Piloto da Academia Shell Racing termina em terceiro lugar em Curvelo; Vitor Baptista escala pelotão consegue pela primeira vez um top5
Um sábado de resultados importantes para os pilotos da Academia Shell Racing na primeira prova da rodada dupla de Curvelo do Brasileiro de Turismo. Gaetano di Mauro terminou em terceiro lugar e ampliou a liderança na tabela, enquanto Vitor Baptista completou a prova em quinto após largar em último. Agora, Gaetano soma 96 pontos contra 93 de seu perseguidor mais próximo.
Depois de liderar o primeiro treino livre e de sofrer um acidente na sexta-feira por problemas de freio, Gaetano superou o fato de andar com 80kg de lastro por ser o líder do campeonato e foi o quarto no grid, enquanto Baptista ficou em 11º na classificação, mas caiu para 13º devido a uma punição oriunda da etapa anterior.
Na corrida, Di Mauro rapidamente pulou para o terceiro lugar após a largada, enquanto Baptista se aproveitou de confusões à frente dele para ganhar posições. Após uma primeira intervenção do safety car, Gaetano ganhou o segundo lugar de Raphael Reis.
Logo após nova bandeira amarela, a maior parte dos pilotos entrou no box para o reabastecimento obrigatório assim que o safety car deixou a pista, e Di Mauro manteve a segunda posição. Baptista, por sua vez, contou com um bom trabalho da equipe Full Time e ganhou o quinto lugar.
Ambos permaneceram nessas posições até quase o fim, mas Di Mauro perdeu rendimento nas voltas finais devido a outro problema de freio e caiu para terceiro lugar na penúltima volta. Já Vitor Baptista manteve-se seguro em quinto, seu melhor resultado no Brasileiro de Turismo.
Neste domingo será realizada a partir das a segunda bateria, com grid invertido em relação aos seis primeiros colocados. Com isso, Di Mauro larga em quarto e Baptista sai na primeira fila, em segundo. A prova será transmitida ao vivo pelo SporTV.
O que eles disseram:
“Valeu ter conseguido os pontos para o campeonato. Consegui fazer uma boa relargada, o que me fez conseguir a segunda posição. Depois no fim tive problemas de freio, e não deu para chegar mais à frente. O Raphael estava com um ritmo forte no fim e o que valeu foi o começo de prova em que consegui dar um sprint e depois segurar. Chegamos à frente de quem precisava, pensando no campeonato, e vamos continuar assim. O campeonato tem muita coisa pela frente, o importante é chegar”
Gaetano di Mauro, piloto do carro #11
“Nosso objetivo era chegar em sexto para largar na frente com o grid invertido mas o carro estava bom e a equipe fez um ótimo trabalho nos boxes e foi daquele jeito difícil de recuperar posições, não é fácil ultrapassar aqui. Tive de conseguir as ultrapassagens com os erros dos adversários e o pit stop. Vamos ver amanhã largando em segundo!”
Vitor Baptista, piloto do carro #120
Resultado final:
1º M.Cozzi – 37m04s877
2º R.Reis – a 2s299
3º G.di Mauro – a 3s819
4º G.Robe – a 4s301
5º V.Baptista – a 5s228
Classificação do campeonato:
1º G.di Mauro – 96 pontos
2º G.Robe – 93
3º P.Rimbano – 83
4º L.Milani – 78
5º G.Frigotto – 71
Sobre a plataforma da Raízen em motorsport:
A Raízen, por meio da marca Shell, promove a maior plataforma de patrocínio em esporte a motor no Brasil, a Academia de Pilotos Shell Racing. A marca apoia nove pilotos entre as modalidades do kart, Brasileiro de Turismo, Stock Car e Porsche Império GT3 Cup. O projeto está em linha com a estratégia global da marca, que, além do mais longevo patrocínio do automobilismo mundial com a Scuderia Ferrari na F1, está presente na Nascar, Indycar, DTM, V8 Australiana e Campeonato Mundial de Endurance.
Sobre a Raízen:
A Raízen se destaca como uma das empresas de energia mais competitivas do mundo e uma das maiores em faturamento no Brasil, atuando em todas as etapas do processo: cultivo da cana, produção de açúcar, etanol e energia, comercialização, logística interna e de exportação, distribuição e varejo de combustíveis. A companhia conta com cerca de 30 mil funcionários, que trabalham todos os dias para gerar soluções sustentáveis que contribuam para o desenvolvimento do país, como a produção de bioeletricidade e etanol de segunda geração a partir dos coprodutos da cana-de-açúcar. Com 24 unidades produtoras, a Raízen produz cerca de 2,1 bilhões de litros de etanol por ano, 4,5 milhões de toneladas de açúcar e tem capacidade para gerar cerca de 940 MW de energia elétrica a partir do bagaço da cana-de-açúcar. A empresa também está presente em 66 bases de abastecimento em aeroportos, 67 terminais de distribuição de combustível e comercializa aproximadamente 25,2 bilhões de litros de combustíveis para os segmentos de transporte, indústria e varejo. Conta com uma rede formada por mais de 6.000 postos de serviço com a marca Shell, responsáveis pela comercialização de combustíveis e mais de 950 lojas de conveniência Shell Select. Além disso, a companhia mantém a Fundação Raízen, que busca estar próxima da comunidade, oferecendo qualificação profissional, educação e cidadania. Criada há mais de 14 anos, a Fundação Raízen possui seis núcleos no interior do estado de São Paulo e um em Goiás e já beneficiou mais de 13 mil alunos e mais de 4 milhões de pessoas com ações realizadas desde 2012.
Por Luis Ferrari