grupo com suas operações no Brasil, ampliando o seu portfolio nacional e investindo no potencial de crescimento a médio e longo prazo do segmento premium no mercado automotivo nacional.
Apresentada mundialmente em 2017 no Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, Alemanha, a 3ª geração do SAV (Sport Activity Vehicle ou Utilitário de Atividade Esportiva, em português) integrará a linha de produção catarinense, que já produz para o mercado brasileiro as gerações atuais dos modelos BMW Série 3, BMW X4 e BMW X1— este último foi exportado aos países do NAFTA (Acordo de Livre Comércio da América do Norte) nos últimos anos graças à flexibilidade da linha de produção.
“O BMW Group tem uma estratégia de investimentos no Brasil com foco no longo prazo, e a escolha de produzir localmente o novo X3, um veículo estratégico para a marca, demonstra o nosso compromisso com o país. Este veículo integra o planejamento original da fábrica de Araquari, totalizando o investimento de R$ 1 bilhão, feito ao longo dos últimos quatro anos”, afirma Otávio Rodacoswiski, responsável interinamente pela liderança da fábrica do BMW Group em Araquari. “A flexibilidade, qualidade, tecnologia e efetividade dos nossos funcionários permitiu nossa rápida adaptação para a produção local deste novo modelo”, reforça o executivo.
A produção local do X3 representa um marco importante dentro do projeto estratégico do modelo, iniciado há quatro anos, quando foi aprovada a sua vinda para o Brasil. Nos últimos meses, colaboradores de diversas áreas da fábrica do Brasil e da central na Alemanha trabalharam intensamente na preparação e treinamento para o lançamento do veículo. Para assegurar o padrão premium mundialmente reconhecido do BMW Group, foram enviados dezenas de colaboradores da fábrica brasileira para diferentes localidades na Alemanha e nos Estados Unidos, como parte do processo de preparação e aprendizado.
A fábrica do BMW Group em Araquari foi erguida em um espaço de 1,5 milhão de metros quadrados – dos quais 500 mil m² de área pavimentada –, a infraestrutura local tem capacidade para produzir até 32 mil carros por ano e contempla ainda atividades de montagem, carroceria e soldagem, sistemas de pintura e logística, além de prédios administrativos e auxiliares. Atualmente, os veículos da linha X respondem por 55% das vendas do grupo no país. Em 2017, com as exportações do BMW X1 para os países do NAFTA, aproximadamente 60% dos veículos produzidos na unidade do BMW Group em Araquari (SC) eram modelos da linha X.
Completamente reformulado, o novo BMW X3 apresenta um visual renovado, novos equipamentos e tecnologias inovadoras, incluindo sistema semiautônomo de condução.
Entre as opções de motorização, a versão xDrive30i X Line tem motor de quatro cilindros em linha, 1.998 cm³ e 252 cv de potência (entre 5.200 e 6.500 rpm) – 68 cv mais potente que a geração anterior – e 350 Nm de torque máximo (de 1.450 a 4.800 rpm). Já a versão M40i traz um bloco M Performance TwinPower Turbo, de seis cilindros em linha, 2.998 cm³ e apto a entregar 360 cv de potência (entre 5.500 e 6.500 rpm) – 54 cv a mais que o antecessor – e 500 Nm de torque máximo (de 1.520 a 4.800 rpm). Ambas as opções contam com câmbio automático esportivo de oito velocidades, com alavancas atrás do volante para trocas de marcha, e tração integral BMW xDrive. Na versão xDrive30i X Line, a aceleração de 0 (zero) e 100 km/h é feita em 6,3 segundos, e a velocidade máxima é de 240 km/h. Além da versão produzida na planta catarinense, o modelo está disponível nas concessionárias autorizadas da marca no Brasil, importado dos Estados Unidos, na versão M40i (R$ 397.950). O M40i, por sua vez, alcança a máxima de 250 km/h enquanto os 100 km/h são atingidos em meros 4,8 s, a partir da inércia.
Para imagens em alta resolução do BMW X3, acesse:
Para imagens em alta resolução da fábrica de Araquari, acesse:
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Para vídeos em alta resolução, acesse:
https://www.press.bmwgroup. com/global/tv-footage/detail/ PF0005648/the-bmw-x3-–-on- location-lisbon
https://www.press.bmwgroup. com/global/video/detail/ PF0005657/the-new-bmw-x3
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A rede de produção do BMW Group
A grande demanda dos clientes e o lançamento de novos modelos resultaram no uso elevado da capacidade de produção da rede produtiva do BMW Group em 2017. Com 2.505.741 veículos produzidos para as marcas BMW, MINI e Rolls-Royce, os volumes de produção atingiram um novo recorde. Esse número incluiu 2.123.247 unidades BMW, 378.486 MINI e 3.308 unidades Rolls-Royce. As fábricas alemãs da empresa, que produziram mais de um milhão de veículos, são responsáveis por aproximadamente metade dos volumes de produção.
Com sua flexibilidade inigualável, o sistema de produção de ponta está em excelente forma para o futuro. Baseado na estratégia NUMBER ONE> NEXT, ele é caracterizado pelo alto nível de eficiência e processos robustos. A expertise na produção do BMW Group representa uma vantagem competitiva decisiva e contribui para a lucratividade da empresa e seu sucesso sustentável.
Qualidade e velocidade de reação são fatores-chave no sistema de produção da BMW, assim como a flexibilidade. A digitalização, os conceitos modulares padronizados e a construção inteligente de seus complexos atestam o alto nível de especialização na rede de produção. Ao mesmo tempo, o sistema de produção oferece um alto nível de personalização e permite aos clientes que as especificações sejam modificadas em até seis dias antes da entrega.
Sobre o BMW Group
Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o BMW Group é o principal fabricante mundial de automóveis e motocicletas e oferece serviços financeiros e de mobilidade diferenciados. Como uma empresa global, o BMW Group opera 31 instalações de produção e montagem em 14 países e comercializa seus produtos em mais de 140 nações.
Em 2017, o BMW Group vendeu cerca de 2,46 milhões de veículos de passeio e 164 mil motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos para o ano contábil de 2016 foi de 9,67 bilhões de euros, sobre uma receita de 94,16 bilhões de euros. Em 31 de dezembro de 2016, o BMW Group contava com 124.729 colaboradores.
O sucesso do BMW Group sempre foi construído com base no pensamento de longo prazo e ação responsável. Assim, a empresa estabeleceu sustentabilidade em toda a sua cadeia de valor, responsabilidade total pelos seus produtos e comprometimento claro com a conservação dos recursos como partes integrantes da sua estratégia.
Comunicação Corporativa BMW Group Brasil
João Veloso Jr. – joao.veloso@bmw.com.br
Paula Cichini – paula.cichini@bmw.com.br
Talita Rodrigues – talita.rodrigues@partner.bmw. com.br
Por Assessoria de Imprensa do BMW Group Brasil – Máquina Cohn & Wolfe